Tenho 20 razões para gostar de você

· janeiro 20, 2016

O parceiro perfeito não existe, isso é verdade. Mas gostar é respeitar, admirar, estar juntos nas coisas boas e nas ruins. Se não for assim, se não o amam do jeito que você é, se não o apóiam, se o humilham, isso não é amor e talvez você esteja se enganando.

Por isso, muitas vezes o relacionamento amoroso segue segundo a autoestima. Quando não existe amor próprio, permitimos que o outro nos avassale, que nos faça sentir mal… e isso não é amor.

Como saber se o seu companheiro realmente gosta de você?

“Você está apaixonado quando percebe que a outra pessoa é única”
-Jorge Luis Borges-

20 razões para amar

1. Porque nos admiramos mutuamente

Quando você ama alguém, você o admira. Admira a sua forma de ser, de agir com você e com os outros. Admira a sua forma de ver a vida, os seus passatempos… Admirar é amar.

2. Porque nos respeitamos

Quando amamos respeitamos as opiniões do outro e as valorizamos. Respeitamos a sua pessoa. Não supõe um conflito pensar de forma diferente.

3. Porque sofremos quando sentimos que fizemos mal ao outro

Quando amamos a uma pessoa sofremos se vemos que cometemos um erro com ela. Ficamos preocupados e procuramos reparar o dano causado.

4. Porque nos perdoamos.

Quando gostamos do outro, sabemos e queremos perdoar. No amor nem tudo é cor de rosa e às vezes o parceiro provoca feridas de alguma forma.

Mas a grandiosidade está em saber pedir perdão e em perdoarmos sem rancor. Porque o amor é forte e supera os obstáculos.

Saudade

5. Porque nos complementamos

Porque você me dá o que me falta. Porque eu sou nervoso e você me calma. Porque eu sou apreensivo e você me relaxa. Porque você me complementa e vice-versa.

6. Porque não nos exigimos, somos livre e não somos donos um do outro

Desde que nos olhamos ambos nos escolhemos da forma mais livre e respeitosa possível para sermos colegas de viagem que querem viajar no mesmo trem. Mas cada um de nós é uma pessoa independente e completa.

Quando amamos não somos meias laranjas e sim laranjas completas, com suas responsabilidades particulares que planejam um futuro juntas.

7. Porque continuamos nos surpreendendo

Um pequeno presente inesperado, ingressos para o show favorito, uma mensagem no celular ou um cumprimento com um sorriso. Pequenos detalhes que fazem a diferença. Tudo isto alimenta o amor de um casal.

8. Porque aprendemos a desfrutar as diferentes etapas do amor

Quando gostamos de alguém, sabemos desfrutar cada etapa do amor. Já não sentimos tanta vertigem, mas temos uma cumplicidade sem igual. Às vezes voltamos a procurar as borboletas do início… para logo voltarmos à nossa bela rotina.

9. Porque queremos passar tempo juntos

Quando temos um relacionamento com outra pessoa, gostamos de passar tempo juntos e compartilhar momentos cheios de experiências e sentimentos.

10. Porque nos ajudamos

“Ela sabe disso mais do que eu”, “Ele conhece isto melhor que eu”… Quando precisamos de ajuda sabemos que o nosso companheiro estará disposto a facilitá-la.

11. Porque não nos esquecemos nem sequer um dia: como foi seu dia hoje?

É muito importante que o outro saiba que nos preocupamos com ele e que a cada dia a primeira coisa que fazemos quando nos encontramos é dizer “Como foi se dia hoje?”

Preocupar-se com o outro é fundamental para estabelecer o nosso apoio.

Gostar de você

12. Porque respeitamos nossos espaços

Sempre que pensamos em fazer algo o incluímos, mesmo que também saibamos respeitar os momentos dos quais precisamos para estar a sós ou em companhia de outros.

13. Porque demonstramos o nosso amor a cada dia com pequenos gestos

Uma piscada, um beijo, um sorriso… são suficientes. Um gesto pode conter mais do que mil palavras. Um gesto pode ser o símbolo silencioso do nosso amor.

14. Porque ainda lembramos juntos de coisas do nosso passado com carinho

O tempo passou mas lembramos de tudo o que vivemos juntos. Todas as nossas vitórias e também os fracassos e dificuldades, mas sempre unidos.

15. Porque nos defendemos

Quando gostamos de alguém, não suportamos que alguém possa ferir de uma forma ou de outra o nosso companheiro. O defendemos “com unhas e dentes”.

16. Porque nos faz sentir bem

Quando amamos não queremos que o nosso companheiro se sinta mal por alguma atitude nossa e procuramos fazer com que se sinta feliz ao nosso lado.

17. Porque com um olhar falamos tudo

Quando olhamos o nosso parceiro sabemos se está triste, preocupado. Quando olhamos o nosso parceiro sabemos como ele se sente, se está incomodado ou se realmente está feliz. Juntos aprendemos a linguagem do olhar.

Gostar de você

18. Porque continua existindo química entre nós

Apesar do passar do tempo e das nossas mudanças, o nosso parceiro continua sendo atraente e sentimos desejo para com ele.

19. Porque somos pacientes e generosos

O amor não exige continuamente. O amor é dar e também receber. Somente amamos quando somos capazes de fazer sacrifícios pelo outro e procuramos compreendê-lo, porque não é a minha visão ou a sua, é um conjunto de ambas.

Amamos quando aceitamos os defeitos do outro e as coisas que não gostamos. Quando somos pacientes e não pretendemos mudar alguém ou torná-lo igual a nós.

20. Porque somos leais, autênticos e honestos

Não podemos gostar de alguém se não formos sinceros e honestos com ele. O amor não tem grandes segredos para com o outro, no máximo, pequenos segredos que nos tornam ainda mais interessantes. Ser leais, autênticos, e honestos é a base da nossa confiança.