4 dicas para lidar com imprevistos

· setembro 4, 2018

As situações inesperadas nos obrigam a sair da nossa zona de conforto, esse lugar no qual ficamos presos a uma corda imaginária para nos mantermos estáveis e nos sentirmos seguros. Essas situações podem, inclusive, chegar a nos golpear de forma tão forte que ficamos paralisados sem saber o que fazer ou como agir e lidar com imprevistos.

É verdade que a maioria das surpresas que surgem em nossa vida tem pouca importância. Em algumas ocasiões, no entanto, podem acontecer situações muito desagradáveis que nos afetam profundamente a nível emocional. Na verdade, não é coincidência que a maioria das pessoas goste de ter o controle sob as situações da sua vida em geral, já que dessa forma geralmente nos sentimos muito mais confortáveis.

Apesar disso, a incerteza está sempre aí, virando a esquina. Podemos falar o mesmo sobre os imprevistos. Nada permanece eternamente. Por isso, temos que estar preparados para enfrentar a impermanência característica da vida, o inesperado e a sensação de insegurança diante do desconhecido.

A seguir, contaremos como enfrentar os imprevistos que surgem. Vejamos.

Pare e pense antes de agir para lidar com imprevistos

A primeira das dicas para lidar com imprevistos é não reagir de maneira impulsiva, ou seja, deixando que nossos medos nos dominem. Para isso, é recomendável fazer uma pausa para refletir e gerir nossas emoções e a forma como nos sentimos diante dos acontecimentos.

Talvez não seja tão fácil agir assim, mas o esforço valerá a pena. O mais importante na hora de lidar com imprevistos é evitar ser impulsivo e, dessa forma, fazer algo que possa gerar arrependimentos.

Mulher que não sabe lidar com imprevistos

Os primeiros instantes antes de agir são provavelmente os mais difíceis de gerir, mas também os mais cruciais. Por isso é tão importante manter a calma e evitar se deixar levar pelo impulso do momento, e dessa forma dar os primeiros passos com consciência e determinação.

Não esqueça que ao fazer uma pausa e tirar um tempo para pensar, você estará criando a oportunidade de escolher uma melhor opção. Praticar a respiração profunda e contar até 10 costuma ser muito útil para a maioria das pessoas na hora de lidar com imprevistos.

“A vida nos pega desprevenidos e nos obriga a caminhar em direção ao desconhecido quando não queremos, quando não precisamos.”
-Paulo Coelho-

Foque nos seus objetivos a longo prazo

O próximo passo para lidar com imprevistos consiste em lembrar e ficar focado nos nossos objetivos a longo prazo. Dessa forma, será possível abandonar os pensamentos de curto prazo, o que ajudará a priorizar suas necessidades futuras para agir diante da situação. Além disso, desse modo conseguiremos nos distanciar dos problemas e poderemos observá-los a partir de várias perspectivas.

Dessa forma, não se preocupe de forma excessiva com os problemas de curto prazo que surgem quando tentamos lidar com imprevistos. Trate de pensar sempre nos aspectos positivos que isso poderá trazer no futuro, nos objetivos que suas ações devem perseguir e em tudo que você poderá aprender com a situação que está acontecendo nesse momento.

Mantenha uma atitude positiva

Uma atitude positiva é uma grande vantagem em uma situação inesperada, mesmo que nem todos os eventos inesperados sejam negativos.

Em qualquer dos casos, mudar o foco é questão de atitude, esforço e treinamento. De todas as situações, poderemos sempre extrair algo positivo. Muitas vezes o que parece ser um problema, ou inclusive um desastre, pode ser uma oportunidade. Isso se deve ao fato de que um evento negativo pode despertar uma ambição, uma motivação e a persistência que conduz ao progresso e ao êxito.

Um exemplo que pode ajudar é pensar em um caso de demissão. Ser demitido pode eventualmente ser algo positivo, já que pode dar a oportunidade de encontrar um trabalho melhor no qual vamos nos sentir mais felizes.

Você não está sozinho

Quando a vida nos oferece situações difíceis, é muito fácil nos isolarmos na dor. Nesses momentos, devemos lembrar que com certeza há outras pessoas que passaram por situações similares ou inclusive por coisas ainda piores. Não seremos os últimos nem os primeiros a sofrer contratempos.

Apoio emocional para lidar com imprevistos

Conversar com pessoas que já viveram situações similares ao que estamos vivendo pode ajudar a gerar uma sensação de compreensão e a nos sentirmos amparados. Além disso, pode oferecer a possibilidade de conhecer outros pontos de vista e outras estratégias para lidar com a situação.

Por último, devemos ser conscientes de que apesar de não gostarmos da companhia da incerteza, ela virá sempre nos visitar algumas vezes ao longo da vida. Os imprevistos seguirão acontecendo. O importante é trabalhar na aceitação desses imprevistos e escolher não agir por impulso, seguir avançando aos poucos e, é claro, sempre em frente.