11 frases de Robin Sharma para melhorar a sua vida

· dezembro 4, 2018

As frases de Robin Sharma falam de liderança, consciência, crescimento pessoal e sucesso. Elas são um presente para quem quer continuar avançando na sua jornada pela vida, para quem quer lutar para alcançar os seus sonhos.

Robin Sharma é um escritor e um especialista reconhecido nas áreas de liderança e crescimento pessoal. Ele se formou em Direito na Universidade de Dalhouise e trabalhou como professor desta disciplina durante alguns anos até se tornar palestrante. Atualmente, viaja por diferentes países do mundo promovendo o desenvolvimento pessoal através da mensagem “Liderar sem Título”, uma das suas frases de sucesso mais conhecida.

Sharma já trabalhou para a Microsoft, Nike, IBM e instituições como a NASA, a Yale University e a Harvard Business School. Quem o conhece o descreve como um inspirador de massas, um especialista em extrair todo o potencial das pessoas e transformar problemas em oportunidades.

O seu livro ‘O Monge que Vendeu sua Ferrari” foi publicado em mais de 50 países e 70 idiomas diferentes. É uma fábula espiritual que ensina uma nova maneira de abordar a vida pessoal, familiar e profissional. Através dela, Sharma mostra a importância de uma jornada vital com paixão, com harmonia interior e uma direção definida.

Esta é uma seleção das melhores frases de Robin Sharma. Esperamos que você goste e que elas o inspirem.

Robin Sharma

A inutilidade da intenção sem ação

“Saber o que fazer e não fazê-lo é o mesmo que não saber o que fazer”.

Saber o que fazer, saber quais são os próximos passos e ter uma estratégia elaborada em mente sobre como agir, não tem valor algum se não for executada. De que adianta a prática sem a teoria para nos desenvolvermos no nosso dia a dia?

Não é suficiente saber como as emoções são reguladas para agirmos de forma correta no meio de um conflito. Não adianta saber que precisamos nos exercitar para levarmos uma vida saudável se não praticarmos exercícios físicos. Em muitos casos, não basta conhecer a teoria para termos um bom desempenho no trabalho. A teoria e a prática devem andar de mãos dadas se quisermos seguir em frente.

A ação como prioridade nas frases de Robin Sharma

“A menor das ações é sempre melhor que a mais nobre das intenções”.

Uma ação sempre terá mais valor do que as palavras, mais valor do que qualquer intenção, porque envolve não apenas o gesto em si mesmo, mas também um presente de tempo para outra pessoa. Na ação, o pensamento se materializa, se torna realidade, e o verdadeiro interesse pelo outro ou por si mesmo é demonstrado.

Não adianta ter a intenção de estudar, se deixarmos tudo para o último minuto, se escolhermos a procrastinação como um companheiro da nossa rotina. Agir é o verbo que nos empurra para a frente, que nos faz caminhar.

A constância diária como impulsionadora de resultados

“As pequenas melhorias diárias criam ótimos resultados ao longo do tempo”.

Como vemos, as frases de Robin Sharma são um chamado à cultura da constância e do esforço, à utilização da persistência como um caminho até os nossos sonhos. Para esse especialista em crescimento pessoal, o importante não são os objetivos de curto prazo, as satisfações imediatas ou o caminho fácil, mas o crescimento das sementes diárias, aquelas que vamos cultivando e regando com o nosso sacrifício, trabalho e compromisso.

Dessa forma, os bons resultados não são fruto do acaso, da sorte ou azar, mas a junção de tudo que cada um de nós investe na realização das nossas metas e objetivos.

Mulher meditando

A importância de investir em si mesmo

“Investir em si mesmo é o seu melhor investimento. Não irá melhorar somente a sua vida, irá melhorar a vida de todas as pessoas à sua volta”.

Ser o nosso plano A deve ser a nossa prioridade. Invista no seu bem-estar, em quem deseja ser e no que deseja alcançar. Essa é a filosofia que podemos extrair das frases de Robin Sharma.

Para isso, não há nada melhor do que cuidar de si mesmo, aprender a administrar as emoções negativas que pode experimentar, e verificar, de vez em quando, como está e para onde está indo.

O passado como um mestre

“Nunca se arrependa do seu passado. Em vez disso, abrace-o como o mestre que ele é”.

O passado é um grande professor, um mentor insubstituível. Graças a ele, podemos aprender a agir de forma diferente, ou guardar as experiências que nos ajudarão a alcançar todo o nosso potencial.

No entanto, acomodar-se entre as suas memórias para se sentir confortável não é a melhor opção. Você precisa usá-las para seguir em frente, para continuar crescendo.

As desculpas como aliadas do medo

“As suas desculpas não são mais do que mentiras que os seus medos lhe contaram”.

Uma desculpa nada mais é do que um medo disfarçado. O obstáculo perfeito para nos limitarmos quando o medo ameaça nos paralisar. Quanto mais desculpas damos, mais deveríamos refletir sobre o que tememos nessa situação específica.

Enfrentemos as desculpas com coragem, com a força que cresce dentro de nós e que nos ajuda a enfrentar o medo.

O fracasso é não tentar

“O fracasso é não ter coragem de tentar, nada mais e nada menos”.

Fracassar é desistir, sem primeiro ter explorado as alternativas possíveis. Não é ser corajoso, mas covarde, é deixar-se intimidar pela incerteza e pelo medo do desconhecido, abandonando a esperança e reduzindo todas as possibilidades a uma derrota.

Ao contrário do que podemos pensar, fracassar é não fazer nada e se render à imobilidade. Por isso, consideramos corajosos aqueles que tentam, apesar dos seus medos, aqueles que lutam movidos pelo impulso de seguir em frente.

Homem olhando o mar

O poder das conversas que tememos

“As conversas que você mais evita são aquelas que você mais precisa ter”.

Esta é uma das frases de Robin Sharma que devemos ter mais presentes se quisermos quebrar obstáculos e, especialmente, se quisermos vencer o autoengano. Do que temos medo de falar? De que assuntos temos mais medo? Por que preferimos o silêncio antes de qualquer palavra?

Há questões que moldam as nossas vulnerabilidades, que trazem nossas fraquezas à tona e que, é claro, nos aterrorizam, não tanto pelo conteúdo, mas pelas suas consequências. Por sua vez, trazem muitas informações sobre nós mesmos. Se aprendermos a decifrá-las, facilitarão o nosso crescimento pessoal.

A dualidade da mente: senhor e escravo

“A mente é um servo maravilhoso, mas um amo terrível”.

Somos mestres e escravos dos nossos próprios pensamentos. Não podemos duvidar disso. Uma crença pode nos dar a coragem de voar ou nos paralisar. A chave está em sabermos disso.

Na maioria das vezes, as nossas expectativas são as maiores culpadas. Aqueles “e se …”, “mas” e “talvez”, gostam de brincar conosco. Por isso, estar ciente disso pode ser a nossa salvação, a opção de sairmos vitoriosos dessa teia que a nossa mente é capaz de tecer.

A incerteza como uma oportunidade

“Quase todo mundo tem medo do desconhecido. Não deveria ser assim. O desconhecido é apenas o começo de uma aventura, uma oportunidade para crescer”.

A incerteza é uma grande desconhecida. A inimiga de muitos e a aliada de outros. No entanto, certamente esconde a maravilhosa aventura de não sabermos o que encontraremos quando cruzarmos a porta. Muitas vezes sair da rotina e da estagnação diária se transforma em um trampolim para os nossos sonhos.

Mulher livre andando de bicicleta

Como podemos ver, as frases de Robin Sharma são um presente valioso. Elas estão repletas de lucidez, mas também daquela pitada agridoce capaz de nos deixar desconfortáveis, de nos fazer reagir em uma ou outra direção. São reflexões que deixam um rastro e que, de alguma forma, deslizam para dentro de nós para nos lembrar do poder da nossa perspectiva mental.

Por último, deixamos uma das frases de Robin Sharma que vale a pena ler todos os dias da nossa vida pelo grande valor que ela contém.

“Somente quando você dominar a arte de amar a si mesmo, poderá amar verdadeiramente os outros. Somente quando você abrir o seu próprio coração, poderá tocar o coração dos outros. Quando você viver focado e ativo, estará em uma posição favorável para ser uma pessoa melhor.”