As 5 vantagens da menopausa

· maio 11, 2018

A menopausa é o término do período menstrual e, com isso, o fim da vida fértil de uma mulher. Se você está procurando informações sobre o assunto, a maioria vai falar sobre sintomas incômodos, dificuldades e situações negativas. Em geral, esta é vista como uma etapa ruim para a mulher, mas também há algumas vantagens da menopausa.

Na realidade, há muitos pontos de vista machistas e consumistas na visão que temos da menopausa. A sociedade cultua a juventude, não porque é uma etapa melhor, mas porque, aparentemente, é mais produtiva. O capitalismo a exalta, já que os jovens são os consumidores mais fervorosos e os trabalhadores mais dedicados.

A menopausa avisa sobre o passar dos anos. Anuncia que começa uma nova etapa que, assim como as outras, traz aspectos negativos, mas também positivos. Perdemos e ganhamos. Tudo sempre depende da maneira como você a vê e da atitude que você assume diante das transformações. Na menopausa, há muitas mudanças positivas. Estas são cinco delas.

“A melhor notícia sobre a menopausa é que estamos em uma época, agora mais do que nunca na história, na qual a mulher vive o suficiente para aproveitá-la”.
-Estelle Fuchs-

As vantagens da menopausa

1. Você diz adeus à TPM e às cólicas

A menstruação é um belo processo com o qual as mulheres convivem quase desde sempre. Ela nos lembra todos os meses de que somos férteis e saudáveis. Até aí está perfeito. No entanto, às vezes essa maravilha biológica vem acompanhada por uma infinidade de desconfortos.

Mulher sentindo cólica

Algumas mulheres têm que lidar com a síndrome pré-menstrual. Aqueles dias em que nada levanta o seu espírito, nem sequer um guindaste, e tudo o que dizem alcança sua alma, sem ser capaz de evitar isso. Há também as enxaquecas, as cólicas e um profundo desconforto. Pois bem, uma das vantagens da menopausa é dizer adeus a tudo isso.

2. Você se livra do medo de engravidar

Uma das piores coisas que pode acontecer para uma mulher é ter uma gravidez indesejada. Essa situação sempre afeta mais as mulheres do que os homens. A encruzilhada pode ser muito angustiante, e até traumatizante.

Essa é outra das ansiedades que desaparece com a menopausa. Você não terá que se preocupar mais porque esqueceu de tomar a pílula ou porque a menstruação demorou muito para chegar. Tudo bem, pois você não tem mais fertilidade. Em troca, você pode tomar decisões sobre seu corpo com uma maior liberdade.

3. Muda a forma de experimentar a sexualidade

Precisamente porque agora você não precisa se preocupar em engravidar, sua sexualidade muda significativamente. Não é verdade que a menopausa traz consigo uma diminuição automática do desejo sexual. Muitas vezes acontece o contrário.

Sexo entre pessoas maduras

Mesmo se não for tão ardente quanto costumava ser, a sexualidade começa a ter um valor diferente para você. É muito provável que você viva o erotismo com uma maior espontaneidade. Que diante desse alerta para a chegada da idade, você decida experimentar coisas novas. Como agora você está mais segura, pode ser que chegue a experimentar os momentos mais inesquecíveis da sua vida sexual.

4. Você dorme menos e se torna mais ativa

Está provado que a menopausa traz uma redução nas horas de sono. Você não dorme tanto quanto antes. Surpreende a si mesma se levantando mais cedo do que costumava. Isso significa que você tem mais tempo de atividade por dia.

Vale a pena aproveitar esta vitalidade renovada para fazer as coisas que lhe interessam. Na meia idade, é muito provável que seus filhos já tenham feito suas vidas e que você tenha mais tempo para si mesma. Com mais tempo e mais energias disponíveis, nada melhor do que aproveitar para fazer o que você tanto desejava e sempre foi forçada a adiar.

5. Você se redefine

A menopausa marca o fim de um grande ciclo na vida de uma mulher. Como toda grande transformação, essa traz consigo um convite para refletir. Não é verdade que todas as mulheres nessa idade se tornam insuportáveis ​​e intratáveis. Isso depende da personalidade e das experiências anteriores. Pode haver mudanças de humor, mas estas não são determinantes. O ponto decisivo é a maneira como você avalia o que viveu.

Mulher feliz na menopausa

Em geral, durante esse estágio, as mulheres se redefinem. Traçam novos objetivos, mudam suas rotinas e abordam a vida a partir de outra perspectiva. Para muitas, é um momento maravilhoso em que conseguem realizar muitos dos planos que deixaram de lado.

Como podemos ver, com a menopausa ocorrem grandes transformações, mas é você, e somente você, quem pode dar sentido a elas. O mais importante é que você aceite essa nova mudança e veja nela uma etapa natural da vida que, assim como todas as outras, vem com novos aprendizados e novos crescimentos.