Os sentimentos negativos: Como expressá-los de maneira positiva?

· agosto 1, 2015

Muitas pessoas escondem seus sentimentos negativos, impulsionadas pela baixa autoestima ou ego. Outras esperam que os outros adivinhem o que elas sentem. Aprenda a expressar seus sentimentos sem medo e de forma eficaz.

Não importa se você está animado, frustrado ou triste, expresse seus sentimentos da maneira que achar mais confortável. Talvez você se sinta preocupado com os conflitos que esses sentimentos podem gerar com pessoas próximas a você, mas mesmo assim vale a pena expressá-los. As dicas a seguir irão ajudá-lo a colocar para fora as suas emoções e sentimentos negativos sem medo.

1. Pense exatamente em como você se sente

Quando você é capaz de definir a forma como você se sente em uma ou duas palavras, a ambiguidade fica para trás e você pode expressar seus sentimentos, emoções e pensamentos livremente. Tente ter cuidado, porque algumas pessoas podem interpretar mal essas emoções. O próximo passo é entender o nível de suas emoções, isto é, quanta raiva ou tristeza você sente.

2. Identifique a causa de suas emoções

Identifique a razão ou ou pretexto por trás das suas emoções. Talvez você tenha acabado de ser demitido do seu trabalho, por exemplo. Uma vez que você tenha clara a razão que está afetando sua vida, você poderá ver a situação de forma objetiva e reduzir mal-entendidos.

Saiba quais são as coisas que lhe incomodam e concentre-se nelas ao tentar expressá-las com palavras.

3. Expresse-se pintando ou escrevendo

Não há necessidade de se tornar o novo Shakespeare, mas você pode expressar seus sentimentos através de registros em um diário, histórias ou poemas que falem sobre as suas emoções. Você também pode desenhar e se concentrar em expressar o que você tem em mente. Claro que isso é algo abstrato, mas não se preocupe pois trata-se apenas de expressar-se livremente.

4. Livre-se da raiva com exercícios

A raiva é uma das emoções mais negativas para o nosso corpo e a nossa mente. Para evitar muitos dos seus efeitos negativos, podemos nos concentrar em fazer uma boa sessão de exercício para nos libertar. Encontre uma atividade física em que você não possa machucar ninguém, mas que o ajude a se livrar da raiva facilmente. Você pode optar por kickboxing, corrida ou algum esporte como vôlei ou tênis.

5. Fale com alguém em quem confie

Encontre alguém em quem você possa confiar para falar sobre seus sentimentos. Se você não sente vontade de falar diretamente, você pode usar uma carta ou e-mail. Desta forma, você vai se livrar de suas emoções e obter respostas que o ajudam a ver a situação sob outra perspectiva.

6. Grite ou chore… ou os dois

Chorar é uma maneira de liberar as emoções e pode ser muito útil para se livrar do que o machuca. Algumas pessoas têm dificuldade para chorar apesar de precisarem fazê-lo. Se este for o seu caso, você pode ver um filme triste que facilite que você entre em contato com suas emoções.

Esta ação lhe dá a capacidade de relaxar os músculos e as nossas emoções literalmente encontram voz.