É bom manter a amizade com o nosso ex?

É bom manter a amizade com o nosso ex?

20, junho 2016 em Psicologia 704 Compartilhados
É bom manter a amizade com o nosso ex?

Muitos dizem que continuar a ser amigos/as do nosso/a ex não é saudável ou sensato, pois existem possibilidades de uma recaída e de voltar para algo que não nos agradava, ainda que tenha mudado para um tipo diferente de relação.

Alguns profissionais afirmam que é melhor cortar pela raiz e construir, a partir do rompimento, uma vida em que não exista espaço para o nosso antigo companheiro/a. Por outro lado há aqueles que pensam de forma diferente e defendem que uma pessoa com quem já tivemos tanta afinidade pode continuar a oferecer coisas positivas em outro tipo de relação.

Razões pelas quais você não deveria ser amigo/a do seu/sua ex

Entre as principais razões podemos citar o fato de que se você teve uma relação tóxica, não é conveniente que continue sendo amigo/a de seu/sua ex. É uma pessoa que não lhe traz nada positivo, apenas o afunda em um mar de problemas. Um caso particularmente grave no contexto das relações tóxicas é aquele no qual houve algum tipo de abuso.

Por outro lado, todos sabemos que o fato de uma relação ter terminado não implica necessariamente que o amor, entendido por uma perspectiva romântica, tenha desaparecido dos corações daqueles que formavam um casal. Se os sentimentos são recíprocos (permanecem nos dois) o mais usual é que o casal volte a se juntar. A menos que tenham alguma situação como referimos anteriormente.

Se os sentimentos não forem recíprocos, o rompimento se torna mais complicado. A pessoa que ama fica dividida entre a aproximação e o afastamento. Os seus sentimentos a incitam a se manter próxima do seu antigo companheiro/a, mas o sentimento de ter sido a pessoa abandonada a afastam. Por este motivo, este tipo de término geralmente acaba com a possibilidade de qualquer tipo de relação. 

Um dos melhores argumentos para cortar uma relação com um/a antigo/a companheiro/a é para evitar conflitos com o novo/a. Se há alguém capaz de colocar ciúmes a uma pessoa é o antigo companheiro ou companheira do/a namorado/a atual. Os antigos amores são vistos pelo/a companheiro/a atual como uma fonte de tentação, um dos pontos mais frágeis pelos quais o presente amor se pode romper. 

Assim, não é raro que um/a novo/a companheiro/a termine uma relação de amizade que tínhamos mantido com o namorado/a anterior. Diretamente? Não é o mais comum; o mais usual é que faça isso de forma indireta: criando tantos conflitos até você não conseguir suportar e terminar definitivamente a ligação que tem com a relação anterior. No entanto, ao contrário do que possa parecer, esta não é uma situação sem saída: pessoas maduras podem assimilar a situação e ajustá-la de maneira a que não produza conflitos nem rompimentos.

Existe algo positivo na amizade com o ex?

Pode haver. Um amor terminado não é uma relação terminada. De fato, as pessoas que um dia se amaram costumam continuar a nutrir algum tipo de sentimento um pelo outro, ainda que de forma diferente. Dito de outra forma, quem é importante não costuma deixar de ser, mantenha ou não o contato. 

Um amor antigo nos conhece, sabe o que nos machuca e conhece os nossos sonhos. Pode ter terminado o amor, mas continuam a conseguir ler o nosso olhar e a manter uma certa cumplicidade conosco. Algo muito difícil de conseguir. Há  boas relações que demoram anos para que sejam completamente cortadas.

Por que não pode continuar fazendo felizes? Por que não podem continuar a dar algo à nossa vida? Neste preciso momento não me ocorre uma razão universal que seja suficiente para responder a estas perguntas.

No final, manter o contato com um/a antigo/a companheiro/a é uma decisão pessoal que tem riscos e que pode gerar conflitos, mas que também pode ser uma boa fonte de riqueza e felicidade, ainda que não seja da mesma forma que antes. Sem existir uma regra, é você que tem que ser inteligente e, tendo em conta alguma das situações anteriormente citadas e outras que considerar relevante, tomar a melhor decisão.

Imagem cortesia de Dragunsk Usf.

Recomendados para você