Tudo vai voltar ao seu lugar

· outubro 5, 2015

Quantas vezes estamos preocupados demais? Quantas vezes pensamos cem omo nos sairemos em nosso novo trabalho, como estão os nossos filhos na escola, quando vai acontecer algo que queremos muito, ou quando iremos nos casar?

Muitas vezes antecipamos eventos com conclusões próprias e catastróficas, para no final vermos que tudo volta ao seu lugar de forma muito mais fácil do que pensávamos.

As pessoas são assim mesmo; nossas mentes às vezes seguem um ritmo muito mais rápido do que gostaríamos. Deveríamos tentar desacelerar este ritmo, pois assim estaríamos mais presentes em nossas vidas, que por si só já são ocupadas, estressantes e cheias de preocupações.

Pensemos! No final tudo se corrige, tudo volta ao seu lugar… porque como diz um velho ditado: “Tudo tem jeito, menos a morte”. Então, vamos relaxar um pouco a mente e não tentar empurrar mentalmente o tempo quando ele só existe para fazer o seu trabalho. E se temos a intenção de ver as coisas de outra forma, certamente no final conseguiremos fazer isso.

Eu não tenho que trabalhar, não tenho que me casar ou me preocupar com isso. Se as coisas não vão bem em casa, se você perdeu a estabilidade, um amor, ou o trabalho… Se você perdeu o seu “Norte”, não se preocupe, pois a bússola da vida vai ajudá-lo a encontrar o seu caminho. Porque tudo vai voltar ao seu lugar. O sol sempre volta a nascer depois de uma tempestade.

bussola1-420x283

A vida é como um rio; às vezes começa nas montanhas, com força e entusiasmo, mas sem saber nada da estrada que espera por ele. É como nós, que às vezes temos que passar por áreas cheias de pedras e obstáculos, fazendo o mesmo caminho que muitos outros já fizeram,para chegar ao mar, para começar de novo, em um outro caminho diferente e incerto.

É que sempre estamos cheios de preocupações, muitas sem necessidade, e esta é a única coisa que nos leva a situações de ansiedade e estresse. Isso também não é nada bom para o nosso corpo e nem para a nossa mente. Não se preocupe, porque o rio da vida vai lentamente abrindo caminhos, sem que você tenha que procurá-los ou pensar continuamente neles.

Preocupe-se com o que realmente importa

Vou contar uma história. …. Alguém que eu conheço esteve em um estado de saúde muito grave, muito grave mesmo, quase a ponto de morrer. Era uma pessoa jovem e saudável e o que seria o evento mais feliz de sua vida, tornou-se para ela e para todos aqueles que a amam um pesadelo enorme, um parto que quase se transformou em morte.

Na época eu pensei que se a perdêssemos, isso sim teria sido uma situação triste. Aqueles eram os únicos momentos em que deveríamos realmente nos preocupar, e o resto das coisas, das preocupações do dia a dia, tudo seria colocado em seu lugar… como um quebra-cabeças que, gradualmente, vai ser completamente montado.

Todos nós temos um enigma pessoal, mas devemos confrontá-lo com calma e dar a ele tempo para ser resolvido, ou você monta um grande quebra-cabeças em poucos minutos? É verdade que podemos alcançar a solução de alguns dos nossos problemas por uma visão repentina ou por uma súbita inspiração, mas até isso ocorra, provavelmente, foi preciso realizar um trabalho anterior que, quando confrontado com a solução surpreendente, é eclipsado.

Essa visão nos incentiva a relaxar um pouco mais em nossas vidas diárias. Podemos perder o ônibus e chegar mais tarde; se o almoço não vai estar pronto às 12:00 então teremos que esperar até as 12:30; se encontramos o banco fechado hoje, amanhã iremos retornar; se cometemos um erro no trabalho, amanhã poderemos corrigi-lo, ou se já temos um desentendimento com alguém, talvez, amanhã possamos nos ver de uma maneira diferente ou, pelo menos, nos respeitar mutuamente…

Portanto, não deixemos que o travesseiro seja o nosso companheiro de preocupações. Devemos lembrá-lo educadamente de que alguns pesadelos, por eles mesmos, já nos esmagam durante o dia. Tudo vai voltar ao seu lugar no devido tempo.