Um lar é construído com emoções
Lares felizes, pessoas saudáveis
Cuidar do clima emocional do nosso lar é a chave para se desenvolver como pessoa, se sentir bem e receber todos os benefícios de uma vida em família.
O lar é o lugar onde podemos ser “nós mesmos”. Entretanto, há um grande perigo, o do “vale tudo”. Com a confiança e com os hábitos, podemos negligenciar certos princípios como solidariedade e respeito.
É extremamente importante manter em nossa casa a cordialidade, o respeito, o autocontrole e a bondade. A inteligência emocional está enraizada em nosso lar e é a melhor garantia de uma vida feliz.
A inteligência emocional é muito importante, principalmente quando temos crianças em casa. Elas são as que mais sofrem com os conflitos. Por essa razão, é importante falar sobre nossos sentimentos e emoções, ao invés de explodir e acabar com a nossa saúde familiar.
Meu lar.
É o refúgio de tempestades externas.
É meu descanso, mesmo que haja guerra.
Meu lar.
É a cor, com a qual sempre pinto,
onde quer que eu esteja.
Meu lar.
É o meu descanso para poder seguir em frente.
É o lugar que quero compartilhar.
Meu lar.
É meu hoje, é onde percebo o mundo
Me deixo sentir, é o lugar onde mostro quem sou.
– Mery Bracho –
O teste do vizinho
Imagine que um dia todos estão estressados em casa e você os encontra brigando sem controle. Censuras, gritos, brigas… A tensão invadiu sua casa e você está à beira de um ataque de nervos.
De repente, alguém bate à porta. É o vizinho e milagrosamente tudo se acalma. Esquecemos nosso mau humor, falamos com moderação e bondade, e oferecemos toda nossa hospitalidade.
Quando o vizinho vai embora, podem acontecer duas coisas: cada um retoma suas atividades normais ou a briga recomeça.
Por que precisamos de um vizinho para exercer o autocontrole? Por que não somos capazes de colocar o “pé no freio” e agir com inteligência emocional?
Três chaves para melhorar o clima emocional no lar
Elsa Punset compartilha algumas dicas para melhorar o clima emocional em casa e não sair de sintonia com tanta facilidade.
1- Reflita e desafie a si mesmo
Você é capaz de comportar-se com a sua família como se o seu vizinho estivesse presente? Vai dizer para sua família algo que seu vizinho não pode ouvir?
Como dissemos anteriormente, é uma prova difícil. Os especialistas recomendam utilizar o “teste do vizinho” pelo menos uma vez por semana, para restaurar o equilíbrio emocional do seu lar.
2- Observe suas expressões e como demonstra afeto.
Todos nós precisamos de carinho e afeto. O estresse e a rotina diária nos fazem agir com dureza com os nossos entes queridos e isso compromete a confiança e o aconchego do lar.
3- A prioridade é o bem-estar geral e individual
Em um lar, todos cuidam de todos. Muitas vezes priorizamos nossos interesses, sem perceber que estamos sendo egoístas. É importante compartilhar os momentos e ajudar os demais. Quando o outro percebe seu interesse, se sente reconfortado e o clima emocional se equilibra.
Um lar é a construção mais importante da nossa vida.
Cuide dele.
Imagem principal cortesia de Víctor Rivas Fernández, De la Luz e de las Mariposas