5 benefícios psicológicos da natação

· dezembro 17, 2018

A natação é um exercício recomendado para pessoas de todas as idades. Trata-se de uma atividade que cuida de nossos corpos, mas também das nossas mentes. Em comparação a outros esportes, como a corrida, tem a vantagem de ser muito menos hostil e de envolver mais músculos durante o treino. A seguir, falaremos sobre os benefícios psicológicos da natação.

A partir de uma perspectiva psicológica, é um oásis para os problemas cotidianos e a ansiedade associada. Ao mesmo tempo, permite o desenvolvimento de valores muito positivos, como a perseverança e a resistência.

Os benefícios físicos da natação são ilimitados. De maneira geral, é um esporte bastante completo, fantástico para o treinamento cardiovascular, para a resistência e a tonificação. Além disso, é uma atividade ideal para quem está se recuperando de uma lesão ou para pessoas que sofrem de dores nas articulações.

Você deve saber que a natação é o único esporte que é recomendado em mais de 80% dos casos médicos e tem um grande público-alvo, por ser acessível de crianças a idosos. De fato, estudos confirmam que nadar ajuda a combater muitas doenças, já que cria um estado de conforto físico e psicológico.

Ao mesmo tempo, pesquisas respaldam o fato de que, através de suas qualidades, a água exerce um forte efeito tônico sobre o sistema nervoso. Por isso, as atividades aquáticas costumam ser recomendadas para pessoas que sofrem de transtornos mentais.

Como já mencionamos, a natação tem o extraordinário poder de fortalecer a nossa saúde. Entretanto, você conhece os benefícios psicológicos da natação? Falaremos sobre eles abaixo:

Benefícios psicológicos da natação

Reduz o estresse

Primeiramente, a natação pode reduzir o estresse, igualmente ou ainda mais do que outras práticas físicas. É uma atividade muito relaxante, que permite um maior fluxo de oxigênio para os músculos, forçando a regulação da respiração.

Da mesma forma, a natação pode ajudar a promover o crescimento de novas células cerebrais em partes do cérebro que são perdidas devido ao estresse crônico. Portanto, é uma atividade que pode influenciar positivamente a sua capacidade de gerenciar e enfrentar o estresse.

Benefícios psicológicos da natação

Fornece energia

Em geral, nos sentimos cansados depois de praticar a maioria dos esportes. No entanto, a natação é única nesse sentido. Na verdade, os especialistas recomendam nadar pela manhã para começar o dia com o pé direito. Isso lhe dará mais energia para encarar a jornada de trabalho com as melhores sensações.

Fortalece a autoestima

A natação é um treinamento físico para todo o corpo, permitindo que você queime o excesso de gordura e tonifique seus músculos. Isso, por sua vez, aumenta a confiança em si mesmo e a sua autoestima. Ocorre um efeito dominó: ao se sentir melhor consigo mesmo, seu humor também melhora de forma natural!

“Para alcançar o que você nunca teve, você terá que fazer o que nunca fez”.
– Mireia Belmonte-

Aumenta a potência cerebral

O treinamento cardiovascular faz com que o sangue oxigenado seja bombeado de forma mais eficaz. Quanto maior o fluxo sanguíneo, mais oxigênio o cérebro recebe. Em outras palavras, quanto melhor funcionar seu cérebro, melhor o resto do corpo reagirá.

Por meio da natação, você sentirá que as tarefas diárias serão mais fáceis de realizar, além de observar como seus níveis de concentração aumentam.

Benefícios psicológicos da natação

Age como um antidepressivo

O último dos benefícios psicológicos da natação que apresentamos a você é seu efeito antidepressivo. Apesar de se tratar de um esporte individual, as aulas costumam ser em grupo. Assim, elas proporcionam uma experiência social para os participantes. Por sua vez, o fato de completar os desafios contínuos oferecidos pela natação oferece uma sensação de conquista. A natação promove a liberação de endorfinas e neurotransmissores, como a serotonina.

Por fim, a natação é uma forma única de exercício, já que permite colher os benefícios do treinamento aeróbico, anaeróbico e de resistência sem causar um grande impacto nos ossos e músculos. Assim, o que você está esperando para começar a colher seus primeiros resultados?