Frases de Milan Kundera que nos convidam à reflexão

10 frases inesquecíveis de Milan Kundera

Fevereiro 7, 2018 em Livros 359 Compartilhados
Frases de Milan Kundera

Todas as frases de Milan Kundera são obras de arte. A maioria delas faz parte de sua extensa e maravilhosa obra literária. Seus romances não são apenas o desenrolar de belas tramas, mas uma profunda reflexão sobre o mundo e o homem atuais.

Milan Kundera nasceu na Tchecoslováquia em 1929.  No entanto, desde 1975 ele se estabeleceu na França, e desde 1981 adoptou esta nacionalidade. Apesar disso, grande parte de sua literatura dedica-se à realidade da Tchecoslováquia.

Milan Kundera é um escritor inteligente, com grande capacidade para aprofundar-se nos labirintos do inconsciente humano. Há anos persiste a expectativa de que receba o Prêmio Nobel de Literatura por sua qualidade. A seguir apresentaremos uma seleção interessante (ainda que incompleta) de várias de suas melhores frases.

“Quando mais pesada for a carga, mais próxima do solo estará nossa vida, mais real e verdadeira será”.
-Milan Kundera-

Algumas das melhores frases de Milan Kundera

Esse pensador não é somente um grande romancista, também se revelou um profundo filósofo de nossos tempos. Sua visão do mundo é profundamente realista e, ao mesmo tempo, comovente. Uma de suas grandes virtudes é saber capturar as motivações inconscientes.

Isso é precisamente o que se reflete em muitas das frases de Milan Kundera: um grande conhecimento sobre o ser humano. Assim fica registrado neste interessante texto sobre a obsessão pela ordem:

“A ânsia pela ordem quer transformar o mundo dos homens no reino do inorgânico, onde tudo caminha, funciona, submetido a uma ordem suprapessoal. A ânsia pela ordem é ao mesmo tempo ânsia de morte, porque a vida é uma permanente alteração da ordem”.
Compartilhar

Conquistar seus sonhos

O poder e o mundo

Praticamente toda a obra deste tchecoslovaco é atravessada pelo tema poder. Ele assume uma posição muito crítica diante deste tema e da moral que ele emana. Como nesta frase:

“Porque tudo neste mundo está perdoado de antemão e, portanto, tudo cinicamente permitido”.
Compartilhar

Este escritor viveu a repressão do domínio soviético. A limitação de pensamento e expressão derivada desse regime causou nele um grande impacto. Uma das frases de Milan Kundera diz:

“Um livro proibido em seu país significa infinitamente mais que as milhões de palavras que vomitam nossas universidades”.
Compartilhar

Ele está certo. Naquilo que um regime proíbe está a chave para o que quer promover.

Algo semelhante está expresso nesta frase: “A luta do ser humano contra o poder é a luta da memória contra o esquecimento”. O poder reproduz vícios e frivolidades no ser humano. Cada figura de poder pretende disseminar a ideia de que ele começou tudo. Mas, muitas vezes, é tudo uma repetição. A memória é a única coisa que pode quebrar o ciclo.

O medo e o amor

O amor é outro dos temas que atravessa toda a obra deste escritor. Na “Insuportável leveza do ser” ele o associa com uma feliz coincidência. Ele afirma nesta obra:

“Se o amor deve ser inesquecível, as coincidências devem voar em direção a ele desde o primeiro momento”.
Compartilhar

Várias frases de Milan Kundera tratam do desamor e do esquecimento. Esta, por exemplo, fala do tema de uma bela forma poética.

“O crepúsculo da desaparição tudo lava com a mágica da nostalgia”.
Compartilhar

Quando alguém, ou algo, já não está, essa realidade se sobressai com um véu mágico.

Jovem triste olhando pela janela

O medo e os outros

“A fonte do medo está no porvir, e quem se liberta do porvir não tem nada a temer”.
Compartilhar

A principal origem da ansiedade está naquilo que ainda não aconteceu. A possibilidade de que aconteça convida o medo a instalar-se em nossas vidas. Em suma, os frutos da imaginação são mais temidos do que a própria realidade.

Diante do mundo sempre vivenciamos uma ruptura, uma divisão, um estranhamento. Assim coloca Kundera:

“Nunca saberemos por que irritamos as pessoas, o que nos torna simpáticos, o que nos faz ridículos; nossa própria imagem é nosso maior mistério”.
Compartilhar

A compreensão e a fragilidade

Muitas das frases de Milan Kundera falam sobre a fragilidade e a compaixão. De fato, em sua obra os animais têm um lugar privilegiado, tanto pelo que são quanto pelo que representam.

“O verdadeiro teste da moralidade humana, a mais profunda (situada em tal profundidade que foge a nossa percepção), radica em sua relação com aqueles que estão à sua mercê: os animais”.
Compartilhar

A compaixão entre os seres humanos também implica, como o nome já diz, sofrer com o outro. Esta frase deixa tudo muito claro:

“Não há nada mais pesado que a compreensão. Nem mesmo a própria dor é tão pesada quanto a dor sentida por alguém, para alguém, multiplicado pela imaginação, prolongada em mil ecos”.
Compartilhar

Em outras palavras, às vezes dói muito mais o que acontece com alguém amado do que o que acontece com nós mesmos.

Casal se abraçando

Todas estas frases de Milan Kundera são uma pequena parte de sua maravilhosa obra. Não é por acaso que é um dos escritores contemporâneos mais admirados em todo o mundo. Ele conseguiu, como poucos, capturar a essência de nosso tempo, e o registrou de uma maneira belíssima e esmagadora em todas as suas obras.

Recomendados para você