11 frases inspiradoras sobre a coragem

A coragem tem a ver com superar medos, enfrentar desafios, embarcar em aventuras pouco seguras ou um pouco arriscadas... Hoje trazemos 11 frases inspiradoras sobre a coragem, juntamente com uma pequena reflexão sobre cada uma delas.
11 frases inspiradoras sobre a coragem

Última atualização: 30 março, 2022

Hoje trazemos 11 frases inspiradoras sobre a coragem, um conceito que está relacionado à valentia e ao esforço para superar e enfrentar o medo. Mas o que realmente é a coragem? Considera-se que seja a “qualidade de quem é corajoso”. O corajoso é aquele capaz de se arriscar, apesar do perigo que isso representa, ou do medo que desperta.

Na história da literatura, da arte, do cinema… fala-se de grandes figuras heroicas. Pessoas que não tinham medo ou que, caso tivessem, conseguiam superá-lo por meio de grandes conquistas e façanhas.

Na psicologia, quando falamos em coragem, o referencial é extenso: a capacidade para enfrentar os problemas, as emoções, as situações vivenciadas… Assim, a coragem não é a “ausência do medo”, mas sim a sua superação.

Frases inspiradoras sobre a coragem

Aqui deixamos 11 frases sobre a coragem que podem te inspirar a escrever, a refletir, a investigar mais sobre este conceito… Veremos frases de artistas, escritores e autores muito diversos, juntamente com uma pequena reflexão sobre cada uma delas.

Homem caminhando em direção ao mar pensando em como ter compaixão por si mesmo

“É preciso coragem para fazer algo que ninguém mais ao seu redor está fazendo”. (Amber Heard)

Assim como se vê nessa frase, a coragem também tem a ver com fazer coisas diferentes, coisas que não foram experimentadas antes. Além disso, também tem a ver com se afastar das normas, do socialmente aceitável ou do que os outros fazem.

“Tem sido minha filosofia de vida que as dificuldades desaparecem quando as enfrentamos com coragem”. (Issac Asimov)

Às vezes, para superar um medo, não há outra opção a não ser enfrentá-lo. Curiosamente, é preciso receber e dar espaço ao medo para que ele vá embora. Isto se faz por meio da coragem, acima de tudo.

“Há uma grande diferença entre não ter medo e ser corajoso”. (Patrick Rothfuss)

A partir desta frase, é possível entender que superar as coisas apesar do medo, enfrentando-as, tem mais mérito do que simplesmente fazer coisas que não nos afetam. A coragem tem a ver precisamente com isso; afinal, não se trata de não ter medo, mas sim de ser capaz de enfrentá-lo.

“Para mim, coragem é se levantar para defender aquilo em que você acredita”. (Sophie Turner)

Podemos fazer e conseguir muitas coisas por meio da coragem, mas, sem dúvida, uma das mais transcendentais é defender aquilo em que acreditamos.

“Aquele que é corajoso é livre”. (Lucius Annaeus Sêneca)

Esta frase sobre a coragem reflete como ela pode se relacionar perfeitamente com a liberdade. Afinal, quando enfrentamos os nossos medos, nada mais nos prende e, portanto, podemos voar.

“Encontra-se a coragem em lugares improváveis”. (J. R. R. Tolkien)

Às vezes, basta saber identificar esse lugar, essa pessoa… Afinal, a coragem não nasce “do nada”; na verdade, devemos procurá-la no lugar certo.

“O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que domina esse medo”. (Nelson Mandela)

Conforme já vimos em outras frases sobre a coragem, esse conceito nada tem a ver com o fato de “não temer nada”, mas sim com a capacidade para enfrentar justamente o que tememos.

“Você não pode ser corajoso se só aconteceram coisas maravilhosas com você”. (Mary Tyler Moore)

Assim seria muito fácil, não é mesmo? Ser corajoso diante de coisas que não nos assustam, ou quando tudo está indo bem… A coragem, de acordo com essa frase, aparece quando as coisas ficam difíceis. É então que surge a coragem para enfrentá-las.

Mulher pensando ao ar livre

“Acreditar que você é corajoso é ser corajoso; é a única coisa essencial”. (Mark Twain)

Essa frase nos lembra outra: “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”. Afinal, o poder da nossa mente é inegável e, para demonstrar a nossa coragem, devemos primeiramente acreditar nela.

“Um homem corajoso reconhece a força dos outros”. (Veronica Roth)

Por meio desta frase, Veronica Roth, uma escritora americana, fala sobre o poder da coragem, também para reconhecer essa mesma força nos outros.

“Os covardes morrem várias vezes antes da sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez”. (William Shakespeare)

Através desta frase, o dramaturgo e poeta inglês pode estar fazendo uma alusão ao fato de que não tentar fazer as coisas, não experimentar, não correr riscos… pode nos decepcionar e “matar lentamente”. Por outro lado, quem é corajoso vive de verdade, porque está sempre tentando.

A coragem pode ser definida como uma capacidade, uma habilidade, um ato de superação e até mesmo um traço de personalidade. Assim como disse Miguel de Cervantes, “o valor está nesse lugar intermediário entre a covardia e a imprudência”.

De fato, talvez se trate de um ponto intermediário entre o que nos causa medo e os comportamentos temerários (ou imprudentes). Quem sabe? O que fica claro é que, sem pequenos atos de coragem, não seria tão fácil progredir em nossas vidas e tomar consciência de quem somos, do que queremos e do que sentimos. Afinal, ser corajoso também é um ato de consciência, um ato de fé e um passo adiante em nossas próprias vidas.

Pode interessar a você...
As 21 melhores frases de motivação
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
As 21 melhores frases de motivação

A cada dia da nossa vida nos perguntamos: qual a melhor maneira de me motivar e permanecer motivado? Estas frases de motivação podem inspirá-lo!



  • Real Academia Española. (2001). Diccionario de la lengua española [Dictionary of the Spanish Language] (22nd ed.). Madrid, Spain: Author.