3 técnicas de visualização para conectar corpo e mente

As técnicas de visualização funcionam para ajudar as pessoas a relaxar e a se concentrar. Quando visualizamos, construimos mentalmente um elemento de distração que serve para redirecionar a atenção na direção oposta do que nos causa estresse.
3 técnicas de visualização para conectar corpo e mente

Última atualização: 22 Abril, 2021

São muitas as pessoas que se sentem pressionadas por pensamentos ansiosos que dificultam sua capacidade de concentração. Diante desse fenômeno popular, as técnicas de visualização, também conhecidas como imaginação guiada, são recursos perfeitos contra esse tipo de pensamento.

Estas técnicas são, na verdade, uma prática sistemática na qual criamos uma imagem mental detalhada dentro de um ambiente atrativo e relaxante para a nossa mente. Podem ser praticadas sozinhas ou combinadas com outras técnicas de relaxamento muscular ou com massagens.

O objetivo é associar o relaxamento à imagem mental criada, de forma que, após algumas sessões, seja possível pensar apenas nas imagens associadas às sensações físicas de relaxamento e alcançar estas sensações imediatamente. A seguir, veremos três opções que não exigem muito tempo.

Mulher de olhos fechados

Técnicas de visualização que você precisa experimentar

Técnica na janela de duas portas

Esta técnica é muito útil para aqueles dias em que ficamos esgotados e a única coisa que queremos fazer é deitar e dormir. No entanto, quando fechamos os olhos, os pensamentos ansiosos começam a surgir e tornam-se incontroláveis.

  • Primeiro passo: imagine que existe uma bela janela de duas portas ao seu lado e que, do outro lado, há um grupo de pessoas conversando e discutindo em voz alta.
  • Segundo passo: imagine que você se levanta e fecha as portas da janela com muita calma, isolando seu quarto para deixá-lo sem barulho.
  • Terceiro passo: visualize que você volta para a sua cama e que não é mais possível ouvir aquela incômoda conversa das pessoas. Reinam o silêncio e a calma no seu quarto. Agora você é livre para dormir o quanto quiser.

Técnica serena da cena de praia

Esta técnica é útil quando a ansiedade vem do medo de falar em público ou do medo de voar. Nestes momentos, a nossa mente tende a focar em tudo que vai dar errado. Essa visualização serve para acalmar os nervos e lidar com a ansiedade em situações que provocam insegurança ou algum tipo de medo.

  • Primeiro passo: visualize uma imensa praia de areia branca e brilhante. O céu está perfeitamente azul e você pode ver e ouvir as suaves ondas que chegam ritmicamente à beira da praia.
  • Segundo passo: você está sentado em uma cadeira de praia. Seu corpo se funde com o plástico da cadeira, você sente o calor do sol em sua pele e a areia quente em seus pés. É uma sensação muito agradável.
  • Terceiro passo: agora você pode ver o azul do mar no horizonte, limitando-se com o azul do céu. Por um momento, tudo é azul e você se sente envolvido por tudo isso. Você sente o cheiro do mar e ouve o som da brisa leve que toca seu rosto.
  • Quarto passo: solte toda a tensão, suavize seus olhos e continue respirando no ritmo das ondas.

Técnica do silêncio líquido

Esta técnica é perfeita para ajudar a silenciar o ruído em sua mente e a focar seus pensamentos. Frequentemente, nos encontramos em situações que nos incomodam… o constante bombardeio de informações ao qual somos submetidos representa um obstáculo quando tentamos silenciar o diálogo interno e a produção de imagens mentais. Este exercício vai nos ajudar a relaxar, facilitando o nosso propósito.

  • Primeiro passo: visualize a calma e a quietude como se fosse um líquido espesso de cor bonita e clara. Este líquido enche sua cabeça de paz e tranquilidade. Está alojado na parte mais alta da sua cabeça e permanece ali por um instante.
  • Segundo passo: visualize, o mais nitidamente que puder, como o líquido começa a deslizar lentamente pelo seu corpo. Ele desce pelo seu pescoço até seus ombros, braços e mãos. Continua pelo tronco até os quadris, descendo até as pernas e os pés. Agora você sente como se fosse uma grande bola líquida.
  • Terceiro passo: mantenha essa imagem em sua mente, respire profundamente e permaneça nesse estado por alguns minutos.
Respiração profunda

Como as técnicas de visualização funcionam?

Basicamente, as técnicas de visualização são instruções não-verbais dirigidas para a mente inconsciente para que ela interprete como se o ambiente visualizado fosse real e estivéssemos ali. De fato, estes tipos de visualizações estimulam as mesmas redes neurais que são ativadas em uma situação real.

Além disso, elas funcionam facilmente porque envolvem um foco que nos permite redirecionar a atenção para longe dos pensamentos que nos estressam. Tudo isso, definitivamente, nos ajuda a fortalecer a conexão entre o corpo e a mente.

Pode interessar a você...
Técnica da visualização criativa: uma ferramenta para alcançar metas
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
Técnica da visualização criativa: uma ferramenta para alcançar metas

Quando nos referimos à técnica da visualização criativa, falamos de uma técnica cognitiva que usa a imaginação para criar imagens mentais.