Six sigma: o que é e como funciona
Seis sigma (Six Sigma) é uma metodologia de trabalho utilizada para avaliar a eficiência operacional dentro do ambiente de trabalho e, desta forma, identificar e corrigir erros. A princípio foi pensado para ser implantado em grandes empresas, mas, na realidade, pode ser aplicado em qualquer tipo de atividade, até mesmo no local de trabalho individual.
Por meio de um estudo publicado na revista venezuelana Management Magazine, constatou-se que essa metodologia é eficaz, principalmente para tornar os processos eficientes e buscar a qualidade. Isso o torna uma ferramenta adaptável para tarefas que são realizadas sempre da mesma forma, como a atividade contábil ou a elaboração de relatórios periódicos.
Com um pouco imaginação, esta metodologia pode ser desenvolvida em todo o tipo de tarefas e constitui uma ferramenta que qualquer pessoa pode utilizar. Para que você tenha mais clareza sobre seu funcionamento e suas características, convidamos você a continuar com esta leitura.
«É impossível progredir sem mudar, e quem não muda de opinião não pode mudar nada».
Aplicar o Six Sigma
A metodologia Six Sigma parte da ideia de que em todos os processos de trabalho existem entradas e saídas. As entradas correspondem às ações que uma pessoa executa, enquanto as saídas são o resultado dessas ações. A ideia central é que controlando ao máximo as entradas, também é possível manter as saídas sob controle.
Neste sentido, esta metodologia tem como principal objetivo refinar os procedimentos de trabalho, de forma a aproveitar melhor todo o processo. Sua aplicação como tal é simples, a chave é fazê-la com bom senso e profundidade. Para começar, você só precisa realizar as seguintes atividades:
- Definir objetivos. Isso significa identificar uma atividade ou uma área em que existe um problema de eficiência que você deseja resolver. Depois de fazer isso, indique especificamente o que deseja alterar.
- Avaliar o processo a ser melhorado. Esta é a parte mais importante do seis sigma. Você deve coletar o máximo de informações possível sobre o problema que deseja resolver; É importante que você encontre dados quantitativos e qualitativos a respeito.
- Analisar as informações. Consiste em organizar todas as informações coletadas, tentando estabelecer padrões. O objetivo final desta etapa é especificar quais são as causas que dão origem ao problema.
- Criar soluções. Como você já identificou a relação de causa e efeito, com base nela, deve buscar todas as soluções que lhe ocorrerem. Sem pressa. Em seguida, avalie cada um e dê uma nota de 1 a 5. Fique com o que tiver a pontuação mais alta.
- Acompanhar. Implemente a solução escolhida e avalie como ela se comporta, de acordo com o objetivo que você definiu no início do processo. Se o problema não for resolvido, execute todo o ciclo de análise novamente.
Os 5 princípios do Six Sigma
O Six Sigma também utiliza alguns critérios que são de grande importância na hora de aplicá-lo. Esses critérios foram especificados nos cinco princípios a seguir:
- Concentre-se no destinatário. A otimização de uma tarefa, produto ou serviço faz sentido se for focada na satisfação das necessidades ou expectativas do destinatário final. Pode ser seu chefe, um cliente específico, etc.
- Use os dados para detectar variações. Ao analisar o processo, divida-o em pequenas etapas. Tente usar algum sistema de medição para avaliar cada segmento. Isso permitirá que você identifique mais facilmente onde estão os “gargalos”.
- Melhoria contínua. O Six Sigma revela seu verdadeiro potencial se você continuar aplicando-o continuamente. Se você não atingir seu objetivo, aplicá-lo novamente pode fazer com que funcione. Se você conseguir, vá para mais.
- Inclusão. Ao fazer a análise ou implementar a metodologia, você deve sempre levar em consideração todas as pessoas que participam do processo. Em algumas ocasiões, é necessário organizar as soluções para que sejam realmente eficazes.
- Flexibilidade e capacidade de resposta. É importante que você não se apaixone por suas soluções, mas que esteja aberto à melhoria contínua. Da mesma forma, ouça os outros, caso questionem seu trabalho.
Uma ferramenta versátil
De acordo com um artigo publicado pela Ingeniare. Revista Chilena de Engenharia, diferentes tipos de organizações implementam o Six Sigma como estratégia de negócios. Essa tendência tem mostrado que essa metodologia tem a versatilidade como uma de suas características.
Como já observamos, pode ser aplicado a qualquer tipo de atividade. Na verdade, é muito útil se você usá-lo para resolver problemas como melhorar o gerenciamento do tempo, reduzir o número de erros em uma atividade ou produto, aumentar seu desempenho, entre outros.
Encontre projetos para aplicar o Six Sigma
Lembre-se de que você também pode aplicar o Six Sigma em projetos pessoais, especialmente naquelas atividades repetitivas que você realiza. O mais aconselhável é que, ao aplicá-lo, anote de forma ordenada a forma como implementou cada passo. Essas informações serão muito úteis quando você fizer uma avaliação da solução.
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