4 frases de Bruce Lee para despertar o seu guerreiro interior

· novembro 5, 2018

As frases de Bruce Lee inspiraram milhões de pessoas em todo o mundo. Ele escreveu, ao longo dos anos, os seus pensamentos e ideias sobre como viver a vida ao máximo e sobre o seu modo de entender as artes marciais.

Após a sua morte, foram publicados muitos livros reunindo os seus pensamentos filosóficos e a maneira inspiradora como ele viveu.

Desde muito jovem, Bruce Lee estava obcecado em viver melhor em um sentido transcendente. Isso se reflete nas incontáveis horas que ele passou lendo livros, especialmente livros de autoajuda, filosofia e artes marciais.

Bruce Lee pegou toda a teoria que leu e a colocou em prática. Qualquer lição importante que ele pudesse captar em um nível intelectual, aplicava em sua vida diária. As artes marciais foram o seu principal veículo. Para ele, elas eram um meio de autodescoberta e autoexpressão.

Graças às artes marciais, ele conseguiu entender melhor quem era, sair da sua zona de conforto, testar os seus limites e enfrentar seus medos.

Lutar era a sua maneira de se relacionar gentilmente com seus demônios interiores, de expandir o senso de si mesmo e de expressar a essência do seu próprio ser. Através dos seus livros, filmes e entrevistas, Bruce Lee transmitiu a sabedoria que adquiriu ao longo dos anos de estudo e prática.

Neste artigo deixaremos uma pequena seleção de frases de Bruce Lee que são um presente para despertar o guerreiro interior que existe dentro de nós.

Frases de Bruce Lee que servem de inspiração

Simplifique, deixe de lado o que não é essencial

“Não é um aumento diário, mas uma diminuição diária, o que não é essencial é cortado”.

Muitas vezes investimos uma boa parte do nosso tempo em missões que não ajudam o nosso bem-estar. Fazer trabalhos que não gostamos, comprar coisas de que não precisamos, passar tempo com pessoas de quem não gostamos, etc.

De acordo com Bruce Lee, a simplicidade é a chave para a satisfação e o desenvolvimento. Quando aprendemos a simplificar, podemos deixar de lado o que não contribui para o nosso crescimento pessoal e focar no que realmente queremos fazer.

Assim, esvaziamos a nossa mente de obstáculos que nos impedem de prestar atenção às nossas verdadeiras necessidades.

Mulher sentindo aroma de dente-de-leão

Flua e adapte-se ao que vier, assim como a água

“Não se acomode em uma forma, adapte-a, construa a sua própria e deixe-a crescer, seja como a água. Esvazie a sua mente, seja amorfo, moldável. Se você colocar água em um copo, ela se tornará o copo. Se você colocar água em uma garrafa, ela se tornará a garrafa. Se você a colocar em um bule, ela se tornará o bule. A água pode fluir ou colidir. Seja água, meu amigo”.

A vida está em constante mudança, explica Bruce Lee. Portanto, a menos que aprendamos a nos adaptar, certamente experimentaremos uma tremenda resistência. Isso nos aprisionará em um constante estado de sofrimento.

A água é suave, mas é mais forte que tudo que existe, pois não pode ser quebrada. Isso se deve à sua capacidade de se esquivar, de se adaptar e se mover com a natureza das coisas. Agindo dessa forma, ela conquista tudo sem luta.

Podemos aprender a superar qualquer obstáculo que encontrarmos no nosso caminho fazendo como a água, não lutando contra ele, mas o abraçando, movendo-nos com ele.

Seja você mesmo

“Seja sempre você mesmo, se expresse, acredite em si mesmo, não saia em busca de uma personalidade de sucesso para duplicá-la”.

Cada pessoa é um indivíduo único, dizia Bruce Lee. No entanto, a maioria das pessoas, em vez de adotar o seu próprio jeito, tentam se tornar alguém que elas não são. Infelizmente, não percebem que estão arruinando as suas vidas ao agir assim.

Esta é uma das frases de Bruce Lee para termos em mente no nosso dia a dia. Um pré-requisito para a autodescoberta e crescimento pessoal é seguir a sua voz interior e se expressar honestamente. “Não importa o que seja, você deve deixar a sua luz interior guiá-lo para fora da escuridão”, dizia ele.

As oportunidades do futuro

Continue aprendendo: você está em constante evolução

“Não há maturidade. Em vez disso, há um processo de maturação em constante evolução. Porque quando há uma maturidade, há uma conclusão e um final. Este é o fim. É quando o caixão está fechado. Você pode estar se deteriorando fisicamente no longo processo de envelhecimento, mas o seu processo pessoal de descoberta diária está em andamento. Você continua a aprender mais e mais sobre si mesmo todos os dias”.

Para Bruce Lee, a vida é uma jornada contínua em direção à sabedoria, para que, através das nossas experiências diárias, compreendamos melhor quem somos e o mundo em que vivemos. Assim amadurecemos como indivíduos.

A sabedoria é um processo sem fim. Quanto mais velhos ficamos, mais desenvolvemos a nossa compreensão. Aqueles que deixam de crescer na mente e na alma são aqueles que, na verdade, não vivem.

Por isso, outra das frases de Bruce Lee que devemos ter em mente é a seguinte: “É possível que estejamos nos deteriorando fisicamente no longo processo de envelhecimento, mas o seu processo pessoal de descoberta diária está em curso. Você continua a aprender mais e mais sobre si mesmo todos os dias”.

Esperamos que você tenha gostado desta pequena seleção de frases de Bruce Lee!