3 dicas para combater a necessidade de aprovação

dezembro 23, 2018

Combater a necessidade de aprovação (e ter sucesso nessa empreitada) pode ser um dos maiores favores que vamos fazer a nós mesmos na vida. Essa necessidade pode provocar diversos efeitos negativos, como nos afastarmos dos caminhos pelos quais realmente queremos andar. Trata-se, no entanto, de uma necessidade ou desejo que todos já tivemos alguma vez na vida em algum grau.

Por mais que seja comum, e por mais que por vezes possa ser motivador agradar aos outros, isso não quer dizer que a busca pela aprovação não possa nos fazer muito mal. É necessário separar o desejo de não ofender do desejo de agradar, assim como é necessário separar as ações que agradam os outros à nossa volta e que não têm nada a ver com os nossos verdadeiros desejos daquelas ações que conjugam ambos.

Passos para combater a necessidade de aprovação

Acabar com a necessidade de aprovação não é uma tarefa fácil que vamos alcançar da noite para o dia. No entanto, como disse o filósofo oriental Lao-Tsé, “Um caminho de mil quilômetros começa com o primeiro passo”. Ainda que existam centenas de ações que possam nos ajudar nessa tarefa, algumas delas são mais efetivas. Veja a seguir:

  • Identificar as consequências desta atitude.
  • Cuidar da sua autoestima.
  • Criar um lugar de controle internalizado

Vejamos cada um desses pontos:

Mulher andando em trilho de trem

1- Identificar as consequências desta atitude

O maior obstáculo que você vai encontrar na hora de combater a necessidade de aprovação é justamente reconhecer que essa necessidade motiva o seu comportamento. As pesquisas dizem que a maioria de nós não é consciente de tudo que fazemos para agradar aos demais.

Para começar, propomos a você que faça um exercício de autoanálise e identifique como a necessidade de aprovação afeta a sua vida. Para isso, responda às seguintes perguntas: O que você faria diferente se todo mundo quisesse que você fizesse o que você quer fazer? Se você fosse a última pessoa viva na Terra, a que você dedicaria o seu tempo? Se ninguém fosse julgá-lo, você mudaria algo em sua vida?

Esse tipo de pergunta pode ajudar a combater a necessidade de aprovação, identificando o que você já fez por estar sendo movido por esse tipo de necessidade. Desse modo, você será capaz de tomar a decisão de continuar ou não com certos hábitos, modificá-los ou eliminá-los.

2- Aumentar a sua autoestima

Não saber valorizar a si mesmo, juntamente com os sentimentos que surgem com essa desvalorização de si, pode fazer com que nos voltemos para uma busca incessante pela aprovação dos demais. Quando temos dúvidas sobre o nosso valor, a necessidade de que os outros o ressaltem com a sua aprovação aumenta. O problema é que, muitas vezes, isso nos leva a agir de formas que não gostamos ou queremos de verdade.

Dessa maneira, nossa autoestima segue caindo… porque sentimos que estamos vivendo uma vida que não é nossa. Isso pode criar um círculo vicioso, no qual nos sentimos cada vez pior por não agirmos como queremos, e buscamos novamente a aprovação dos demais.

Se você, no entanto, trabalhar e se dedicar a aumentar a sua autoestima, se dará conta de que combater a necessidade de aprovação é uma tarefa que se torna cada vez mais fácil. Não importa como você quer fazer isso, mas gostar mais de si mesmo deveria ser a prioridade primordial da sua vida.

 “Goste de você como se a sua vida dependesse disso. Por que, na verdade, depende mesmo”.
-Kamil Ravikant-

Coração nas mãos

3- Criar um lugar de controle interno

Um dos componentes fundamentais de um ter um autoconceito positivo é ter um lugar interno de controle. Esse nome tão estranho faz referência à crença de que nós temos um grande poder sobre o que está acontecendo conosco. Pense: quando algo que você não gosta acontece com você, você joga a culpa em outra pessoa? Ou em algo externo? Ou, pelo contrário, você decide assumir a responsabilidade e trabalhar para mudar a situação?

Se você tem um lugar de controle externo, ou seja, se você acredita que sua vida depende de fatores sobre os quais você não pode agir, há uma chance maior de que precise da aprovação dos outros para se sentir bem. Por isso, aumentar a sensação de controle fará com que seu olhar se direcione mais para o seu interior e menos para os demais. Pense que haja o que houver, sempre haverá alguém que não aprovará suas ações. Por isso, não há motivo para se preocupar com o que os outros pensam de você. Não há controle sobre isso.

Uma vez que você decide tomar as rédeas da sua vida, combater a necessidade de aprovação se torna algo extremamente fácil. No fim das contas, quando estamos fazendo o que queremos estar fazendo, as opiniões externas não fazem diferença alguma.

Estas três chaves para combater a necessidade de aprovação se reforçam mutuamente. Por isso, escolha por qual delas você quer começar a trabalhar o seu desenvolvimento pessoal. Em pouco tempo, você se dará conta de que o que os outros acham de você já não é mais um fator tão importante na hora de tomar suas decisões.