Irritar-se de forma inteligente - A Mente é Maravilhosa

Irritar-se de forma inteligente

outubro 3, 2015 em Psicologia 0 Compartilhados
Irritar-se de forma inteligente

Irritar-se é algo normal e comum, mas às vezes não sabemos o que fazer com a nossa raiva. Pensamos “Fiquei revoltado, e agora o que faço?” Você pode agir bem ou mal, mas a revolta sempre é uma emoção difícil de controlar. Algumas pessoas sabem mantê-la sob controle, enquanto outras apenas podem deixar se levar.

Aqui vamos contar o que fazer para irritar-se de forma mais inteligente. Saiba a seguir.

Escolha o seu estilo

Irritar-se de forma inteligente

A primeira coisa a fazer é pensar o que fazer com a revolta, como agir com relação a ela. Para começar, é preciso saber que estilo de pessoa você é quando fica nervoso. Existem 4 opções:

1. Estilo passivo

Muitas pessoas guardam a revolta sem perceber que a estão reprimindo. Isto não é positivo, já que pode gerar ansiedade por não extravasar o sentimento. O lado positivo é que não se exaltam com facilidade, o que lhes dá a possibilidade de refletir em vez de agir de forma agressiva. Este estilo seencaixa muito bem com as pessoas que sofrem depressão.

2. Estilo passivo-agressivo

Este é o estilo “bomba”; a pessoa reprime a sua revolta mas cedo ou tarde irá explodir. Esta revolta também pode se apresentar na forma de indiretas ou demonstrações de sarcasmo muito sutis.

3. Estilo explosivo

A pessoa explosiva estoura a qualquer momento sem se reprimir. O seu nível de tolerância é muito baixo, de modo que frente a qualquer frustração irá bater e ferir até descarregar sua raiva. São as pessoas que precisam dar socos na mesa, socos na parede ou jogar palavras que ferem.

4. Estilo ganhador

Uma pessoa com estilo ganhador sabe expressar verbalmente a sua revolta. Ela faz isso depois de entender o que acontece e o motivo pelo qual se revoltou, para depois expressá-lo à pessoa correta sem ser agressivo.

Escolha a sua estratégia

Irritar-se de forma inteligente

Qual é o seu estilo? Com base nele, é preciso pensar em qual estratégia escolher quando você se revolta. Não se esqueça de que quando estamos revoltados agimos sem pensar, por isso é necessário refletir previamente.

1. Interrogue a sua irritação

Por que me revoltei? Tenho motivos para isto? O que devo fazer agora? Estas são perguntas que você deve fazer à sua própria revolta. Se você parar para pensar, talvez não tenha motivo para irritar-se, ou, pelo menos, para dar tanta importância à situação. Muitas vezes você pode deixar passar aquilo que lhe revolta, mas se não for assim, continuemos com o passo seguinte.

2. Deixe a sua revolta sair

Não a reprima! Isso não é bom e só vai acumular este sentimento, que poderá explodir a qualquer momento no futuro. Falar com alguém, gritar, sair para correr, entre outras coisas, são algumas das formas de deixar que a sua revolta seja colocada para fora. Encontre a sua maneira! Nós não somos iguais, qual é a forma de colocar para fora a sua revolta?

3. Expresse a sua raiva com palavras

Se você falar com alguém sobre o que está lhe revoltando, você irá conseguir se acalmar. Você terá se descarregado. Você não deve guardar a raiva para si mesmo, porque talvez você esteja enganado! A pessoa que o escuta pode fazer você ver as coisas de outra forma, como realmente são.

4. Escolher o momento e o lugar

Quando nos revoltamos, a pior coisa que você pode ouvir é que você tem que se acalmar. Por isso, se alguém está revoltado, afaste-se! A revolta é muito contagiosa e se você tentar remediá-la, talvez também termine irritado. Por isso, saia dessa situação e em outro momento e lugar, mais adequados, você poderá falar com essa pessoa.

5. O seu corpo também briga!

Ainda que mentalmente você já tenha deixado a revolta, talvez o seu corpo ainda não. O seu corpo também se comunica e demora mais que o seu cérebro para se desligar. Por isso, mesmo que você já não esteja mais bravo, talvez o seu rosto ou postura ainda reflitam isso. Por isso é bom caminhar, correr ou fazer alguma atividade para dispersar, para que a revolta o abandone em todos os sentidos.

E agora… você já sabe o que pode fazer com a sua raiva? A primeira coisa a fazer é determinar o seu estilo. Qual é? Depois, você já pode escolher a estratégia a seguir. A mais eficaz é poder falar com alguém, mas tenha em mente que você deve fazê-lo depois de se acalmar. Enquanto está irritado você é pura tensão, e pode machucar, sem querer, as pessoas que você mais ama.

Recomendados para você