A verdade triunfa sobre si mesma, a mentira precisa de cumplicidade

· novembro 13, 2016

Certamente todos nós já vivemos situações difíceis diante das quais ficamos sem saber como agir. A verdade é que qualquer que seja o caminho escolhido, enfrentaremos algumas dificuldades.

Em algumas ocasiões mentir parece o caminho mais curto e fácil. No entanto, mentir nos coloca em um “beco sem saída” e acabamos nos perdendo dentro dele: uma mentira atrai outra mentira, e assim sucessivamente.

Através da mentira traímos os outros e a nós mesmos

Mentir sobre algum tema da nossa vida pode parecer o caminho mais cômodo em alguns momentos. Dessa forma, nos sentimos mais relaxados e decidimos não contar a verdade, seja porque nos sentimos envergonhados ou porque temos a consciência de que cometemos alguns erros. A melhor solução é ser sincero com os outros em todas as situações, caso contrário, também estaremos traindo a nós mesmos.

mulher-com-ave

Devemos ser conscientes de que não somos perfeitos e, portanto, temos o direito de cometer errosJá está provado que a mentira cai sob seu próprio peso, enquanto a verdade se mantém por si mesma. Neste sentido, temos de ser coerentes com as nossas próprias ações, aceitar o que fizemos de errado e, portanto, nos colocarmos no lugar daqueles que magoamos.

“A verdade caminha sobre a mentira como o azeite sobre a água”.
-Miguel de Cervantes Saavedra-

Contar a verdade pode ser muito doloroso, mas com o passar do tempo as pessoas ao nosso redor e nós mesmos vamos valorizar o nosso esforço. Isto também nos ajudará a respeitar e a perdoar a nós mesmos.

A mentira é um poço sem fundo

Quando somos sinceros, tudo o que existe ao nosso redor se sustenta por si mesmo: estamos conscientes do positivo e do negativo que existe em nós. As pessoas que se afastam de nós o fazem porque, de uma forma ou de outra, não se encaixam no nosso mundo, e isso significa que não foram feitas para compartilhar a nossa vida e que de alguma forma não são compatíveis conosco.

Talvez seja difícil aceitar que algumas pessoas não se sintam atraídas pelo que podemos lhes oferecer, mas isto nos faz perceber que elas não nos valorizam pelo que realmente somos. E nós, não devemos nos orgulhar do que somos?

“Quem diz uma mentira não sabe a difícil tarefa que assumiu, porque será obrigado a inventar vinte vezes mais para sustentar a certeza da primeira”.
-Alexander Pope-

Mark Twain dizia que “se você diz a verdade, não terá que se lembrar de nada”. A verdade, é que ser sincero é a melhor escolha para estar relaxado e “de bem” com a vida. Caso contrário, o nosso dia a dia se transformará em uma tensão constante para manter, de uma forma ou de outra, aquilo que não somos.

A longo prazo, a verdade é o caminho mais fácil

Nada se compara à satisfação de dizer a verdade: talvez seja difícil no começo, receberemos muitas críticas por aquilo que fizemos, mas a paz que a verdade semeia não se compara com a ilusão que a mentira representa. Ser honesto com os outros nos ajuda a amadurecer e a nos valorizarmos como pessoas, porque isto demonstra a nossa coragem.

Por isso, embora no início pareça difícil assumir a verdade, é a melhor decisão. Com o passar do tempo perceberemos que este é o caminho mais fácil. A mentira se alimenta de si mesma para enredar tudo o que existe ao seu redor, e a verdade nos liberta.

mulher-natureza

Nós podemos recuperar a confiança das pessoas se nos cercamos com a verdade, porque os seus alicerces são muito mais fortes do que os alicerces da mentira. Se fizermos o possível para sermos honestos e sinceros com os outros, também estaremos sendo sinceros com nós mesmos. Consequentemente, os outros irão nos valorizar por isso.

“O que me preocupa não são as suas mentiras, mas o fato de que a partir de agora eu já não posso mais acreditar em você”.
-Friedrich W. Nieztsche-

Seja sincero com você, seja sincero com os outros. Escolha sempre o que você gostaria que os outros fizessem por você, porque dessa forma será muito mais fácil conseguir que eles lhe respondam da mesma maneira. Reflita sobre isso: é mais fácil contar uma mentira ou assumir a verdade e arcar com as consequências?