Todas as suas críticas me fizeram crescer

Todas as suas críticas me fizeram crescer

8, março 2016 em Emoções 1741 Compartilhados
Suas críticas me fizeram crescer

Você não está fazendo certo, essa combinação de cores não fica bem, você não sabe se defender. Aonde você vai assim? Vai aceitar esse trabalho? Estas são algumas críticas que sempre ouço de todas aquelas pessoas que tendem a nos criticar constantemente. Ou talvez seja você mesmo quem se critica?

Se você já criticou ou já foi criticado, sabe que isso revela insegurança e falta de autoestima, algo que muitas vezes nos recusamos a enxergar, mas é a verdade. Sabe de uma coisa? Muitas vezes as críticas não são verdadeiras, mas são elogios ou inveja disfarçados como algo negativo.

Não existem críticas “construtivas”

mulher-com-fantoche-lidando-com-as-criticas

Muitas vezes nós mesmos pedimos para as pessoas nos fazerem críticas construtivas, ou então essas mesmas pessoas chamam as suas críticas de “construtivas”, como se isso fosse causar menos sofrimento.

Uma crítica nunca é construtiva, porque ela nos machuca, danifica nosso ego. Nós podemos olhar para elas como algo positivo, mas no fundo de nós mesmos sentimos dor. Você sabe o que está por trás de todas as críticas “construtivas?

Críticas corrosivas, cujo objetivo é fazer com que a pessoa que as emite se sinta melhor. Talvez ela sinta muita raiva e precise descarregá-la em alguém. Mesmo sem culpa, você pode se tornar o alvo de muitas críticas; críticas inúteis, negativas, cujo objetivo é prejudicar qualquer pessoa que atravesse o seu caminho.

Críticas destrutivas, que acabam com a nossa autoestima, a atropelam, nos fazem sentir inúteis e acreditar que não sabemos fazer nada direito. Essas críticas nos deixam angustiados, se concentram no negativo e causam sofrimento.

Críticas que magoam; assim como somos sensíveis aos elogios, também somos sensíveis às críticas. Por isso, é muito importante estar seguro de si mesmo, confiar na sua capacidade e cuidar da autoestima. Dessa forma, nenhuma crítica conseguirá nos machucar.

Tudo isso existe por trás da crítica construtiva, que na realidade não constrói nada, apenas destrói. Nós temos autocrítica e sabemos tudo o que fazemos de errado.

Não peça a crítica alheia para não se magoar. Você sabe o que precisa mudar para se tornar uma pessoa melhor.

Estamos rodeados de críticas

menina-em-balanco-lidando-com-as-criticas

Junte todas as críticas que recebeu e perceba que não foi uma boa ideia pedir críticas construtivas; algumas não fazem o menor sentido.

Estamos rodeados pelas críticas porque as pessoas nos observam de perto. Tudo o que fazemos será criticado. Talvez as pessoas estejam entediadas e precisam criticar os outros, ou estão apenas procurando um sentido para suas próprias vidas.

Precisamos descobrir quais são os nossos pontos fortes, aprender com os nossos erros e não dar tanta importância para o que os outros dizem.

Além disso, muitas críticas são apenas resultado do tédio; as pessoas precisam falar de alguém e não têm a intenção de ferir.

Suas opiniões são escadas para chegar ao topo

Junte todas as críticas, aprenda com elas e visualize uma escada bem longa. Quando estiver subindo os degraus dessa escada, perceberá que ao invés de sentir-se mal por enfrentar as críticas, se sentirá muito melhor.

mulher-com-peixes-fugindo-das-criticas

Suba os degraus da escada visualizando a superação de todas as críticas, aprendendo e crescendo com elas.

Nós sempre vemos o lado negativo das coisas, mas assim como aprendemos com os erros, aprendemos também com as críticas. Elas nos ajudam a crescer. O que você está esperando para construir sua própria escada?

Quando o criticam insistentemente, é porque o outro vê em você o que o incomoda em si mesmo.
Compartilhar
Recomendados para você