Melhorar as habilidades sociais: conheça uma técnica simples e eficaz

Uma simples técnica para melhorar as habilidades sociais

outubro 23, 2017 em Psicologia 0 Compartilhados
Como melhorar as habilidades sociais

O que acontece se estivermos dirigindo na estrada e, de repente, nos deparamos com neblina à nossa frente? O normal é reduzir a velocidade e frear. Assim, poderemos ir mais devagar e ver melhor a estrada. Pois a nossa maneira de agir em uma situação como essa pode ser aplicada como uma técnica para melhorar as habilidades sociais.

Todos nós, em algum momento, já precisamos enfrentar um momento constrangedor, tivemos que lidar com alguma crítica inesperada ou nos vimos envolvidos em um conflito do qual não queríamos fazer parte. Se utilizarmos o que vamos denominar “a técnica da neblina na estrada” conseguiremos nos sair muito bem em todas essas situações.

“Antes de reagir de repente, respire 3 vezes, sorria e responda com compaixão.”
-Deepak Chopra-

Dar-nos tempo para reagir para melhorar as habilidades sociais

A técnica da neblina na estrada nos leva a frear, diminuir a velocidade das emoções que sentimos que nos fazem reagir de maneira impulsiva ao que não é do nosso agrado. Por exemplo, caso alguém nos faça uma crítica inesperada, podemos ficar bravos e tentados a reagir de uma maneira que na verdade não queremos.

Situações humilhantes, constrangedoras ou conflitivas podem trazer à tona uma parte de nós mesmos que achamos que não podemos controlar. Uma parte de nós que quer nos proteger do que consideramos um ataque ou que está nos colocando em evidência. Pensamentos do tipo “está me julgando”, “não me valoriza”, “quer me humilhar” vão provocar uma reação fruto dos nervos e das emoções que estão à flor da pele.

Mulher com folhas cor-de-rosa no rosto

Mas, o que acontece quando deixamos que as emoções assumam completamente o controle dos nossos atos? Normalmente depois queremos arrancar os cabelos porque nossas emoções deram lugar a impulsos que gostaríamos de ter canalizado de outra forma.

Graças à técnica da neblina na estrada podemos tomar consciência da importância de parar para refletir, pelo menos até podermos ver de uma maneira mais clara a situação. Assim, também poderemos nos permitir observar nossas emoções para lidar com sua energia e sua mensagem da maneira que mais vai nos favorecer. Dessa forma, nossas habilidades sociais vão melhorar, teremos que pedir menos desculpas e fazer menos reparações.

“Antes de falar, escute. Antes de reagir, pense. Antes de criticar, espere. Antes de renunciar, tente.”
-Ernest Hemingway-

Podemos adiar tudo aquilo que nos pega desprevenidos

Uma das tentações mais traiçoeiras – e também uma das que mais contribuem para a nossa sobrevivência – é reagir imediatamente a algo que nos pega desprevenidos. Esse algo pode ser, por exemplo, um conflito ou uma crítica.

Muitas vezes, em vez de dar um tempo e utilizar a técnica da neblina na estrada, parece que alguma coisa no nosso interior está gritando “você não pode esperar!” e precisamos falar, discutir, refutar ou nos justificar na situação que estamos envolvidos.

Homem com xícara na cabeça

Atualmente, a maioria desse tipo de “surpresa” acontece no contexto social: é muito raro encontrar um leão caminhando pela cidade, o que talvez, sim, exigisse uma reação rápida da nossa parte. Em outras palavras, na maioria dos casos contamos com tempo suficiente para deixar que o nevoeiro emocional se dissipe e dar uma resposta mais coerente e, sobretudo, que a longo prazo não nos prejudique.

Se colocássemos em prática a técnica da neblina na estrada se, por exemplo, nosso amigo jogasse na nossa cara que nem sempre podemos estar com ele, devido ao nosso trabalho ou a determinadas obrigações, nós não discutiríamos gritando que ele também nem sempre está disponível para nós (em voz alta, com tom de reprovação e visivelmente irritados).

Essa seria a reação instintiva e emocional, por assim dizer. Mas com a técnica da neblina provavelmente nossa maneira de agir seria muito diferente. Frente à acusação do nosso amigo, controlaríamos nossos impulsos e lhe diríamos “eu entendo que você está bravo porque acha que nunca estou disponível para você”.

Não estamos dizendo que estamos de acordo com isso, mas estamos enviando uma mensagem ao nosso amigo. Entendemos o que ele está pensando, o que pelo menos vai acalmar um pouco os ânimos.

Perfil de homem com pássaros voando

Isso vai nos dar um tempo para refletir sobre a situação e poder falar sobre o que aconteceu quando ninguém estiver bravo ou incomodado. Assim, poderemos fazer nosso amigo compreender que não estar junto sempre não é não estar junto nunca, e que ele também tem um espaço importante na nossa vida, mesmo que tenha que dividi-lo com as nossas responsabilidades e o nosso trabalho.

“Escolha seus pensamentos em vez de reagir a suas emoções.”
-Robert Kiyosaki-

Como podemos ver, a técnica da neblina na estrada é uma técnica para melhorar as habilidades sociais que todos nós teríamos que colocar em prática, pelo menos nas situações que mais podem nos prejudicar. Assim, comprovaríamos a eficiência dessa técnica, como ela nos ajuda a nos relacionar de uma maneira mais saudável e, também, como nos ajuda a lidar melhor com as nossas emoções.

Recomendados para você