Aprenda a enfrentar o medo – A mente é maravilhosa

Aprenda a enfrentar o medo

26, abril 2015 em Emoções 92 Compartilhados
Enfrentar o medo

Todos temos medo de algo. Alguns medos temos desde pequenos, como o medo de aranha. Outras vezes vamos desenvolvendo-os aos poucos, através de nosso crescimento e por causa de nossas experiências, como o medo de fracassar. Esta emoção é uma adaptação psicológica que experimentamos desde o início da evolução e, em grande medida, serviu para que o ser humano avançasse e evoluísse. 

O medo pode ser um importante obstáculo para nosso crescimento e,  para seguir adiante, também devemos aprender a enfrentá-lo. Quando permitimos que o medo nos detenha, podemos ficar paralisados durante muito tempo e, sem querer, deixarmos escapar nossos objetivos.

Medo racional x medo irracional

A primeira coisa que devemos fazer para enfrentar o medo é identificar se se trata de um medo racional ou irracional. O medo racional é o que surge de um feito ou situação que realmente nos está colocando em perigo. Um exemplo seria nos deparar com uma tempestade de neve quando estamos na estrada. Em contrapartida, o medo irracional é aquele que nasce de alguma situação ou objeto que, na realidade, não pode nos causar prejuízo, como é o caso da escuridão.

Quando identificamos o tipo de medo que nos está afligindo, é mais fácil ver a solução. Por exemplo, um medo racional pode nos ajudar a encontrar uma forma de sair da situação que pode nos prejudicar. Já o medo irracional pode nos paralisar e impedir que avancemos, sem que realmente exista uma causa real.

Prepare-se para o momento em que o medo ataca

Se você sabe, ou pelo menos suspeita, que estará em uma situação que lhe causa medo, é importante que você se prepare para enfrentá-lo. O medo racional pode ser combatido com algumas medidas de precaução, enquanto que o medo irracional requer uma análise ou uma introspecção profunda – já que pode tratar-se de uma fobia ou um transtorno psicológico e, pelo geral, requer uma consulta de um especialista. Pense no que realmente está gerando este temor, lembre-se das ocasiões em que você teve de enfrentar esta situação e como foi o resultado final.

Enfrente a situação que lhe causa medo

Se seu medo for racional, como o de estar dirigindo em uma tempestade, bastará tomar algumas medidas de precaução. Se um dia você se encontrar nesta situação, mas contar com um seguro para seu carro e tiver se informado sobre o que deve fazer, terá a possibilidade de enfrentá-la e sair dela sem problemas.

Se o seu for um medo irracional à escuridão, coloque-se à prova nesta situação. Pode iniciar com algo menor, como ficar em um quarto escuro por alguns minutos até você se acostumar à situação e ir repetindo este teste até superar seu medo. Lembre-se de que é recomendável que o emprego deste tipo de técnica seja supervisionada por um profissional da saúde.

Enfrentar o medo e derrotá-lo só depende de você

Todos temos medos. O importante é que aprendamos a combatê-los e a usá-los a nosso favor.

Recomendados para você