12 habilidades sociais para triunfar na vida

12 habilidades sociais para triunfar na vida

outubro 3, 2015 em Psicologia 8 Compartilhados
12 habilidades sociais para triunfar na vida

As habilidades sociais ajudam a se relacionar com os outros, a se integrar e a se comunicar de forma eficazHá muitas facetas na vida cotidiana em que as habilidades sociais fazem a diferença.

Talvez você não seja o mais descolado, o mais bonito, o mais preparado ou com a melhor formação, mas se você tiver habilidades sociais será muito mais fácil triunfar, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Por sorte, as habilidades sociais podem ser aprendidas e desenvolvidas com a prática, da mesma forma que você pode aprender um novo idioma. Neste sentido, tanto faz quanto talento você tiver, pois com a prática tudo se consegue. Para alguns pode ser mais difícil que para outros, mas isto não significa que não seja possível.

Você quer saber quais são essas habilidades sociais que o farão triunfar em todos os aspectos da vida? Você certamente já possui muitas delas, e talvez você só tenha que praticá-las um pouco mais.

#1 – Otimismo

Ser otimista o ajudará a ver a vida com bons olhos e a não se carregar de pensamentos negativos. Isto funciona no pessoal, no social, no profissional e nos estudos. E o melhor: ser positivo atrai os outros, como um ímã.

#2 – Compaixão

A compaixão implica em ter consciência do sofrimento do outro, juntamente com o desejo de aliviá-lo. Esta é outra habilidade social que o ajudará a triunfar em todos os aspectos da sua vida, porque todo mundo gosta de estar rodeado de gente que se preocupa com os outros.

#3 – Disciplina

Ser disciplinado implica em se comportar de acordo com um conjunto de normas, costumes, leis, políticas ou outras diretrizes impostas ou socialmente aceitas. Uma pessoa disciplinada cumpre voluntariamente com um método sistemático em um entorno determinado. Isto mostra autocontrole e promove a aceitação por outros membros da sociedade ou do grupo.

#4 – Diligência

Como disse uma vez Benjamin Franklin, “A diligência é a mãe de toda a boa sorte”. Dar ao seu trabalho a devida diligência é a única forma de ter credibilidade pelo que você faz. As pessoas sabem quando alguém trabalhou muito duro para conseguir algo, e somente com isto é possível ganhar respeito e o reconhecimento de muitos.

#5 – Paciência

A maioria dos incômodos que enfrentamos diariamente estão, de uma forma ou de outra, relacionada com outras pessoas. Congestionamentos, atrasos, problemas com a rede elétrica ou com a internet, barulhos ao redor… estas são coisas normais que acontecem em todo lugar.

Poderiam ser evitadas? Algumas vezes, talvez sim, mas isto não evita que neste momento você esteja sendo incomodado, nem que venham a incomodá-lo outras coisas. Portanto, em vez de jogar o jogo da culpa, relaxe e não crie mais tensão no ambiente fazendo mais barulho ou incomodando ainda mais as pessoas. Tenha paciência.

#6 – Amabilidade

Ser amável implica em ser acessível aos outros e escutar com benevolência. Não há dúvida de que esta habilidade é imprescindível para se relacionar com os outros. As pessoas que passam pela vida olhando os outros de cima e falando com presunção, achando que é melhor que os outros, não chegará muito longe socialmente.

#7 – Cortesia

A cortesia é algo que pode parecer ultrapassado, mas como costuma-se dizer, “a cortesia não elimina a valentia“. A educação e o respeito pelos outros é perfeitamente compatível com todo o resto. E as pessoas educadas sempre têm mais chances de triunfar, porque ser cortês implica valorizar e respeitar os outros.

#8 – Saber escutar

As pessoas de sucesso não são apenas bons de conversa. Também são bons ouvintes que dão importância ao que o outro tem a dizer. Sem a capacidade de ouvir com atenção, você não apenas será incapaz de aprender e trocar informação, mas também será incapaz de entender uma crítica construtiva que pode ajudá-lo a melhorar.

#9 – Saber perdoar

Perdoar pode ser difícil as vezes. Contudo, as pessoas de sucesso procuram não levar as coisas para o lado pessoal. Tenha em mente que o rancor reduz as oportunidades para aprofundar uma relação e para se relacionar de forma positiva com os outros.

#10 – Resiliência

A resiliência é a capacidade de se sobrepor à dor emocional e às situações adversas. Esta habilidade permite sobreviver e prosperar, sem que importe o ambiente no qual você está. Neste contexto, o fracasso é apenas uma informação valiosa, e não uma rua sem saída.

#11 – Responsabilidade

As pessoas de sucesso são donas de seus problemas e erros, assumem a responsabilidade das suas próprias ações e trabalham para melhorá-las. E os outros gostam disto, em qualquer âmbito da vida, porque todo mundo valoriza que cada um se responsabilize pelo que lhe corresponde e se preocupe em solucioná-lo. O contrário supõe uma carga adicional que ninguém deseja.

#12 – Sinceridade

A sinceridade implica em dizer a verdade, ser razoável, justo, honrado e íntegro.  A sinceridade expressa respeito por si mesmo e pelos outros. Além disso, implica não apenas em dizer a verdade, mas em assumi-la.  Esta habilidade faz você mais confiável, e por isso é tão importante. Se as pessoas confiarem em você, você terá muito mais sucesso em que tudo que se propuser a fazer, e ganhará em credibilidade.

“O ingrediente mais importante na fórmula do sucesso é saber se dar bem com as pessoas”
– Theodore Roosevelt –

Recomendados para você