Por que a autoconfiança e a autoestima são importantes?

Por que a autoconfiança e a autoestima são importantes?

2, julho 2015 em Psicologia 8 Compartilhados
autoestima

Construir autoconfiança e autoestima é um processo que demanda esforço, coragem e muita paciência. A autoconfiança se baseia na autoestima, na dignidade e em acreditar que você pode enfrentar qualquer desafio ou dilema da sua vida. A autoestima é a forma como falamos de nós mesmos.

Características das pessoas com autoconfiança e autoestima

– Acreditam nas suas habilidades. Mesmo sabendo que possuem pontos fracos, estão muito conscientes das habilidades que possuem e sabem tirar proveito delas. O mais importante é que não permitem que a opinião ou os comentários negativos daqueles que o rodeiam os afetem sem que haja um motivo, e se existir um motivo, são capazes de reconhecer seus erros e mudá-los.

– Resolvem os seus problemas. As pessoas com autoconfiança e autoestima são capazes de ver seus problemas e tomar as decisões que lhes permitirão seguir adiante. Enfrentam inclusive problemas que parecem ser mais complicados, e não esperam que ninguém lhes dê uma dica de como avançar. Eles encontram seus meios e seguem o caminho correto.

– Enfrentam e eliminam os seus medos. Todos temos medos, alguns irracionais, outros não. As pessoas autoconfiantes são capazes de aceitar seus medos, enfrentá-los e eliminá-los. Ainda que este possa ser um processo complicado, sabem que é necessário para seguir em frente.

– Têm habilidade para calcular riscos. As pessoas com níveis adequados de autoestima e autoconfiança são capazes de ver os riscos das ações que tomam. Além de enfrentar os medos que poderiam detê-las, conhecem as suas capacidades e são conscientes dos seus pontos fracos e do que não podem fazer.

– Se amam e se respeitam. Uma pessoa com autoestima e autoconfiança será capaz de se ver tal como é, amar-se e respeitar-se com todas as suas características. Isto se reflete em todos os aspectos da sua vida, já que irá definir certos padrões de conduta que está disposta a aceitar. Quando outros quiserem desrespeitar estes padrões, essa pessoa terá o valor e a decisão suficientes para exigir as atitudes que espera de forma educada.

A autoconfiança e a autoestima em sua vida.

Os psicólogos concordam que a autoconfiança e a autoestima são fatores determinantes em todos os aspectos da nossa vida:  nossa felicidade, o sucesso que obtemos, as relações interpessoais, a criatividade e a vida sexual, apenas para mencionar alguns. Segundo os psicólogos afirmam, quanto maior o nível de autoestima e autoconfiança que tivermos, maior será a facilidade para alcançar nossos objetivos.

Origens da autoestima e da confiança

Estas duas características se originam e são fomentadas desde a infância e dentro da família. Vale lembrar que este é o núcleo básico da formação do ser humano e que um ambiente dominado por pais excessivamente críticos e perfeccionistas pode causar sérios problemas emocionais nos adultos. Por outro lado, um ambiente saudável constrói adultos sadios física e emocionalmente.

Foto cortesia de Zhoozha