Pessoa insegura: 4 sinais que revelam esta característica

4 sinais que revelam uma pessoa insegura

Janeiro 5, 2017 em Psicologia 0 Compartilhados
4 sinais que revelam uma pessoa insegura

Alguma vez você conheceu alguém que fez você se sentir inferior, talvez até um verdadeiro farrapo, enquanto você achava essa pessoa o máximo que poderia aspirar ser na vida? Com certeza sim. O mais curioso de tudo isso é que por trás dessa atitude de segurança e grandiosidade costuma existir uma pessoa insegura.

É muito comum que a pessoa insegura esconda seus medos e temores por trás de uma atitude de falsa segurança, que passa por fazer com que os outros se sintam inferiores. Isto não é falta de humildade, mas trata-se do que Alfred Adler denominou de complexo de inferioridade. Não à toa, por trás de uma pessoa com complexo de inferioridade existe uma pessoa insegura.

Segundo Adler, as pessoas que se sentem inferiores procuram compensar este sentimento através do que ele chama de luta pela superioridade. O único jeito que estas pessoas encontram para enfrentar a incerteza das suas capacidades e se sentir bem é fazendo as outras infelizes. Para Adler, esta luta pela superioridade está no núcleo da neurose.

Insegurança e narcisismo

Atualmente acredita-se que esta luta pela superioridade é uma característica do transtorno de personalidade narcisista, que é um desvio no desenvolvimento normal da própria personalidade que se traduz em uma pessoa que procura constantemente aumentar a autoestima.

pessoa-narcisista

No narcisismo podemos encontrar dois tipos de padrão: o grandioso e o vulnerável. O narcisista grandioso se caracteriza pela extroversão, o domínio e a busca de atenção. Por outro lado, o narcisista vulnerável é muito sensível à crítica ou à frustração, a tal ponto que as críticas podem chegar a obcecá-lo. Além disso, é notória a deterioração dos seus relacionamentos sociais por causa da sua pretensão e constante necessidade de admiração.

Em qualquer um dos casos, quando estamos lidando com alguém que nos faz sentir inferior, é muito provável que o narcisismo e a falta de autoestima sejam os culpados. De fato, embora o narcisismo nem sempre chegue a níveis patológicos, pode caracterizar as pessoas em maior ou menor medida.

Autoestima e narcisismo

Usando os conceitos de narcisismo aberto e narcisismo encoberto, em vez de narcisismo grandioso e narcisismo vulnerável, alguns pesquisadores acreditam que é possível caracterizar melhor o narcisismo. Uma coisa que abriria as possibilidades de tratamento clinico do problema, já que este estaria mais adaptado ao tipo de narcisismo do paciente.

Neste sentido, o psicólogo James Brookes, da Universidade de Derby (Reino Unido), decidiu pesquisar como as pessoas com elevada tendência narcisista viam a si mesmas em termos de autoestima, auto-eficiência e confiança na sua capacidade para ter sucesso. Usando uma mostra de estudantes universitários, Brookes analisou a relação entre o narcisismo aberto e o encoberto, a autoestima e a auto-eficiência.

Traços narcisistas que revelam uma pessoa insegura

A pesquisa proporciona algumas pistas que ajudam a definir a personalidade narcisista e que podem oferecer uma ideia das formas através das quais é possível interpretar as ações dos narcisistas, com os quais nos relacionamos por meio da avaliação das suas inseguranças.

As pessoas inseguras procuram fazer com que você se sinta inseguro

Você costuma questionar seu próprio valor quando você está com alguma pessoa? Essa pessoa está sempre transmitindo seus pontos fortes? Se você é uma pessoa que em geral não se sente insegura, mas que perto de certas pessoas começa a duvidar ou a se sentir inferior, é muito provável que essas pessoas estejam projetando suas inseguranças sobre você.

mulheres-discutindo

As pessoas inseguras precisam mostrar suas conquistas

Nem sempre é preciso que uma pessoa insegura afirme a si mesma com um comportamento que leva o outro a se sentir inseguro. Muitas vezes para as pessoas inseguras é suficiente fazer alarde do seu grande estilo de vida, do seu enorme currículo ou de quão fantástica é a sua família. É o seu jeito de convencerem a si mesmas de que realmente têm valor.

As pessoas inseguras falam da sua própria humildade com uma frequência exagerada

Exibir humildade é uma forma disfarçada de se fazer notar, de fazer os outros se sentirem inferiores e de falar de suposições que nem todo mundo pode se propor ou se permitir. Deleitar-se na humildade e na aceitação do que não pode ser é uma característica das pessoas inseguras, que as denuncia em qualquer contexto.

As pessoas inseguras costumam se queixar de que as coisas não são suficientemente boas

As pessoas com grande complexo de inferioridade não sentem que tenham o suficiente para se sentirem afortunadas. Parece que se sentem inseguras no momento, definem para si metas muito elevadas, com prestígio e que certamente não poderão alcançar, no intuito de adquirir uma notoriedade diante dos outros que as suas conquistas atuais não lhes dá. Desta forma, mostram a sua superioridade por metas supostamente superiores, que acabarão reforçando a sua insegurança ao não serem alcançadas.

Comentários finais

Ser capaz de detectar a insegurança nas pessoas que o rodeiam pode ajudar a eliminar todas essas dúvidas que você guarda sobre a sua própria imagem e as suas capacidades. Sendo assim, você conseguirá resolver essas dúvidas que as pessoas inseguras precisam fomentar em você para se sentirem melhor consigo mesmas.

Não ceder diante dessas dúvidas pode ajudar você a cultivar sentimentos de plenitude, tanto em você mesmo quanto nas pessoas inseguras que você tem ao seu redor. O complexo de inferioridade destas pessoas não melhora enquanto você se sente inferior; é apenas uma solução passageira. Contudo, pode lhe causar uma ferida profunda e difícil de curar.

Não permita que o diminuam. Não adote uma postura defensiva ou de crítica. Em vez disso, tenha compaixão dessas pessoas que estão em conflito consigo mesmas.

Recomendados para você