Aplicativos de paquera: 3 estratégias para evitar o desgaste

3 estratégias para evitar o desgaste dos aplicativos de paquera

julho 30, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
Estratégias para evitar o desgaste dos aplicativos de paquera

Atualmente, uma das maneiras mais comuns de procurar parceiros ou de encontrar algum tipo de relacionamento amoroso é através de diferentes aplicativos de paquera. Trata-se de uma forma de conhecer pessoas que já é plenamente aceita em nossa sociedade e é comum na maioria dos entornos que nos rodeiam.

No entanto, ainda que se trate de uma das maneiras mais comuns de marcar encontros românticos, junto a ela se potencializaram diferentes “fenômenos” que fazem com que conhecer pessoas novas seja um caminho cheio de obstáculos.

Por tudo isso, neste artigo explicaremos em detalhes por que os aplicativos de paquera podem ser mais estressantes e também lhe daremos 3 conselhos para que você evite este desgaste.

O que faz com que os aplicativos de paquera sejam mais estressantes?

Os aplicativos de paquera são mais estressantes e cansam mais rápido porque uma grande parte de todo o processo de flerte ocorre via mensagens. Por isso, é bastante impessoal e frio. A partir disso, surgiram três fenômenos ou situações que são muito desmotivantes: ghosting, icing simmering. Veremos cada uma destas situações abaixo.

Mulher nas redes sociais

Ghosting

O termo ghosting vem do inglês ghost (fantasma) e é usado para definir as situações em que, depois de vários encontros, a outra pessoa desaparece de repente. Ou seja, a pessoa com a qual você conversava some… se torna um fantasma, não responde às mensagens ou te bloqueia das redes sociais para que evite contatá-la.

Por que isso acontece? Na maioria dos casos, porque o “fantasma” quer evitar a todo custo a situação de dizer que não quer mais continuar com a relação (sejam quais forem os motivos). Assim, ao invés de dar a cara e escrever um final de outra maneira, usa a forma mais fácil e se vai sem deixar rastros.

Icing

Em segundo lugar temos o icing, que vem do inglês ice (gelo) e é usado para definir as situações em que a pessoa não dá razões claras para acabar com os encontros, mas sempre os adia ou cancela.

Nestes casos, o que se busca é esfriar a relação para evitar dar um ponto final a ela. O que se faz é deixar que a relação morra aos poucos. O objetivo é o mesmo do ghosting, mas ao invés de fazer isso da noite para o dia, o envolvido desaparece pouco a pouco.

Simmerming

Por último, outro dos fenômenos que caracterizam os encontros marcados por aplicativos de paquera é o simmerming, que quer dizer literalmente “cozinhar em fogo lento”, e neste caso significa ter uma comunicação intermitente, não fluida e ambivalente. 

Vocês até marcam um encontro ou outro, mas a comunicação não é contínua entre as duas partes, e um dos dois sempre responde deixando pausas muito grandes entre as interações. Muitas vezes os planos de se encontrar são postergados ou desmarcados.

“No amor sempre há algo de loucura, mas na loucura sempre há algo de razão.”
– Friedrich Nietzsche –

Casal em encontro romântico

3 estratégias práticas para lidar com os aplicativos de paquera

1. Reduza a incerteza ao mínimo

Para evitar o desgaste, é muito importante dedicar o menor tempo possível a adivinhar o que o outro quer ou como ele se sente. Dito de outro modo, é fundamental que a incerteza seja mínima porque quanto menos você tiver que “descobrir” por sua conta, mais pode se concentrar em desfrutar os encontros. Trata-se de ser adulto e maduro, ser claro e falar sem filtros.

Se você está conhecendo alguém e não sabe ao certo o que esse alguém quer de você ou procura, ao invés de desfrutar o encontro e estar presente de corpo e mente, estará procurando sinais para decifrar até onde pode chegar com ele ou com ela.

Ficar à espera de sinais ou de pensamentos interiores em um encontro é um problema, já que, olhando de fora, quem o vê vai observar uma pessoa desconectada e pouco espontânea. Tudo isso não ajuda as coisas a fluírem.

2. Aperfeiçoe seus métodos de seleção

O desgaste dos aplicativos de paquera muitas vezes se deve ao fato de que não somos cuidadosos na hora de escolher com quem iniciar e manter ou não uma conversa.

Usar os aplicativos para marcar incontáveis encontros pode ser tentador, porque se trata de uma maneira fácil e bastante rápida de conhecer pessoas novas. Dizem que “quem procura acha”, mas é melhor saber bem o que você quer e o que procurar, não?

Lembre-se de que seu tempo é muito valioso, e também não é justo desperdiçar o tempo dos outros. Portanto, ser seletivo é a melhor decisão. Escolha com cuidado e saia com as pessoas que realmente despertam o seu interesse.

Homem usando aplicativo de paquera

3. Conheça seus preconceitos e afaste-os

Os preconceitos estão presentes em tudo que fazemos, pensamos, dizemos e sentimos. Muitas vezes eles podem fazer com que você tenha sentimentos a favor ou contra uma pessoa, simplesmente pelo fato de que essa pessoa ativa o preconceito (por características que você observa nela, ou sinais).

Por exemplo, existem preconceitos que estão especialmente ativos durante um encontro: se a pessoa te olha nos olhos ou não, como se veste, se usa perfume, se fala muito ou fala pouco, etc. Você pode interpretar estes sinais de formas equivocadas de acordo com as suas crenças pré-estabelecidas.

Deste modo, você pode ter preconceitos em relação a quase tudo que observar ou que a outra pessoa disser em um encontro. É preciso afastar todas as avaliações prévias e realmente conhecer o outro, dar-lhe uma oportunidade e se perguntar coisas como: o que sinto em relação a esse encontro é por causa das minhas experiências prévias ou preconceitos? Nunca é tarde para mudar de hábitos e buscar a melhor versão de si mesmo.

Finalmente, não se esqueça de se divertir. Conhecer gente nova pode ser um caminho cheio de desafios, surpresas e experiências novas. Comece com uma boa pré-disposição e dê oportunidade às pessoas que você for conhecendo. Principalmente, tenha cuidado com as expectativas negativas ou pouco realistas, já que, se você deixar que elas o dominem, terá perdido antes mesmo de começar a jogar.

Recomendados para você