5 coisas que você pode fazer antes das 9 da manhã

· novembro 13, 2018

Muitas vezes não damos ao começo do dia a importância que ele merece. Infelizmente, em várias ocasiões começamos o dia com estresse, pressa e ansiedade. O problema é que empregamos energia demais sem ela ser necessária. Por isso, hoje vamos apresentar alguns conselhos sobre as coisas que podem ser realizadas antes das 9 da manhã para que você possa se sentir melhor.

Por que alguns hábitos são importantes antes de começar a rotina de trabalho? Simplesmente porque eles são uma forma de criar uma certa disposição positiva para que nós sejamos mais produtivos e equilibrados ao longo de todo o dia.

“5 coisas para fazer antes de sair da sua cama: agradeça por um novo dia, pense em suas intenções para o dia, faça 5 respirações profundas, sorria sem nenhuma razão, e perdoe-se pelos erros cometidos ontem”.
– Autor desconhecido –

As coisas que você pode fazer antes das 9 da manhã são: uma série de exercícios, se alimentar, meditar, organizar o seu espaço e fazer o planejamento do dia. Vejamos, detalhadamente, cada uma destas ações.

Hábitos que você pode instaurar antes das 9 da manhã

1. Fazer exercícios

O exercício é, sem dúvida, umas das coisas que você pode fazer antes das 9 da manhã. É a melhor hora do dia para se exercitar. Esta não é apenas uma grande contribuição para a sua saúde física, mas também para a saúde mental.

O exercício influencia positivamente o humor. Ativa a circulação, os seus músculos, as articulações e o cérebro. Está inteiramente comprovado que fazer exercício melhora a função cerebral, e que o melhor modo de começar o dia é com a mente bem desperta e atenta a tudo.

Mulher fazendo ioga

2. Comer algo nutritivo

Os médicos e os nutricionistas insistem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. No entanto, são muitas as pessoas que ignoram esta recomendação. Não são poucas aquelas que costumam tomar só um café e comer algo bem leve.

Isso é bastante prejudicial porque implica começar o dia com um déficit energético. O ideal é que você possa se sentar e tomar o café da manhã com calma, consumindo alimentos nutritivos e proporcionando ao cérebro e ao seu corpo inteiro o impulso inicial para que o dia seja ótimo.

3. Meditar 5 minutos

Do mesmo jeito que os alimentos nutrem o corpo, a meditação alimenta o espírito. Cinco minutos diários de meditação antes das 9 da manhã podem ser decisivos na sua rotina. Esse momento sozinho com você mesmo faz uma grande diferença.

Meditar é respirar, sentir o seu corpo e dissipar a sua mente. Esta prática ajuda a processar os pensamentos e os sentimentos negativos ou prejudiciais que podem estar te desequilibrando. Um verdadeiro presente a si mesmo que vai acrescentar um pouco mais de harmonia ao dia inteiro.

Homem meditando

4. Organizar seu espaço

Organizar tem relação com resolver as pequenas tarefas domésticas cotidianas. Levar a roupa na lavanderia, arrumar a bagunça, levar o cachorro para passear… são atividades que, às vezes, se transformam em um problema quando não são realizadas a tempo. Por isso, o melhor é fazê-las o quanto antes.

Quando você deixa essas coisas para depois, é possível que elas fiquem dando voltas na sua cabeça. Pode surgir uma preocupação por aquilo que não foi realizado, e até um certo mal-estar ou desconforto ao saber que ainda faltam coisas a serem feitas.

Se você se acostumar a resolver todas essas pequenas coisas bem cedo, sua mente vai ficar disponível para fazer coisas mais importantes.

5. Fazer um planejamento

Sempre é bom fazer um planejamento adequado ao começar o dia, destacando os assuntos importantes e, logicamente, aqueles que são realizáveis. Isso vai ajudá-lo a se organizar mentalmente e distribuir o seu tempo.

Mulher planejando seu dia

Um dos aspectos mais importantes de elaborar este planejamento é que ele vai evitar muitos momentos de estresse. Nada pode inquietar mais do que estar confuso sobre o que se deve fazer e em que ordem as coisas devem ser realizadas.

Você acaba fazendo várias coisas ao mesmo tempo ou dedica tempo demais a algo que não é tão importante. Portanto, o segredo de um bom planejamento está em saber priorizar e descartar.

Como você pôde ver, as cinco coisas que você pode realizar antes das 9 da manhã são medidas de autocuidado. Pequenos atos de amor próprio que servem para realizar as suas atividades adequadamente, sem descuidar da sua saúde e protegendo a mente e o humor.

Vale a pena tentar e descobrir se você vai se sentir melhor.