Timeless, querer mudar o passado

· fevereiro 20, 2019

Timeless é uma série de ficção científica focada em viagens no tempo. Lançada em 2016, os protagonistas Lucy, Wyatt e Rufus devem viajar ao passado para deter o vilão Flynn.

Quando uma máquina do tempo é roubada, uma professora de história, um soldado e um engenheiro devem capturar o culpado. No entanto, logo descobrem que o plano do ladrão é mudar o curso da história dos Estados Unidos. Além disso, descobrem que existe uma organização secreta que planeja dominar o mundo mudando o passado.

Timeless foi desenvolvida por duas temporadas até que a produtora NBC cancelou a série. No entanto, ela teve um público muito apaixonado. Após terem feito uma petição, os seguidores de Timeless conseguiram uma sequência. Em 2018, foi decidido que a série seria concluída com um filme lançado no mesmo ano.

Timeless, retornar ao passado

As viagens no tempo, tanto ao passado quanto ao futuro, produzem um enorme fascínio. O passado com a chance de ser revivido, o futuro cheio de novas possibilidades. O primeiro grande conto de viagens no tempo foi “A Máquina do Tempo”, de H. G. Wells. Este conto se concentrava principalmente no futuro.

Além disso, o passado também exerce uma grande atração sobre nós. A viagem ao passado nos dá a possibilidade de modificar o presente.

Larry Niven, em seu ensaio “Prática e Teoria da Viagem no Tempo”, destaca um aspecto muito importante. Niven diz que sempre viajamos ao futuro, pois essa é a vida: avançar desde o presente para o futuro. No entanto, o propósito principal das viagens no tempo é voltar ao passado. Ao mesmo tempo, diz Niven, o principal perigo das viagens no tempo é mudar o passado.

As regras das viagens no tempo

Os criadores de Timeless pensaram muito sobre a natureza do tempo, não somente no sentido existencial do conceito ou na maneira como foi representado na ficção científica. Timeless conseguiu analisar a natureza do tempo a partir de um enfoque televisivo.

Como manter uma audiência interessada quando os protagonistas devem viajar ao passado? Como combinar as perseguições policiais com os mistérios históricos? Ao mesmo tempo, a equipe de Timeless deve se manter fiel a sua própria lógica. Devem seguir as regras estabelecidas para viajar no tempo para que a série continue fazendo sentido.

No primeiro capítulo de Timeless, Rufus indica quais são as regras que devem ser levadas em conta ao viajar no tempo. Você não pode voltar a nenhum momento do tempo no qual você já exista, pois pode haver o risco de encontrar consigo mesmo. Isso seria muito ruim para a teia do tempo”, diz Rufus. Isso também implica que um viajante do tempo não pode voltar duas vezes ao mesmo lugar, já que poderia encontrar consigo mesmo.

As consequências das viagens no tempo

Quando o vilão Flynn rouba a máquina do tempo para mudar o curso da história, os heróis também devem viajar para impedi-lo. Flynn planeja mudar o passado para mudar o presente. No entanto, eles não conseguem deter Flynn na primeira vez em que viajam, porque os eventos do passado não acontecem exatamente como na história que eles conhecem.

Ao retornar ao presente, os três viajantes descobrem o que mudou. Ao alterar o passado, a história não ocorreu da mesma maneira.

No entanto, ninguém neste novo presente conhece a versão anterior da história. Assim, os viajantes já não pertencem verdadeiramente ao presente no qual se encontram. Essa particularidade é o que faz a série ser única.

Timeless se aprofunda num aspecto que costuma ser ignorado nas histórias de viagens no tempo. Cada mudança feita no passado tem ramificações imprevisíveis. Marty McFly retorna a sua casa e descobre que seus irmãos têm sucesso e que seus pais melhoraram muito, por exemplo. Entretanto, o que aconteceu com as pessoas da cidade? Cada eventualidade, por menor que seja, tem enormes efeitos no tempo.

Personagens da série Timeless

Um presente para os fãs

Apesar de ter sido cancelada, a série conseguiu um contrato para um filme de duas horas. Isso significa que ela pôde ter um final muito bem planejado. Dessa forma, os fãs souberam como terminava a história de Lucy, Wyatt, Rufus e Flynn no fim de 2018.