5 coisas que as pessoas bem sucedidas fazem de forma diferente

· outubro 26, 2015

Qual é o segredo das pessoas bem sucedidas? O que elas fazem de diferente dos demais? É uma questão de hábitos, de atitudes, de aptidões?  É questão de sorte?  Ou elas simplesmente nasceram num meio propício para triunfar?

O sucesso não é algo com o qual a pessoa nasce e carrega debaixo do braço, ou algo que dependa somente do entorno de cada indivíduo. E mais, muita gente que nasce e é criada em ambientes potencialmente propícios e/ou rodeados de pessoas de sucesso (do seu jeito particular), acabam sendo menos sortudas e obtendo menos êxitos.

Isso ocorre pois, no que diz respeito a sucesso, os hábitos e o planejamento são pontos fundamentais, assim como o desenvolvimento pessoal, o desenvolvimento de valores e o planejamento de metas.

O que as pessoas bem sucedidas têm em comum

O que as pessoas de sucesso fazem não é tão difícil, você verá.

#1 – As pessoas de sucesso criam e perseguem metas S.M.A.R.T.

S.M.A.R.T. é um acrônimo que, em inglês, significa Specific, Measurable, Attainable, Relevant, and Timely. A tradução em português seria algo como Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Oportuno, ou seja, ter metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e oportunas. Neste sentido, as metas S.M.A.R.T. são realmente smart (inteligentes).

Quando uma pessoa identifica seus objetivos SMART, ela encontra uma verdadeira motivação que a leva a persegui-los e a se sentir animada também para desenvolver as atitudes, habilidades e destrezas necessárias para isso.

#2 – As pessoas de sucesso tomam as medidas necessárias e decisivas de maneira imediata

A verdadeira razão pela qual muitas pessoas não têm sucesso é, simplesmente, porque não agem. Estudar, aprender, investigar… tudo isso é muito bom, mas não leva a nada enquanto o plano não for realmente colocado em ação.

O problema é que muita gente se dedica a sonhar, enquanto se prepara para algo que não chegará até que comece a correr atrás de verdade. A caminhada começa com um passo. As pessoas não se dão conta de que apenas preparar a mochila não é avanço nenhum.

O sucesso depende do simples ato de tomar a decisão de viver. As pessoas de sucesso tomam essa decisão e adotam as medidas necessárias e decisivas para isso.

#3 – As pessoas de sucesso se concentram em ser positivas, não em fazer muitas coisas

Em seu livro, “Trabalhe 4 horas por semana”, Tim Ferriss diz que é necessário reduzir a velocidade e lembrar que a maioria das coisas não faz nenhuma diferença. Estar ocupado é, frequentemente, uma forma de preguiça mental. Ele também diz que o pensamento preguiçoso e a ação indiscriminada não são a forma de triunfar. Devemos trabalhar de forma mais inteligente, não fazendo tudo da forma mais difícil.

No entanto, se você parar para observar o seu entorno e você mesmo, verá que as pessoas se esforçam para estarem ocupadas, mas estar ocupado não é o mesmo que ser produtivo. Estas pessoas ocupadas sempre estão no limite, agoniadas, e nunca chegam ao que querem. A solução, de acordo com Ferris, é reduzir a velocidade, rever os compromissos e os objetivos, e colocá-los em primeiro lugar.

#4 – As pessoas de sucesso evitam o perfeccionismo

Muitas pessoas são perfeccionistas e acham que isso é necessário, e inclusive sentem-se orgulhosas desta característica. No entanto, o perfeccionismo é um dos principais inimigos do avanço e do sucesso, pois a perfeição não existe, ao menos na vida mortal.

Não é que seja ruim perseguir a perfeição, muito pelo contrário, já que isso nos ajuda a melhorar. O problema é parar para tentar melhorar o que já está feito. As pessoas de sucesso tentam fazer as coisas da melhor forma que podem e aplicam as melhorias na oportunidade seguinte, sem parar para aperfeiçoar o que já está feito.

Lembre-se de que o mundo real não recompensa os perfeccionistas, mas premia as pessoas que fazem as coisas. Assim, a única maneira fazê-las é ser imperfeito 99% do tempo. Não duvide, entre em ação, aprenda com os resultados e repita este método uma e outra vez mais.

#5 – As pessoas de sucesso trabalham fora de sua zona de conforto

Muitas pessoas não aceitam as oportunidades simplesmente porque elas não se sentem prontas. Em outras palavras, sentem-se inseguras e acreditam que precisam de conhecimentos adicionais, habilidades, experiências, etc, antes de participar adequadamente de uma oportunidade. Infelizmente, este tipo de pensamento afoga o crescimento pessoal e o sucesso.

A verdade é que ninguém se sente 100% pronto quando uma oportunidade se apresenta. A maioria das grandes oportunidades na vida nos obrigam a crescer emocional e intelectualmente. Elas nos obrigam a sair da zona de conforto, o que significa que não vamos nos sentir totalmente confortáveis no início. E quando nós não sentimos confortáveis, não nos sentimos preparados.

Mas, ao longo da vida, surgirão diversas oportunidades para o crescimento pessoal e o sucesso. Se você quiser fazer mudanças positivas e novos avanços em sua vida, deverá abraçar estes momentos de oportunidade, apesar de nunca se sentir pronto para tudo. Isso é o que as pessoas de sucesso fazem.