4 dicas para dormir melhor

· maio 11, 2018

Um sono de má qualidade é um dos problemas mais comuns que existem. Os problemas de saúde, a falta de tempo, ou simplesmente uma má higiene do sono são muitas vezes os responsáveis. Felizmente, dormir melhor é possível, sempre e quando nos empenharmos.

Muitas pessoas se acostumam a usar técnicas de relaxamento para conseguir descansar. E embora seja uma das atividades mais recomendadas para promover um estado de calma e de paz que nos induz ao sono à noite, nem todos são capazes de alcançá-lo. É necessário estudar cada circunstância de forma particular e estabelecer as soluções que mais se adequam a cada um de nós. Portanto, existem outros métodos e recomendações para pegar no sono.

Por que não consigo dormir bem?

Alterações sazonais

Muitas pessoas têm problemas para dormir com a mudança de estações. As alterações de temperatura parecem ter muito a ver com isso, assim como as horas de luz. Nestas circunstâncias, a insônia se faz presente, tornando-se um desconforto recorrente.

Agora, a mudança de estação não afeta a todos por igual. No entanto, as pessoas afetadas geralmente descansam normalmente após algumas semanas. Enquanto isso, devem aprender a relaxar e evitar ficar angustiadas pela situação.

Mulher com insônia

Ansiedade e estresse

Os altos níveis de ansiedade e estresse repercutem de forma negativa na qualidade do sono, assim como como na sensação de descanso, já que nos encontramos em uma situação de alerta.

Uma maneira de gerenciar os problemas do sono relacionados à ansiedade e ao estresse é relaxar, mas, como conseguir isso? Praticar meditação, exercícios respiratórios ou mindfulness é útil para diminuir nossos estados de preocupação.

A ansiedade não deixa de ser uma preocupação com situações futuras, e o estresse um sinal de sobrecarga. Agora, desde quando um problema foi resolvido pensando constantemente sobre ele? O estresse diminui quando utilizamos nossos minutos de descanso para continuarmos andando em círculos? Nenhum problema é para sempre, e quase tudo tem uma solução; a questão é que nem sempre podemos encontrá-la naquele mesmo instante.

No entanto, se depois de um tempo estivermos iguais ou piores, a recomendação é procurar um especialista. Às vezes uma ajuda extra é necessária para lidar com o que tememos e o que nos preocupa.

Exposição à tecnologia

Está demonstrado que uma superestimulação tecnológica à noite pode causar efeitos negativos nos ciclos de sono. Uma das dicas para dormir melhor se concentra em remover tudo que pode excitar muito a nossa mente nas horas antes de irmos para a cama.

O mais recomendado para aqueles que não sabem o que fazer é ler. O cérebro não fica tão exposto quanto com computadores e celulares, e é uma atividade muito mais saudável. Consiga um bom livro e mergulhe em uma ótima história.

“O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente para infinitas possibilidades”.
-Albert Einstein-

Os celulares atrapalham o sono

Dicas para dormir melhor

Fazer exercícios

Fazer exercícios é, além de muito saudável, uma ótima maneira de se cansar. Após a prática, o corpo está mais cansado e quer apenas relaxar. O mesmo ocorre com a mente, que receberá os efeitos positivos das endorfinas geradas pelo exercício.

Estabelecer horários e rotinas

Estabelecer algumas rotinas e cumpri-las nos ajuda a levar uma vida mais organizada e a não confundir nosso organismo com os horários destinados a dormir. Portanto, é aconselhável fazer uma atividade relaxante (como ouvir música clássica, ler ou meditar) antes de dormir e sempre tentar fazê-lo na mesma hora. Embora pareça uma trivialidade, muitos médicos utilizam os horários e as rotinas em crianças e idosos para obter resultados semelhantes.

Homem dormindo

Dizer adeus às bebidas com cafeína

É imprescindível dizer adeus ao café, ao chá e aos refrigerantes com cafeína, ou ao menos diminuir sua ingestão e tentar ingerir esse tipo de bebida pela manhã. Assim será muito mais fácil descansar.

À noite eles são totalmente proibidos. Por isso, podem ser substituídos por sucos, leite, chá de valeriana, infusões ou até mesmo água.

Dispensar o cochilo

Muitas pessoas estão acostumadas a dormir um pouco depois do almoço. Embora seja muito reconfortante, se você tem problemas de sono, o melhor a fazer é frear este hábito. Desta forma, quando chegar a noite, você terá muito mais sono e não haverá problemas para descansar de maneira adequada.

Como vemos, as dicas para dormir melhor estão ao alcance de nossas mãos, mas é necessário um requisito imprescindível: fazer a nossa parte. Modificar alguns hábitos nos custará mais em alguns casos do que em outros, mas valerá a pena se, em contrapartida, obtivermos um descanso reparador.