Wim Hof, o homem de gelo holandês

· agosto 19, 2018

Wim Hof, o homem de gelo, já ganhou 20 prêmios do Guinnes World Records por suportar temperaturas extremas. Ele já escalou o Everest e o Kilimanjaro vestindo somente shorts e sapatos. Já foi capaz de se manter durante horas mergulhado em água gelada e já correu uma maratona no deserto sem água.

Seu objetivo é sempre mostrar que consegue exercer um controle total do seu corpo e de sua mente. Um poder tão extraordinário que os cientistas, médicos, neurologistas e psicólogos de todo o mundo se interessam por ele. Desse modo, seu corpo se transformou em um objeto de estudo para várias áreas.

Foram duros anos de treinamento que permitiram que ele desenvolvesse uma técnica da respiração pessoal que permite que ele tenha um maior controle sobre o seu corpo. Wim Hof afirma que é capaz de controlar seu sistema imunológico conforme sua vontade, e também o cardiovascular, o sistema hormonal, o muscular e o sistema nervoso. Tudo isso através da respiração.

Wim Hof e seu método

A história do seu método remonta ao ano de 1995, quando sua esposa teve uma forte crise psicótica que acabou ceifando sua vida. A partir disso, ele teve que enfrentar a vida de outra forma, tomando conta de seus quatro filhos sozinho. Esse foi o ponto de partida da sua meta: ele se propôs a mostrar para o mundo que a vontade pode nos levar até onde nossos desejos nos levam, inclusive controlando nosso corpo e nossa mente.

Esse incrível homem holandês, também conhecido como o homem de gelo, ganhou esse apelido por construir um dos pilares do método que leva o seu nome baseado na exposição ao frio. O método Wim Hof é aparentemente muito simples, o que não muda o fato de que precisamos de muitas horas de trabalho para desenvolvê-lo.

Wim Hof, o homem de gelo holandês

Para muitos, esse holandês demonstrou que os seres humanos são capaz de influenciar todo o sistema corporal, tanto em questões imunológicas quanto no próprio sistema simpático através de uma técnica de respiração.

Isso significa que temos a capacidade de reduzir a inflamação sistêmica de acordo com a nossa vontade, assim como liberar certos hormônios como a adrenalina e a dopamina, que possuem efeitos muitos interessantes para a nossa saúde. Também parece ter muitos benefícios para sintomas depressivos e para fortalecer o corpo e a mente.

Na verdade, há vários estudos que confirmam os benefícios dessas premissas. Por exemplo, está demonstrado que a respiração, importante também em muitas disciplinas como a ioga ou a meditação, influencia de maneira determinante a saúde e o nosso peso corporal, dado que uma técnica de respiração correta permite reduzir a inflamação e diminuir os níveis de estresse do nosso corpo.

“O pior erro da sociedade contemporânea é a desconexão com nosso ambiente natural. Vivemos em um habitat completamente artificial em que mudamos todos os padrões da natureza. Somos o único animal que adapta o ambiente a ele mesmo, e não o contrário. Isso nos torna fracos e doentes. Nossa mente se torna louca”, explica Hof.

Suas palavras destacam uma ideia: tentamos modificar nossa natureza sem conhecimento. Não pensamos na possibilidade de nos adaptarmos a ela, com atitudes como manter uma temperatura corporal constante durante todo o ano à base de aquecimento e refrigeração, não consumindo alimentos de acordo com a temporada e destruindo pouco a pouco nosso planeta com emissões poluentes constantes.

Fases do Método Wim Hof

Exposição ao frio extremo

Hof explica que as baixas temperaturas contraem os pequenos músculos que rodeiam as veias. Isso faz com que o fluxo sanguíneo melhore e a frequência cardíaca diminua.

A terapia com frio, se feita da forma correta, oferece um grande número de benefícios para quem a pratica. Entre eles estão o fortalecimento do sistema imunológico, o equilíbrio dos níveis hormonais, a melhora da qualidade do sono e a produção de endorfinas que melhoram o humor.

Respiração

O holandês afirma que desconhecemos o enorme potencial da respiração e os benefícios tão significativos produzidos pela mesma se simplesmente manipularmos o ritmo respiratório. Seu sistema de respiração consciente aumenta os níveis de oxigênio no sangue, proporcionando mais energia, níveis menores de estresse e um aumento da resposta imunológica aos patógenos.

Wim Hof quebrando recordes no gelo

Meditação

A meditação abre o caminho para que tenhamos uma maior consciência corporal e clareza mental. Segundo o homem de gelo, o componente mental do seu método é essencial para conseguir alcançar o sucesso em suas proezas.

Hof tem uma filosofia de vida na qual viver plenamente cada dia é o sucesso que ele quer alcançar com seus feitos. “Quando eu me exponho ao extremo, eu abraço a vida”, afirma.

Em diversas entrevistas já perguntaram a ele o que mais ele gostaria de alcançar, e ele sempre responde a mesma coisa: “Gostaria de fazer desaparecer da minha mente toda a dor da perda, ter meu amor perdido e devolver amor ao mundo”.

Cientistas, neurologistas e psicólogos de todo o mundo ficam maravilhados com os feitos de Wim Hof, e ele também fica feliz por contribuir para a ciência e pelo fato de utilizarem o seu corpo para fazer experimentos e pesquisas sobre a cura e a prevenção de doenças para as quais hoje não temos tratamentos eficazes.