Superar uma rejeição amorosa: conheça 5 conselhos

5 chaves para superar uma rejeição amorosa

dezembro 16, 2017 em Emoções 432 Compartilhados
Superar uma rejeição amorosa

Ninguém gosta de levar um fora. No amor entre um casal, estão envolvidas muitas das nossas esperanças, dos nossos vazios e dos nossos traumas. Por isso, superar uma rejeição amorosa não é fácil. Sempre depende de muitas circunstâncias.

A perda de um grande amor pode ser devastadora quando, dentro de nós, carregamos uma prejudicial semente de sentimentos de abandono. Da mesma forma, quando somos rejeitados em uma determinada idade, ou em um momento da vida no qual estamos altamente vulneráveis. Se há decepções, ou maus-tratos, também pode se tornar muito difícil superar uma rejeição amorosa.

Apesar de tudo, sempre é possível. Levantar-se e seguir adiante nunca é fácil, mas tampouco é impossível. Na tarefa de superar uma rejeição amorosa, às vezes ajuda seguir alguns conselhos básicos. Estas são algumas das chaves que poderiam tornar o caminho mais fácil.

“Onde não puder amar, não se demore”.
-Friedrich Nietzsche-

Homem triste

1. Examine a ferida para superar uma rejeição amorosa

A primeira coisa que você deve fazer, mesmo que doa, é remover o curativo improvisado e examinar a verdadeira dimensão da sua ferida. O que você realmente perdeu? É importante que você responda a esta pergunta com a maior honestidade. Às vezes não perdemos o grande amor de nossas vidas, como acreditamos, mas sim uma série de ilusões e expectativas que colocamos nesse relacionamento.

Também é possível que a coisa mais dolorosa não seja a perda em si. Às vezes o ego dói mais. Talvez tenhamos trazido de algum tempo atrás uma certa dúvida sobre nosso valor, com o nosso próprio amor já ferido. A perda não faz mais do que nos mostrar essa realidade sem anestesia. Para superar uma rejeição amorosa, devemos separar o que realmente estava comprometido ali.

2. Expresse-se por todos os meios possíveis

Os sentimentos que não expressamos geralmente se tornam fontes de desconforto. Especialmente quando se trata de sentimentos negativos. É por isso que devemos abrir todos os canais possíveis para manifestá-los.

Esses canais são muitos, não apenas o de conversar sobre o que aconteceu. Você pode escrever, por exemplo. Quantas vezes for necessário. Você pode pintar essa dor, também pode dançar. Tudo aquilo que permita tirar esses sentimentos é válido para superar uma rejeição amorosa.

3. Gerencie o enfoque

Devido ao impacto psicológico da perda, o comum é que o pensamento seja coberto por um manto sombrio. Sem perceber, você começa a se concentrar apenas nos aspectos mais negativos de tudo. Você escolhe, involuntariamente, as interpretações mais dolorosas dos fatos e se concentra em todas as coisas ruins do mundo.

É importante que você não se deixe levar por isso. O que você deve fazer é reorientar sua atenção de uma maneira que seja mais construtiva para você. Não permita que a dor invada todo o seu ser, porque é um caminho que não te conduz além da amargura. Esforce-se para trazer pensamentos positivos para a sua mente. Empenhe sua vontade em apreciar todo o bem que ainda existe. Isso será de grande ajuda para superar uma rejeição amorosa.

Mulher triste por ter sofrido rejeição amorosa

4. Livre-se dos pensamentos estereotipados

A cultura insiste que uma perda ou um fracasso são totalmente indesejáveis. Está totalmente comprovado que isso não é verdade. Primeiro, porque tais situações são inevitáveis. Todos os seres humanos passam por isso. E segundo, porque não há maiores oportunidades de crescer do que as experiências difíceis.

Uma rejeição amorosa não é o fim do mundo. Pelo contrário. Cada final também marca um começo. Acontece o que deve acontecer. E é sempre positivo, se você quiser que seja positivo.

Homem em caverna diante de céu estrelado

5. Aproveite para fazer mudanças em sua vida

Se você sente que não pode continuar a viver assim, ótimo. É hora de se concentrar na mudança. Não pense na pessoa que você perdeu, mas sim nos outros aspectos de sua vida. Sempre há algo a ser descartado, sempre há algo a empreender. Concentre-se nisso.

Nada melhor para superar uma rejeição amorosa do que introduzir novidades. Aprender algo novo é sempre uma excelente alternativa. É uma atividade que ocupa sua mente e que levanta seus olhos para se concentrar em novos horizontes. Também é aconselhável começar a frequentar novos círculos sociais ou se empenhar em introduzir novos hábitos.

Você deve estar ciente de que nada do que fizer irá acabar com a dor automaticamente. As feridas do coração sempre exigem tempo. Não se apresse. Tolere o sofrimento e pense que este também te ajuda a crescer. Alimente a esperança e não caia no isolamento ou no vitimismo. Acredite que tudo sairá bem, afinal, você já não se reergueu outras vezes?

Recomendados para você