Ver obras de arte online pode melhorar seu bem-estar

Admire "A Noite Estrelada" de Van Gogh. Aprecie os detalhes das pinturas de Dalí. Você sabia que assistir a essas obras, seja ao vivo ou online, tem um efeito benéfico na sua saúde mental?
Ver obras de arte online pode melhorar seu bem-estar

Última atualização: 27 julho, 2022

Há evidências que sustentam a hipótese de que a contemplação de obras de arte protege nossa saúde mental. A boa notícia relacionada a essa descoberta é que você também pode apreciar arte em casa, fazendo visitas virtuais a museus, acessando todas as pinturas do mundo por meio de imagens e até apreciando esculturas em 3D.

Esta tendência tornou-se mais marcante em tempos como o confinamento devido ao COVID-19, fazendo com que a oferta também aumente. Por sua vez, isso despertou o interesse de especialistas em identificar e limitar os benefícios derivados da contemplação de obras de arte.

mulher com tablet

O efeito da arte na saúde

Nas últimas décadas, inúmeros estudos exploraram o efeito da arte na saúde, seja como parte de um processo terapêutico ou em um contexto fora de uma intervenção clínica. A evidência acumulada adquiriu tal volume que a Organização Mundial da Saúde publicou um relatório em 2019 reunindo todos os efeitos que as atividades artísticas, ativas ou passivas, têm na saúde.

Esses tipos de atividades reúnem uma grande combinação de fatores que promovem a saúde em diferentes áreas. Além de estimular a imaginação e a estimulação sensorial, a arte desencadeia respostas fisiológicas e psicológicas associadas às emoções.

A expressão e regulação das emoções é um exercício fundamental para gerir o stress e a saúde mental. Portanto, a exposição a essas atividades poderia reduzir o risco de estresse e transtornos de humor.

Além disso, as atividades artísticas podem envolver alguma forma de exercício físico ou interações sociais. A interação com outras pessoas favorece a criação de redes de apoio social e reduz a solidão. Isso tem sido comumente associado ao retardo do declínio cognitivo, funcional e motor, bem como à prevenção e alívio de outros distúrbios psicológicos.

Por outro lado, pode reduzir o sedentarismo e estimular as funções cognitivas, favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades, o que tem sido relacionado a um menor risco de desenvolver demências e doenças como a depressão. Em suma, seja qual for o formato, ver obras de arte pode melhorar o seu bem-estar e a sua saúde de forma direta e indireta.

Ver obras de arte online também melhora o seu bem-estar

Como mencionado acima, existem vários fatores ou caminhos pelos quais a visualização de obras de arte pode melhorar o bem-estar. Assim, se os aspectos visuais ou cognitivo-emocionais da experiência desempenham um papel relevante, esses efeitos também podem ser alcançados pela visualização de obras de arte online. Exatamente, é isso que uma equipe de pesquisa da Universidade de Viena considerou.

No seu estudo, realizado durante o confinamento  tiveram a participação de 84 pessoas. Todas elas, e de forma contrabalançada, foram convidadas a visitar duas exposições virtuais. Uma Exposição Artística de Pinturas de Monet, disponível na National Gallery, Londres. Outra, não artística, sobre a história da culinária japonesa.

Antes e depois das visitas, as pessoas tiveram que preencher uma série de questionários sobre aspectos como as condições de confinamento, seus interesses pela arte e o grau de domínio, além de instrumentos de avaliação de bem-estar, ansiedade, humor e solidão.

Esses pesquisadores descobriram que, mesmo naquelas pessoas que passaram pouco tempo em exposições de arte online, houve um efeito benéfico. Especificamente, reduziu o humor negativo, a percepção de ansiedade e solidão, bem como um maior grau subjetivo de bem-estar.

Esse efeito foi ainda maior naquelas pessoas que consideraram as obras mais significativas ou belas, devido ao aumento das sensações positivas. Além disso, os participantes relataram que a visualização das obras online era comparável a visitas presenciais ou experiências na natureza.

Mulher lendo no computador

Implicações terapêuticas

Um dos pontos desse efeito que mais parece interessar aos especialistas é o seu potencial terapêutico. Embora já existam muitas terapias artísticas – terapia de dança, musicoterapia, etc.-, poder melhorar instantaneamente o bem-estar das pessoas através de imagens online abre uma ampla gama de oportunidades.

Por exemplo, pode ser usado para reduzir o estresse ou a ansiedade em salas de espera ou em hospitais. Poderia ser usado para ajudar a reduzir o estado psicofisiológico negativo diante de ataques de pânico, uma vez que a pessoa poderia acessar diretamente de seu celular. Seria útil levar os efeitos benéficos da arte para as zonas rurais de acesso limitado, ou para as casas de pessoas com mobilidade reduzida.

Além disso, um achado interessante do estudo é que não é necessário gastar muito tempo, 5 minutos foram suficientes. Assim, também pode ser uma estratégia útil para reduzir o estresse ou a fadiga durante o trabalho, incluindo uma “terapia de microdoses” em nossa rotina.

Agora resta aguardar mais resultados de pesquisas e a real eficácia das intervenções. Ainda assim, recomendamos que você experimente essa experiência de arte online quando precisar melhorar seu humor. Afinal, você estará realizando uma atividade estimulante, prazerosa e gratuita!

Pode interessar a você...
Os 6 tipos de arte urbana e suas características
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Os 6 tipos de arte urbana e suas características

A arte urbana é a forma de expressão mais popular da atualidade. Apresentamos os 6 tipos desta arte e suas características. Descubra!

Imagem principal por shutterstock / T photography


  • Guardiola, E. & Baños, J.E. (2020). ¿Y si prescribimos arte? El papel del arte en la mejora de la salud y el bienestar. Revista de Medicina y Cine, 16(3), 149-153. https://doi.org/10.14201/rmc2020163149153
  • Trupp, M., Bignardi, G., Chana, K., Specker, E., & Pelowski, M. (2022). Can a Brief Interaction With Online, Digital Art Improve Wellbeing? A Comparative Study of the Impact of Online Art and Culture Presentations on Mood, State-Anxiety, Subjective Wellbeing, and Loneliness. Frontiers in Psychology, 13, 782033. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.782033