Nós somos responsáveis pelo nosso prazer

Nós somos responsáveis pelo nosso prazer

31, maio 2016 em Emoções 0 Compartilhados
Nós somos responsáveis pelo nosso prazer

O prazer sexual é algo que acontece no nosso próprio corpo, por isso somos os únicos responsáveis pela forma como o vivenciamos. Não é algo que vem de uma atitude passiva, é uma busca ativa para experimentá-lo e apreciá-lo como nós quisermos.

Cada pessoa vive a sexualidade de uma maneira individual: o desejo, a excitação, a satisfação, o prazer; todas essas sensações boas fazem parte de diversas sexualidades. Não há um conjunto de normas que ditam como se deve experimentar essas sensações, razão pela qual a resposta sexual é única e exclusiva para cada indivíduo.

No momento em que colocamos o nosso prazer à disposição daquilo que nos fizeram acreditar que é o normal, perdemos nossa identidade sexual e nossa tendência natural para explorar novas sensações. Com facilidade, renunciamos ao nosso prazer para nos adaptarmos a um ideal adotado pela nossa mente.

Aprendendo a deixar-se levar pelas sensações

O prazer sexual está intimamente ligado a nos deixarmos levar pelas sensações que aparecem. Nossa mente controladora limita a nossa experiência de prazer. Esta é a razão pela qual em muitas ocasiões estamos desconectados do nosso corpo e não podemos trazer todo o seu potencial para aproveitá-lo. Temos muitos recursos que nos ajudam a viver o prazer sexual:

  • Nosso corpo está potencialmente pronto e capacitado para sentir prazer.
  • A pele é o maior órgão sexual em nosso corpo e está equipada com receptores sensíveis que nos dão satisfação.
  • Nossa natureza é regida para evitar a dor e buscar o prazer.
  • Podemos colocar nossa mente à disposição das nossas sensações, intensificando-as através de relaxamento, criatividade e imaginação.
  • O contato físico suave e agradável permite um estado de concentração que conduz às sensações de prazer.
  • A respiração consciente nos ajuda a ficar em contato com todos os nossos sentidos para uma experiência completa.

prazer-sexo

Nosso prazer nunca depende de outra pessoa

O que você faz para o seu prazer? Se você não faz nada, não espere que alguém vá fazer por você. Nós somos os principais responsáveis por essa experiência maravilhosa, que é necessária para viver sem culpa, sem vergonha, pressão ou medo.

Quanto mais conhecimento temos sobre o nosso esquema corporal, mais seguros e livres seremos para dizer aos outros do que nós gostamos e o que nos dá prazer. Somos protagonistas do que sentimos e, portanto, decidimos quando e como vamos compartilhar nossa intimidade.

Quando deixamos que a satisfação de nossas necessidades e as experiências agradáveis dependam de alguém, fazemos uma declaração de falta de identidade e autoconhecimento. Nós estamos dando um poder a outra pessoa sobre nós, e gerando uma pressão sobre ela que, por sua vez, irá limitar o seu próprio prazer.

prazer-amar-a-si-mesmo

A magia do prazer está em amar a si mesmo

Há muitos fatores envolvidos na responsabilidade da nossa sexualidade para que ela seja saudável e plena: uma boa autoestima, ter um bom autoconhecimento, ter liberdade para pedir sem medo, ser confiante para se entregar às sensações, etc.

Todos esses fatores contribuem para a nossa capacidade de manter relações agradáveis, tanto com nós mesmos quanto com as pessoas que escolhemos. Conhecer e aprender a desfrutar de si mesmo são passos essenciais para poder compartilhar as nossas sensações de prazer com outra pessoa.

Um estado de espírito positivo aumenta o valor da experiência erótica. Sensações e sentimentos como o amor, o carinho, o afeto e a fantasia conduzem de uma forma extraordinária a intensidade das experiências agradáveis que correm por todo o corpo através dos sentidos.

Recomendados para você