3 teorias de motivação profissional

As teorias de motivação profissional, quando bem aplicadas em uma organização, melhoram notavelmente sua produtividade. Neste artigo, vamos apresentar as mais importantes.
3 teorias de motivação profissional
Sergio De Dios González

Revisado e aprovado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Última atualização: 22 dezembro, 2022

Uma das partes fundamentais da vida é o trabalho, visto que o expediente profissional ocupa boa parte do nosso dia. Ou seja, se comparadas às horas de sono e de tempo livre, acaba sendo uma boa fração da nossa vida. Por isso, é extremamente importante estar satisfeito e motivado em nosso emprego. Para isso, nada melhor do que conhecer essas 3 teorias de motivação profissional.

O trabalho não é apenas o meio para ter uma situação financeira que permita a nossa subsistência, mas também está diretamente relacionado com a insatisfação ou a satisfação que sentimos no âmbito pessoal. Por isso, é imprescindível se sentir bem com o trabalho que se desempenha, o que fará com que o grau de motivação seja alto.

A motivação profissional não é apenas uma garantia de bem-estar para a pessoa que a tem, também é uma garantia de resultados para a empresa. Se você deseja aumentar a motivação para realizar seu trabalho, neste artigo vamos falar de várias teorias de motivação profissional elaboradas por pesquisadores que podem te ajudar a alcançar essa meta.

O que é a motivação profissional?

Em primeiro lugar, vamos deixar claro o que exatamente é a motivação profissional antes de adentrarmos nas estratégias para lidar com ela. Pois bem, a motivação profissional é o impulso ou a força interna que nos leva a realizar de forma desejada e voluntária as tarefas de trabalho, empregando para isso nossos recursos mentais e físicos com o objetivo de alcançar uma meta desejada.

Quanto maior for a meta, é provável – embora também ainda seja preciso considerar outras variáveis – que as tarefas de responsabilidade profissional de determinada pessoa sejam melhor desenvolvidas. Assim, em muitos casos a produtividade e a competitividade aumentam, além de melhorar a sensação pessoal, já que há elevação da autoestima, da segurança e da sensação de autorrealização pessoal.

Motivação profissional

Teorias de motivação profissional

1. Teoria da equidade de Adams

Esta teoria tem grande importância na área que estamos analisando. Sua hipótese principal é a seguinte: a motivação profissional se baseia na forma como o empregado valoriza a tarefa que realiza, na compreensão que obtém em troca e na comparação desta com as que os outros trabalhadores obtêm.

Em função dos resultados obtidos nessa comparação, a pessoa estará mais ou menos motivada, o que influenciará suas ações. Quanto maior a compensação, maior o envolvimento do trabalhador. Quanto menor a compensação, o trabalhador se sentirá menos valorizado e seu envolvimento se reduzirá visivelmente, podendo chegar inclusive a abandonar o trabalho.

Em resumo, a motivação surge do fato de ser tratado de maneira justa e se sentir satisfeito com o obtido em troca do trabalho realizado. Por isso, é de vital importância valorizar corretamente os funcionários.

“Escolha um trabalho do qual você goste, e não terá que trabalhar um só dia na sua vida”.
-Confúcio-

2. Teoria da motivação e higiene de Herzberg

Neste caso, o autor destaca a necessidade da valorização daquilo que as pessoas consideram satisfatório em seu trabalho e daquilo que desejam. Dessa forma, consegue-se identificar os elementos que provocam insatisfação ou que transformam o trabalho em uma tarefa não satisfatória.

Para diferenciá-los, denominou como fatores de higiene todos aqueles que fazem com que o trabalho seja satisfatório, mas que não são motivadores. Isto é, o salário, as relações pessoais, a estabilidade, a supervisão, etc.

Também distinguiu os fatores de motivação propriamente ditos, nos quais estão incluídos as promoções, o reconhecimento, a responsabilidade, a realização, a posição, o desenvolvimento, etc. Ou seja, fatores que verdadeiramente fazem com que haja satisfação e, portanto, motivação.

Trabalho em equipe

3. Teoria das necessidades aprendidas de McClelland

Trata-se de uma das teorias da motivação mais conhecidas. Para seu desenvolvimento, o autor se baseou na comparação das atuações de vários executivos que trabalham em diferentes tipos de empresas, obtendo a conclusão de que existem várias necessidades que devem ser satisfeitas para que um trabalhador se sinta motivado.

Estas são, basicamente: a necessidade de obter conquistas – buscando a satisfação em melhorar a eficiência e a atuação do próprio trabalhador – o equilíbrio entre poder e reconhecimento e entre desafio e sucesso, e a necessidade de pertencer ao grupo e ter contato com os demais.

Essas são 3 das teorias fundamentais da motivação profissional. Conhecendo-as e aplicando-as, pode ser mais fácil melhorar a eficácia e a produtividade das organizações.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Huilcapi-Masacon, M.R., Castro-López, G.A. y Jácome-Lara, G.A. (2017). Motivación: las teorías y su relación en el ámbito empresarial. Revista Científica Dominio de las Ciencias, 3 (2): pp. 311 – 333.
  • Rivas, M.E. y López, M. (2012). Psicología Social y de las Organizaciones. Manual CEDE de Preparación PIR, 11. CEDE: Madrid.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.