3 passos para sair de uma tormenta mental

dezembro 10, 2018

Saiba como sair de uma tormenta mental, um estado no qual várias ideias negativas surgem ao mesmo tempo. Sua força é tão grande que nos bloqueia. É como se o rumo que estávamos seguindo até então desaparecesse do nada. Sentimos como se estivéssemos completamente cercados por pensamentos pessimistas, incômodos, depressivos e melancólicos ao mesmo tempo.

A tormenta mental muitas vezes ocorre depois de uma experiência muito forte. Uma despedida, um término amoroso, ou uma decepção, por exemplo. Em outras ocasiões, ela ocorre depois de uma longa temporada na qual estávamos aguentando várias situações adversas ao mesmo tempo. Um período no qual não nos sentíamos cômodos na vida que estávamos levando, e então chega um momento em que acontece um clique que desata tudo que estávamos guardando.

“A crise acontece quando o velho não termina de morrer e quanto o novo não acaba de nascer”.
-Bertolt Brecht-

Trata-se de um estado no qual o pessimismo se apodera de nós e só sentimos vontade de não fazer nada. De desistir de tudo e ficar ali, apenas existindo. É normal que em algum momento de nossas vidas sucumbamos à tormenta mental. Se ela chega, porém, podemos lutar contra ela. Há três passos que podem nos ajudar a sair desse buraco. Aprofundaremos o assunto a seguir.

Como sair de uma tormenta mental

1. Observe-a por um momento e tranquilize-se

Pense em uma grande tempestade meteorológica. Quando ela está chegando geralmente o que fazemos é procurar um refúgio, já que se trata de um fenômeno incontrolável e impossível de encarar. Só podemos nos proteger. Uma vez que estamos em algum lugar seguro, muitas vezes simplesmente a vemos passar. Estamos embaixo da tormenta, mas é como se a estivéssemos olhando de fora, sem sermos afetados.

Mulher com nuvem nas mãos

Temos que fazer a mesma coisa com a tormenta mental. O primeiro passo é encontrar esse lugar seguro em nós mesmos, como um estado de serenidade. Para conseguir isso, o que deve ser feito é respirar profundamente durante uns 15 minutos. Se for possível, essa respiração pausada pode ser feita em um pequeno passeio pelas ruas próximas.

O passo seguinte é observar atentamente tudo que está acontecendo. Quais são as ideias que invadem a sua mente durante a tormenta mental? Anote-as em um papel. Faça uma lista, mas não pense nelas ainda. Simplesmente escreva como quem toma nota de um ditado. Por enquanto, não há mais nada que você possa fazer.

2. Examine as opções que você têm

Uma vez que você estiver mais calmo, e que tenha na sua frente uma lista com tudo que está em sua mente no momento, o próximo passo é começar a buscar o luz do sol que está atrás da nuvens. Não pense ainda em como sair da tormenta mental. Simplesmente procure algumas opções, algum caminho para sair desse estado no qual você se encontra.

Em outras palavras, o recomendado é que você pense se há alguma alternativa para se sentir melhor. A pergunta que deve fazer a si mesmo é: “O que eu posso fazer para tornar esse momento um pouco melhor?”. Concentre-se somente nisso: no momento atual, no aqui e agora. Não procure soluções de médio ou longo prazo ainda.

O que você precisa resolver nesse momento não são todos os seus problemas, você só precisa encontrar um caminho para sair dessa tormenta mental. O que você está querendo? O que você está precisando? Um abraço? Escutar uma música que o motive? Fazer um pouco de exercício físico? Comer algo gostoso que você aprecia muito? Seja o que for que te faça bem, é válido nessa hora.

3. Mãos à obra

Quando já tiver detectado o que pode confortá-lo nesse momento, não espere nem um segundo: vá atrás disso. Faça o que tiver que fazer e faça logo. Se não detemos a tormenta mental a tempo, ela fica cada vez pior. Além disso, se deixar passar muito tempo, será mais difícil para você sair de lá. Por isso, deve simplesmente agir.

Mulher andando em trilho de trem

O que acontece durante uma tormenta mental é que ocorre um pequeno colapso em nossos pensamentos e emoções. Eles ficam fora de controle e deixamos de ver a realidade da forma como ela é, distorcendo bastante o panorama. Tudo é interpretado a partir de um ponto de vista bem mais grave e mais difícil nesse momento. Não é verdade que o mundo seja como o estamos vendo. Nós o percebemos desse modo porque estamos sob circunstâncias difíceis que, por um momento, nos privaram da imparcialidade, inundando o contexto de medos e expectativas terríveis.

Por isso é importante sair o mais rápido possível dessa tormenta mental. Temos que recuperar a serenidade e voltar a ter o controle sobre a situação. Em momentos assim não pense em outra coisa: foque em voltar para seu centro. Deixe todo o resto de lado. Sua mente e seu coração estão lhe dizendo que deve olhar para dentro para se recompor diante do que está acontecendo. Escute essa voz e sua sugestão. Depois que a tormenta se acalmar, poderá ver tudo a partir de outra perspectiva, bem mais agradável.