Frases dos samurais que nos convidam a uma reflexão

10 impactantes frases dos samurais

Março 7, 2018 em Curiosidades 206 Compartilhados
Frases dos samurais

As frases dos samurais falam de uma das culturas e filosofias mais importantes de todos os tempos. Além disso, o que realmente fez esses guerreiros se tornarem especiais não foi sua habilidade em combate, mas os princípios e valores que os inspiravam.

Alguns dos grandes combatentes foram também magníficos pensadores e escritores. Conseguiram captar os aspectos mais importantes da visão de mundo que prevalecia entre eles. É dessa maneira que hoje em dia temos acesso às frases dos samurais que revelam sua imensa sabedoria.

“Não sei nada sobre como superar os outros. Só conheço a maneira de superar a mim mesmo”.
-Bushido-

Três dos mais célebres guerreiros, que também foram os criadores de muitas frases dos samurais, foram Yamamoto Tsunetomo, Inazo Nitobe e Miyamoto Musashi. A seguir, compilamos 10 das suas declarações mais famosas.

Frases dos samurais criadas por Miyamoto Musashi

Muitas das frases dos samurais convidam você a aguçar seus sentidos e tirar o máximo proveito delas. Essa por exemplo, diz o seguinte: “Observação e percepção são duas coisas diferentes; o olho que observa é mais forte, o olho que percebe é mais fraco”. Foi escrita por Miyamoto Musashi e contrasta o valor diferencial entre observar e ver.

Os ensinamentos dos samurais

Esta outra frase enfatiza algo no qual os orientais insistem muito: não se concentrar em si mesmo. Diz: “Pense levemente em si mesmo, e com profundidade no mundo”. Significa que não devemos nos ater a essas fantasias sobre nós mesmos e, ao invés disso, usar essa energia para pensar na realidade na qual estamos.

O combate também está presente em muitas das frases do samurais. Esta afirma: “A vitória de hoje é sobre o seu eu de ontem, a de amanhã será sobre um homem inferior”. Significa que cada vez que superamos alguma fraqueza ou erro em nós mesmos, também ficamos preparados para vencer aqueles que têm essa fraqueza ou erro.

Frases de Yamamoto Tsunetomo

Yamamoto Tsunetomo é outra das figuras que deixaram marcadas muitas frases dos samurais. Na afirmação seguinte ele fala sobre a importância de começar as coisas com energia e força para que a vitalidade permaneça suficiente. Diz: “Se você lança sem força, sete em cada dez ações não chegam ao término”.

Esta outra afirmação fala sobre a importância das dificuldades. Ressalta que são elas e a luta para superá-las que constróem o caráter. Yamamoto Tsunetomo disse da seguinte maneira: “É bom encontrar dificuldades na juventude, porque aquele que nunca sofreu não construiu completamente o seu caráter”.

Frases de Inazo Nitobe

Mais do que um autor, Inazo Nitobe é um ótimo compilador de frases dos samurais. Muitos desses ensinamentos têm origem desconhecida, mas refletem uma imensa lucidez. Esta, por exemplo, fala da relação que existe entre coragem e tranquilidade. Ela ressalta: “O aspecto espiritual da coragem se evidencia pela compostura, a presença da mente serena. A tranquilidade é a coragem em repouso”.

Inazo Nitobe

Este outro texto fala sobre o estoicismo, a capacidade de ser forte diante da dor. Para ser resistente e sempre considerado pelos demais. Diz assim: “A disciplina da força, que, por um lado, ensina resistência sem reclamações, e por outro lado, ensina cortesia, exigindo que não estraguemos o prazer ou a serenidade dos outros mediante a expressão de nossa própria tristeza ou dor”.

Outra das declarações diz o seguinte: “A benevolência foi considerada uma virtude soberana em um duplo sentido: soberana entre os múltiplos atributos de um espírito nobre e soberana por ser particularmente adequada para a função de um soberano”. Nela, está muito bem refletida a filosofia dos samurais, que nunca separavam o combate do poder da bondade e dos valores espirituais.

Frases de Bushido

Na obra “O Caminho do Guerreiro” ou “O Caminho do Samurai” há uma grande quantidade de afirmações que contêm muita sabedoria. Todas elas convidam a enfrentar a vida com coragem e a sempre ter em mente a evolução pessoal. Isso ocorre sempre dentro de nós mesmos e depois se reflete no exterior. É uma obra que ensina a arte de viver bem.

Samurai no entardecer

Uma das frases desta obra diz: “Ao dar conselhos, você primeiro deve discernir se a outra pessoa está disposta a aceitá-los ou não”. Trata-se de uma recomendação valiosa que nos lembra que ninguém pode ser ajudado ou orientado, se não quiser. Ou como dizemos de forma mais moderna: não dê conselhos para aquele que não pede.

Outra das frases diz: “Se você entra no caminho inexplorado, no final aparecerão infinitos segredos”. É uma bela maneira de convidar para não temer o novo ou o desconhecido. Sempre que adentramos nele, acabamos aprendendo lições valiosas.

Os samurais são interpretados no cinema como guerreiros incrivelmente habilidosos. Eles eram, mas muito mais do que isso, sua atitude em relação à vida era de quem sempre queria ser melhor e via na espiritualidade o caminho para alcançar este objetivo.

Recomendados para você