4 características dos empreendedores

· agosto 11, 2018

Cada um de nós, seja por uma escolha, pelas circunstâncias, ou por uma combinação de fatores influenciadores, tem uma ocupação. Neste artigo falaremos sobre algumas das características dos empreendedores, que fizeram esta escolha com base em sua iniciativa e no seu entorno.

Se perguntamos a eles, a maioria dirá que o que valorizam, principalmente, é ter um projeto próprio, pessoal, com o qual se identificam de uma ou outra maneira. Nele, investiram muitas horas e aprenderam muitas coisas no percurso; um aprendizado que foi fruto dos infinitos erros cometidos.

Mais do que a decisão inicial, o que os mudou foi o percurso, ao terem que enfrentar uma nova dificuldade a cada dia e conseguir superá-la. Para traçar um perfil mais preciso, vamos mencionar as 4 características dos empreendedores que podemos identificar na maioria deles.

Principais características dos empreendedores

“Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tiver a coragem de persegui-los”.
– Walt Disney –

Criatividade

Muitos empreendedores enfrentam o desafio de ter que criar novas soluções, porque transitam em um mundo mutante, no qual têm que se adaptar conforme decisões diárias. Desse modo, eles são uma espécie de fábrica de ideias para seguir adiante com o seu negócio.

Mulher empreendedora trabalhando

Além disso, os empreendedores tentam acrescentar um valor adicional a tudo aquilo que criam, aperfeiçoando o seu produto ou serviço para que o consumidor em potencial escolha a sua empresa e não a concorrência. Deste modo, eles tentam estar por dentro do que as pessoas precisam e, assim, coordenam os seus esforços para criar um produto que as seduza.

A maioria dos empreendedores são originais, não se deixam convencer pelos clichês. São bons, muito bons, medindo os riscos das apostas que fazem. Não costumam hesitar em sair com inteligência e a tempo de um projeto, quando todos os fatores indicam que este não vai dar certo.

Paixão

A paixão é o que faz com que muitos empreendedores dediquem horas a fio à sua empresa. Seus pensamentos e emoções estão concentrados nos seus projetos. Além disso, na maior parte do tempo que estão trabalhando, eles fazem isso fluindo, em sintonia com o entorno e os objetivos. Vamos mostrar por que a paixão ajuda os empreendedores:

  • Eles pensam de maneira positiva no futuro. Com inteligência e trabalho, eles têm fé para superar as dificuldades que aparecem no caminho.
  • A paixão os ajuda a ser valentes. Isso os leva a tomar decisões arriscadas.
  • Eles são mais espontâneos, o que permite que sejam autênticos e reajam diante de novas oportunidades.
  • Eles dedicam tempo ao seu negócio. A paixão lhes permite saber que o seu negócio precisa de atenção, para que funcione da forma como deve.

Definitivamente, a paixão faz parte dos empreendedores. Ela sempre os ajuda a aprender com os erros, a ser persistentes, e a dar o melhor de si mesmos, porque se concentram em seus projetos. Assim, no futuro, eles conseguirão ver os frutos dos seus esforços e da sua dedicação.

Visão

Os empreendedores traçam metas e, para isso, elaboram planos. Estruturas para o futuro, nas quais várias possibilidades são consideradas e são previstos muitos planos de ação. Ao mesmo tempo, estes planos costumam ser flexíveis e elaborados para ser sensíveis a prováveis circunstâncias eventuais.

Desse modo, os empreendedores definem objetivos e são flexíveis com os mesmos, pois sabem que eles não têm tudo controlado. Eles transformam as falhas em material potencial de aprendizado, ao investirem o seu tempo e esforço em tentar identificar as razões que facilitaram, ou impediram, que um determinado passo não saísse segundo o previsto.

Além disso, também costumam ter um “bom olho” para encontrar a pessoa que querem para um determinado cargo. Devemos ver os empreendedores como pessoas capazes de “inventar” vagas de trabalho, e de encontrar a pessoa ou pessoas que se ajustem melhor a essa ideia.

“Um empreendedor vê oportunidades onde os outros só veem problemas”.
– Michel Gerbe –

Jovem empreendedor

Determinação

Os empreendedores são pessoas determinadas. Os traços nos quais estão baseadas estas atitudes são os seguintes:

  • São assertivos.
  • São organizados.
  • Têm um grande autoconhecimento.
  • São perseverantes.
  • Obtêm resultados.
  • Têm clareza nos seus objetivos.
  • Persistem depois de errar.
  • Dedicam tempo a aquilo que querem conseguir.

A maioria dos empreendedores são pessoas que se entregam de corpo e alma aos seus projetos, o que favorece o seu crescimento e a sua sobrevivência em mercados bastante competitivos. São pessoas com uma criatividade inigualável. Além disso, como já mencionamos antes, eles são muito inteligentes controlando os riscos.

Tornar-se um empreendedor não é algo fácil. Não é algo indiferente às circunstâncias, ou que possa ocorrer da noite para o dia. A ideia é importante, o ponto de partida, esse primeiro passo sem dúvida é essencial. Sem ele, não existiria todo o resto. Agora, o mais apaixonante é o percurso, são os momentos em que o céu escurece, o mar se agita e o barco se mantém de pé diante da força da maré.

Falamos de pessoas que foram capazes de apostar numa ideia, de criar algo próprio, inclusive sabendo que a probabilidade de que tudo “desse certo” era pequena. Daí o motivo de muitos dos empreendedores serem tão admirados e terem tantas histórias para contar.

“O otimista sempre tem um projeto; o pessimista, uma desculpa”.
– Anônimo –