3 formas fáceis de cuidar de si mesmo

· agosto 24, 2018

Talvez buscar formas de cuidar de si mesmo não seja uma das suas prioridades no momento, mas deveria ser. Você até gostaria, mas tem muitas coisas para fazer e acredita que não pode “desperdiçar o seu tempo”. Trabalho, estudos, companheiro, família… Obrigações e responsabilidades que ocupam o seu tempo e deixam em segundo plano a ideia de se cuidar mais. Talvez você se sentisse egoísta agindo assim.

Agora, cuidar de si mesmo não é apenas algo bom, mas necessário. Não é uma questão de capricho, mas de se mimar, de se tratar bem, de se valorizar… Você não precisa fazer grandes coisas para cuidar de si mesmo. Muitas vezes alguns detalhes simples proporcionam uma boa dose de bem-estar. Se você cuida dos outros, se você dedica o seu tempo aos outros, por que não fazê-lo consigo também?

Diferentes formas de cuidar de si mesmo

“A maior das loucuras é sacrificar a saúde por qualquer outro tipo de felicidade”.
-Arthur Schopenhauer-

Dedique-se tempo

Cuidar-se é cuidar da sua saúde mental, física e espiritual. Não é preciso gastar uma grande quantidade de dinheiro, nem reservar um tempo diário ou semanal a algo que prejudica a sua saúde (como fumar ou usar qualquer substância nociva porque isso faz você se sentir melhor naquele momento).

“A saúde é o seu maior bem. A alegria é o maior tesouro. A confiança é o maior amigo”.
-Lao Tse-

Como cuidar de si mesmo

Aqui estão algumas pequenas sugestões para você se mimar. Realizar essas ações é como tomar uma cápsula de felicidade: um pequeno prazer saudável para todo o seu ser. Os seus efeitos podem não durar muito tempo, mas serão suficientes para recarregar a sua energia e seguir em frente.

Pergunte a si mesmo como você está

Como você vai se cuidar se não descobrir como está? Verificar o seu estado emocional é essencial para saber o que deve fazer por si mesmo.

Da mesma forma que você pergunta às pessoas ao seu redor como elas estão, faça isso com você também. Sente-se e seja honesto. Desligue o piloto automático e fale consigo mesmo para descobrir do que precisa no momento. É o primeiro passo para começar a cuidar de si mesmo. Somente sabendo como você está, poderá iniciar as ações para se sentir melhor.

Faça uma automassagem

A automassagem é uma ótima alternativa de massagem que você pode se dar a qualquer momento e que também pode proporcionar múltiplos benefícios.

Na Internet você encontrará centenas de vídeos nos quais aprenderá a massagear diferentes partes do corpo para aliviar pequenas tensões. Agora, se você tiver uma lesão, deve procurar um especialista. No entanto, se você só precisa liberar a tensão e relaxar, a automassagem é uma ótima solução.

Você também pode comprar aparelhos diferentes que lhe darão um grande alívio e farão com que você se sinta muito bem. Você tem diferentes opções: desde aparelhos eletrônicos para receber massagens nas costas ou pés até ferramentas simples, como bolas, rolos ou outros dispositivos para completar ou melhorar a sua automassagem.

Tome um banho relaxante

A pressa do dia a dia nos obriga a passar rapidamente pelo banheiro para a limpeza diária. No entanto, gastar um pouco mais de tempo de vez em quando traz grandes benefícios. Na verdade, podemos transformá-lo em um ritual para relaxar o nosso corpo após o estresse do dia.

Encha a banheira, coloque sais de banho, óleos ou qualquer outro produto relaxante e desfrute de um momento “só seu” com a sua música favorita, ou mesmo em completo silêncio. Aproveite a oportunidade para hidratar a sua pele e cabelo, ou para qualquer outra coisa que faça você se sentir bem consigo mesmo.

Isso é muito mais do que um cuidado estético. É uma limpeza mental e espiritual. É uma reconexão consigo mesmo, com as suas necessidades, com o mais íntimo do seu ser.

Tomar um banho relaxante é uma das formas de cuidar de si mesmo

Dê a si mesmo um tempo para leitura

Você pode não ter parado para pensar sobre isso, mas durante o dia nós lemos muito. Desde documentos de trabalho e e-mails até manuais de instrução, passando por receitas, livros de autoajuda ou textos escolares. É por isso que muitas pessoas não consideram a leitura como uma forma de autocuidado, mas é.

A leitura é um desses grandes prazeres que ajudam a viajar, a viver outra realidade, a transportá-lo para outro lugar e conhecer outras pessoas. Escolha o gênero de ficção que você mais gosta e deixe a sua mente voar.

A leitura proporciona descanso ao seu corpo e ao seu espírito. Ajuda a liberar as tensões, a ver as coisas de forma diferente, a viver novas experiências e, é claro, a abrir a sua mente.

Não se sinta culpado por cuidar de si mesmo

O amor bem compreendido começa com você mesmo. Na verdade, é muito egoísta deixar de se cuidar para cuidar dos outros, esperando que eles cuidem de você amanhã. Mais do que tudo, se há uma pessoa que o conhece bem, é você mesmo.

Cuidar de si mesmo é um ato de amor para com os outros, para que eles não precisem se sacrificar para cuidar de você.

Dedicar-se um pouco de tempo por dia vai torná-lo muito mais disponível para todos os demais. Irá recarregar as suas baterias e você terá muito mais energia para dedicar o seu tempo aos outros. Ficará livre do estresse e será muito mais produtivo no seu trabalho e/ou nos seus estudos.

Mimar-se e ter um tempo para cuidar de si mesmo fará com que você se sinta muito mais satisfeito e feliz. O que você está esperando?