Três posturas corporais que nos tornam mais produtivos

Três posturas corporais que nos tornam mais produtivos

maio 22, 2015 em Curiosidades 0 Compartilhados
posturas

Esse aumento da produtividade se deve a modificações nos níveis de hormônios que fazem com que nos sintamos mais fortes e mais “atrevidos”. O estudo foi apresentado recentemente por pesquisadores de Harvard.

Se contrairmos o corpo ou dobrarmos os braços, por exemplo, nosso corpo aparenta mais fragilidade. As posturas corporais afetam nossa fisiologia, e esta é a primeira vez que esse tema é desenvolvido na questão científica.  Não é somente o que nós vemos da postura, mas também a maneira como os demais nos veem.

A revista Psychological Science foi encarregada de tornar pública esta pesquisa. Para chegar a essas conclusões, foram analisadas 42 pessoas. Elas tiveram que manter diversas posturas por dois minutos seguidos. Metade dos voluntários ficou sentado numa cadeira durante 60 segundos, com o corpo estirado, pés descansados no apoio de pés e mãos na nuca.

Eles passaram o minuto seguinte em pé, com as palmas da mão apoiadas sobre uma mesa e ligeiramente inclinados para a frente. O outro grupo esteve, no primeiro momento, sentado com os braços cruzados e as mãos dobradas, e os outros 60 segundos com as pernas e os braços cruzados, exercendo pressão sobre o chão.

Depois, os cientistas coletaram amostras de saliva dos 42 adultos, para poder medir seus níveis hormonais. Puderam comprovar que no primeiro grupo a testosterona tinha aumentado cerca de 19% e os níveis de cortisol (o hormônio “encarregado” do estresse) foram reduzidos. No caso do segundo grupo, o efeito foi o contrário. Cabe destacar que o cortisol pode causar perda de memória ou problemas do sistema imunológico.

A pesquisa continuou com uma análise psicológica de cada pessoa que tinha participado da experiência. Os do primeiro grupo expressaram se sentir com mais energia, mais fortes e aptos para assumir qualquer tipo de risco. Nada disso ocorreu com o segundo grupo de voluntários. Isso quer dizer, então, que a postura pode modificar o humor das pessoas em questão de minutos.

postura em frente ao computador

As três posturas que aumentam a produtividade

Elas são chamadas de “poses de poder” e são capazes de elevar seu desempenho e sua confiança. Você não deve deixá-las de lado caso queira aumentar sua eficiência no trabalho ou nos estudos. Pode ser que você seja um empreendedor nato, mas, às vezes, não alcança seus objetivos. Além da boa predisposição às tarefas laborais, por mais que você se sinta um líder nos negócios, algumas vezes falta energia extra para continuar e você não sabe como obtê-la.

Um psicológo cognitivo chamado Sian Beilock, afirma que a postura afeta a forma como você pensa e que moldamos nossa produtividade através dos movimentos físicos . Esta teoria é bastante popular e tem o nome de “Cognição Corporizada”.

Trata-se, basicamente, do que o cérebro observa em todo momento. Seu rosto e seu corpo dizem muito mais sobre você do que você pensa. Se você está enérgico, entediado ou motivado, sua expressão facial e postura corporal mostrarão isso. Assim, sua mente pode saber como você se sente durante todo o dia.

A psicóloga Dana Carney afirma que a maneira mais simples de dizer ao cérebro que você é produtivo é enviando sinais com seu corpo. As denominadas “poses de poder” podem te ajudar a elevar os níveis de testosterona, que dá à mente confiança para terminar uma tarefa com êxito.

Se adotar uma postura ganhadora, você triunfará. A energia que “brota” de seu corpo chegará ao cérebro e será a encarregada de dar as diretivas corretas para ser realmente eficaz. O efeito será obtido, seja falando por telefone, digitando no computador ou de pé numa reunião de escritório. As três posturas que aumentam sua produtividade são:

1. Colocar as mãos atrás da cabeça (na altura da nuca) com os cotovelos para fora. Isso permite não só sentar-se com a coluna reta e a abrir seu peito, mas também fazer com que as ideias fluam.

Quando estiver pensando em como resolver um problema, adote essa postura, e também quando precisar de imaginação ou criatividade, estratégias para aumentar as vendas, etc.

2. Descansar um braço na cadeira ao lado: colocá-lo num lugar que não é designado para ele (também pode ser numa mesa) duplicará o espaço utilizado pelo seu corpo, isso fará você se sentir poderoso.

Essa postura pode ser aplicada no momento em que você receber uma ligação importante, numa reunião com potenciais clientes e sócios ou na hora de fechar um contrato valioso para a sua empresa.

3. Estender as pernas ou apoiá-las no escritório: se você trabalha todo o dia em frente ao computador, sabe como é ruim não poder movimentar seus membros inferiores por não haver espaço. O mesmo acontece com a sua mente.

A extensão das pernas é vital para que você seja produtivo, está comprovado. Por isso, deixá-las esticadas várias vezes por dia te ajudará muito. Você pode adotar essa posição quando estiver, por exemplo, respondendo a um e-mail.

Recomendados para você