Velozes e Furiosos: 7 lições de vida

julho 11, 2019

Velozes e Furiosos é, sem dúvida, um dos melhores exemplos de filmes de ação. Os bons longas capturam igualmente a nossa atenção e os nossos corações.

Uma boa série de filmes é aquela que podemos ver muitas vezes sem nos cansarmos. Assim como Harry Potter fez parte da infância de muitos, Velozes e Furiosos é a série da vida adulta. As pessoas podem se sentir identificadas com os personagens e emocionadas com a ação.

No entanto, Velozes e Furiosos é muito mais do que uma série sobre corridas de carros. Aqui estão algumas das lições que podemos aprender com ela.

1. A família Velozes e Furiosos: uma equipe

Ao longo dos filmes, pudemos ver como a ideia de família vai se consolidando. Não importa em que lugar do mundo estejam os seus membros, uma família permanece sempre unida. Assim, a família Velozes e Furiosos procurará se reunir a toda velocidade quando ocorrer uma emergência.

Além disso, uma família sabe quando é hora de comemorar. Ao mesmo tempo, ela também sabe quando é o momento de fazer um esforço e trabalhar para que os laços não se quebrem.

No primeiro filme, podemos ver a família sentada ao redor de uma mesa, na hora do almoço. Seis filmes depois, a cena se repete. Pessoas foram adicionadas e outras foram perdidas; as famílias mudam com o passar do tempo. O que não muda é a sensação de pertencimento.

2. Ter um objetivo

Embora todos os membros da família tenham objetivos específicos, também têm um grande objetivo em comum. A meta é se manterem fortes, unidos e em sincronia com os outros membros da família.

Nos filmes Velozes e Furiosos, o objetivo é não se desviar, permanecer firme nas próprias convicções, mesmo nas situações mais difíceis.

Dom, por exemplo, organiza a sua vida e seus objetivos como marcos. Isso significa que dentro de cada grande objetivo há objetivos mais modestos que nos aproximam dele.

No caso da vida cotidiana, é importante ter pontos de referência, objetivos “bússola”. Estes são objetivos hierarquicamente importantes e transversais que nos impedem de perder o foco. Por exemplo, posso querer uma promoção no trabalho, mas sem esquecer o objetivo de ser uma boa pessoa.

3. Velozes e Furiosos: o passado ficou no passado

Vários personagens da série nos lembram sempre de uma das grandes lições da vida. Para os personagens de Velozes e Furiosos, o passado é passado e não podemos mudá-lo. Só podemos aceitá-lo, integrá-lo em nossa história de vida e seguir em frente.

Independentemente das decisões do passado, é no futuro que encontramos uma boa parte da nossa motivação. É preciso viver o presente e pensar no futuro, mas sem deixar que a ansiedade nos domine.

Cena do filme 'Velozes e Furiosos'

4. Aprenda a ser líder e ser parte de uma equipe

Uma das qualidades mais incríveis desta série é que cada um dos personagens tem potencial para liderar. Ao mesmo tempo, todos sabem quando é melhor fazer parte do time e deixar o outro liderar. Normalmente, o papel de orientador recai sobre Dom, já que ele parece ser um líder natural.

Todos na família confiam em seu instinto e capacidade de decidir. Ao mesmo tempo, Dom não tem medo de delegar, deixar outras pessoas assumirem o comando. Ele confia plenamente em sua família e acha que todos eles também são capazes de tomar decisões importantes.

Nesse sentido, os bons líderes conhecem os pontos fortes e fracos de todos os jogadores. Assim, atribuem tarefas de acordo com a capacidade de cada um.

5. Siga o seu coração

Esta é uma das ideias que está presente em vários filmes. Seguir o nosso coração significa aprender a não ter medo de amar e demonstrar esse amor. No entanto, a nossa família nunca saberá que os valorizamos se não demostrarmos o nosso amor. Essas demonstrações de afeto manterão a família unida.

Assim, vemos o policial Brian deixando Dom ir, porque conhece os seus motivos. A longo prazo, esta é a ação que leva Brian a ser aceito na família de Dom. Neste momento, a verdadeira fraternidade começa em Velozes e Furiosos.

6. ​​Trabalhe com paixão

Brian poderia ter sido um policial como muitos outros. No entanto, ele decidiu desenvolver as suas paixões, além do seu trabalho como policial.

Graças ao seu amor pelos carros e as corridas, juntamente com o seu interesse em fazer um trabalho honesto e de qualidade, Brian conseguiu se tornar um agente do FBI designado para uma missão secreta.

7. Velozes e Furiosos: ganhar é ganhar

Brian estava sempre competindo com Dom, e essa competição se traduzia em um desejo de vencer. No primeiro filme Velozes e Furiosos, depois de perder para Dom, Brian lhe disse que ele quase ganhou. Neste momento, Dom pronuncia algumas das palavras mais sábias da saga.

Todo sucesso, alcançado com honestidade, merece reconhecimento. Isso é algo que muitas vezes esquecemos, removendo rapidamente as conquistas da nossa memória e focando nos erros, enquanto o nosso humor se ressente.

“Não importa se você ganhou por um centímetro ou por um quilômetro, ganhar é ganhar”.