Hábitos saudáveis ​​apoiados ​​pela ciência - A Mente é Maravilhosa

3 hábitos saudáveis ​​apoiados ​​pela ciência

julho 3, 2018 em Curiosidades 0 Compartilhados
Hábitos saudáveis ​​apoiados ​​pela ciência

Os estudos realizados até o momento conseguiram identificar uma grande variedade de hábitos saudáveis ​​apoiados ​​pela ciência. São comportamentos que, por repetição, contribuem para o nosso bem-estar e constroem a base do nosso crescimento.

Falamos de costumes que podem ser colocados em três níveis: alimentação saudável, prática regular de exercício físico e relacionamentos sociais saudáveis. A seguir, tomando esses grupos como referência, descreveremos os melhores hábitos saudáveis ​​dentro deles.

Hábitos saudáveis ​​apoiados ​​pela ciência

1. Alimentação

Em primeiro lugar, um dos pilares de um estilo de vida saudável é adaptar certos hábitos relacionados à alimentação. Um deles é baseado nas proporções dos pratos que comemos. Ao preparar qualquer refeição, devemos estar cientes da quantidade de calorias de que precisamos. Diante disso, uma boa referência para a prática pode ser não comer porções de alimentos maiores que o tamanho do punho.

Por outro lado, seguir uma dieta mediterrânea pode parecer um conselho vago, mas na verdade esse tipo de planejamento alimentar é um dos mais saudáveis ​​que existem. Comer cinco vezes ao dia, distribuindo mais quantidades, e baseando nossos pratos em ingredientes como vegetais de qualidade ou azeite de oliva ajudará a seguir uma dieta mais saudável.

Alimentação saudável

Um terceiro conselho relacionado à alimentação se baseia em não comprar comida enquanto estamos com fome. Isso nos impedirá de cair na compra de alimentos pouco saudáveis ​​por capricho e também nos permitirá economizar mais no carrinho de compras.

Finalmente, evitar refrigerantes, sejam eles light, zero ou diet, será um dos melhores hábitos saudáveis ​​relacionados à alimentação. Estes produtos são frequentemente relacionados a casos de obesidade, e seu alto teor de açúcar vai totalmente contra uma dieta balanceada.

2. Exercício físico

Incorporar a prática regular de exercício físico no nosso dia a dia será essencial para um estilo de vida saudável. Este é um dos hábitos saudáveis ​​mais recomendados pelos efeitos que tem no organismo:

  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, osteoporose, diabetes e obesidade.
  • Mantém as articulações, tendões e ligamentos flexíveis. Isso irá ajudar a nos movimentarmos mais facilmente e irá diminuir a probabilidade de sofrermos lesões.
  • Reduz os efeitos do envelhecimento.
  • Ajuda a melhorar o bem-estar mental e previne a depressão.
  • Alivia o estresse e a ansiedade.
  • Aumenta a energia e a resistência física.
  • Melhora a qualidade do sono.
  • Ajuda a acelerar o metabolismo, o que, por sua vez, nos permitirá manter nosso peso ideal a longo prazo.

Todos podem se beneficiar de atividade física regular, independentemente da idade. Claro, teremos que estar cientes de nossas limitações e, em caso de dúvida, consultar um especialista sobre os exercícios mais recomendados para nossos objetivos e características físicas.

3. Relações sociais

Somos seres sociais, e um aspecto fundamental de nossa vida é baseado no relacionamento com outras pessoas. Portanto, quando se trata de relações sociais, será essencial escolher bem as pessoas com as quais nos relacionamos.

Amigos abraçados

Uma vida saudável a nível social envolve fazer amizades que nos permitam evoluir pessoalmente. Para isso, uma boa prática pode ser buscar amizades em ambientes onde nos sentimos confortáveis, como em um clube que pratica uma atividade da qual gostamos. Isso nos permitirá conhecer pessoas com as quais compartilhamos interesses, o que nos permitirá aprender com eles e desenvolver nossos hobbies.

Desta forma, o vínculo comum nos permitirá estabelecer uma melhor relação de amizade com essas pessoas. Por outro lado, também será importante vermos nessas pessoas um apoio a nível emocional. Um amigo deve ser capaz de ajudá-lo quando você precisar, e este será um pilar fundamental para evitar o estabelecimento de relações prejudiciais ou codependentes.

Finalmente, as relações de trabalho também serão importantes para nossa vida saudável. Um bom relacionamento com nossos colegas de trabalho irá melhorar o ambiente profissional e nos permitirá nos sentir mais realizados e valorizados a nível profissional. Isso, por sua vez, nos dará maiores chances de sucesso e promoção, o que novamente aumentará nossa autoestima. Portanto, as relações sociais são um pilar fundamental quando se trata de manter hábitos saudáveis, ​​e o estabelecimento de amizades profundas nos permitirá ganhar confiança em nós mesmos.

Recomendados para você