Somos feitos de sonhos

Somos feitos de sonhos

novembro 17, 2015 em Psicologia 0 Compartilhados
Somos feitos de sonhos

E você? Parou de sonhar? É claro que não. Muitas vezes, seus olhos se perdem no horizonte e sua mente passeia pelos seus sonhos, seus desejos mais profundos e sempre esperados.

As crianças sonham e organizam suas ideias e fantasias nas suas brincadeiras. Os adultos mantêm a sua integridade e discrição e sonham em silêncio e de olhos abertos.

“Sonhar não é somente coisa de crianças.

Poucas coisas definem tão bem o ser humano como a sua capacidade de

sonhar, de ir além da sua realidade para buscar suas

aspirações, seus anseios.

Sonhar é tocar a lua, tendo os pés bem presos ao chão”.

Você certamente vai partilhar conosco a ideia de que o ser humano é feito de sonhos. Além disso, podemos dizer com segurança que a nossa rotina diária é feita, em grande parte, de recordações e desejos.

O que significa isto? Nossa mente, sempre inquieta, se alterna entre os fatos já vividos no passado e os desejos para o futuro.

De alguma forma, estamos sempre querendo algo. Queremos experimentar mais emoções positivas, como essas que estão em nossos sonhos, muitas vezes de uma forma muito idealizada.

É errado sonhar? De jeito nenhum. Todos nós nascemos com asas invisíveis que nos guiam até nossos projetos, nossos castelos de areia para os quais iremos construir a fundação. Vamos falar sobre isso hoje.

Sonhar para fugir da realidade?

Todos nós já fizemos isso, pelo menos uma vez na vida, mas não devemos classificar esse comportamento como imaturo e muito menos como patológico.

soñar-3

Em algumas fases da vida, quando estamos estressados e com muitos problemas, os sonhos podem funcionar como uma válvula de escape.

Em uma infância difícil, onde não existe um vínculo familiar saudável, o sofrimento aparece e, muitas vezes, o sonho é a melhor forma de encontrar a paz para sobreviver.

O lado positivo do sonho é que ele nos ajuda a compreender a triste realidade que estamos vivendo.

Se sonhamos para fugir da realidade, devemos nos conscientizar de que precisamos reagir e criar uma nova realidade a partir dos sonhos.

Toda pessoa que teve uma infância traumática já sonhou com a felicidade, com um futuro melhor e com um ambiente acolhedor e carinhoso.

Nesse caso, esses sonhos devem funcionar como “motores vitais“, como uma engrenagem poderosa que nos ajuda a reagir e construir um novo caminho, de acordo com os desejos e os sonhos.

Os sonhos são abrigos cotidianos, maravilhosas portas de escape, mas não podemos ficar eternamente dentro desses refúgios perfeitos. Eles devem ser como janelas, que utilizamos para mergulhar dentro de nós mesmos, e a partir daí, criar uma nova realidade.
Compartilhar

Somos feitos de sonhos

Sonhos, aspirações que vale a pena alcançar

A vida é um sonho contínuo, que dever ser construído dia a dia, com felicidade, otimismo e energia. No momento em que ficamos presos pelo sofrimento ou por problemas, a realidade se torna cinzenta e a vida deixa de ser um sonho para se transformar em um pesadelo.

O que podemos fazer? Recorremos aos medicamentos, aos analgésicos para as dores da vida?

É impossível encontrar uma solução que sirva para todos; nossos sofrimentos e tristezas são únicos e pessoais.

No entanto, devemos deixar bem claro: nunca deixe de sonhar. Nos seus sonhos se escondem suas aspirações pessoais e felicidade. Por que se envergonhar? Por que dizer que os sonhos são castelos de fumaça e que pertencem apenas às crianças?

Tome nota destas dicas simples.

– Sonhe com as asas abertas, com a mente desperta e os pés no chão. O que significa isto? Os nossos sonhos devem ser viáveis e não inatingíveis, como um relacionamento com um ator ou atriz famosa, ou viver em um castelo próximo ao lago.

Devemos sonhar com coisas que se encaixem no que realmente necessitamos, que nos ajudem a crescer interiormente e a sermos felizes.

Você sonha com um trabalho melhor? Alcance-o com seus próprios méritos. Com um companheiro que lhe faça feliz? Seja feliz com você mesmo, para depois encontrar a pessoa certa.

– Nunca perca a inocência, a sua vontade de viver. Quem deixa de sonhar e fecha o fluxo dos seus sonhos permite que os medos apareçam. Sonhar é viver o dia a dia, esperando sempre pelo melhor, e que a felicidade esteja em cada esquina.

Não perca essa criança interior que lhe permite ver sempre o lado positivo, a luz do dia, e o sorriso das pessoas. Deixe-se surpreender, abra-se para o mundo para que ele possa guiá-lo, mostrando-lhe o melhor da vida.

Somos feitos de sonhos            

Recomendados para você