Organizar sua vida interior: 5 conselhos úteis e importantes

5 conselhos para organizar sua vida interior

julho 11, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
Como organizar sua vida interior

Organizar sua vida interior é um processo sobre o qual você deve refletir se não quiser que o caos controle sua existência. A boa notícia é que, se alguma vez você já considerou a possibilidade de fazer isso, já está no caminho certo. Neste artigo vamos oferecer alguns conselhos para que você possa conseguir.

A primeira coisa que você deve questionar é o que você tem que pedir e o que você quer alcançar. Criar uma sensação de controle interno ajuda a identificar aquilo que lhe causa instabilidade e uma sensação de caos em sua vida. Desta forma, você poderá evitar a incerteza em sua vida. Isso fará com que você se sinta mais feliz e melhore o seu humor. A seguir, você verá os cinco passos que deve seguir para organizar sua vida interior.

Passos para conseguir organizar sua vida interior

Planeje suas metas a curto prazo

Organizar sua mente é fundamental para viver sem tensão. Para conseguir isso, a primeira coisa que você deve fazer é aprender a planejar.

Faça uma lista de tudo que você deseja conseguir. Procure administrar de forma adequada o seu tempo. Se, a princípio, você acha difícil priorizar tarefas, não se preocupe, anote tudo o que vier à sua mente e tente prestar atenção naquilo que considera mais importante.

Mulher escrevendo em caderno

Agrupe sua lista por categorias. Assim, seus objetivos começarão a tomar forma e isso fará com que seja mais fácil que aquilo que deseja se torne uma realidade.

Você deve definir metas de curto prazo realistas que você possa cumprir. Para cumpri-las corretamente, você precisa ser claro quando quiser alcançá-las. Por outro lado, você deve definir o modo como saberá que as cumpriu, qual critério vai ser utilizado neste sentido.

Depois de definir seus objetivos e o que você precisa para alcançá-los, assegure-se de continuar revisando suas prioridades para permanecer no caminho certo.

Faça uma pausa digital

Na era da Internet, das redes sociais e da ansiedade digital, cada vez mais pessoas escolhem “desconectar-se” de tudo. Embora a princípio pareça um comportamento um pouco drástico, se você fizer uma pausa digital, se sentirá mais relaxado com a passagem do tempo. Além disso, vai melhorar todos os aspectos da sua vida, desde o trabalho até os relacionamentos sociais.

O excesso de informação e a necessidade de estar sempre conectado causam estresse e ansiedade. Às vezes, nos fazem perder a perspectiva do nosso equilíbrio. Portanto, se você implantar uma desconexão total de algumas horas por dia, irá refrescar sua mente. Assim, evitará distrações que o impedem de organizar sua vida interior.

Cultive relacionamentos interpessoais

Muitas vezes estamos tão ocupados com nossa rotina que nos esquecemos de prestar atenção às pessoas que temos ao nosso redor. Alguma vez você já se perguntou qual é a coisa mais importante em sua vida? Para a maioria, a resposta é a família, os amigos ou o parceiro; isto é, suas redes de afeto.

Quando você respeita os outros e passa tempo suficiente com eles para cultivar experiências compartilhadas, está em posição de construir confiança. A confiança é essencial em todos os bons relacionamentos pessoais.  Não se esqueça de que as pessoas que realmente o amam sempre estarão lá, prontas para ouvi-lo e ajudá-lo a organizar sua vida interior.

As relações pessoais unilaterais não duram. Se uma pessoa é sempre quem dá e a outra é sempre quem recebe, a longo prazo a relação se desintegra. Para que as pessoas melhorem seus relacionamentos, deve haver uma reciprocidade. Portanto, cultive relacionamentos positivos que ajudem você a atingir suas metas pessoais, e aumente sua rede de suporte enquanto melhora a vida das outras pessoas.

Pratique hábitos de vida saudáveis

Aproveite este momento de mudança para começar a praticar hábitos de vida saudáveis. Descansar adequadamente, se alimentar de forma saudável e variada e se exercitar vai ajudar a ordenar aquele caos interior que o invade.

Mulher correndo no parque

Sua dieta deve ser saudável e equilibrada. A menos que seu médico “proíba” algum alimento, o mais aconselhável é comer uma variedade de alimentos. Por exemplo, frutas e verduras, carnes, leguminosas, cereais e laticínios. Tanto quanto possível, coma menos alimentos processados ​​e alimentos com açúcar.

Evite o sedentarismo: nunca é tarde demais para começar a se exercitar. O hábito de caminhar, dançar ou praticar um esporte específico nos ajuda a manter um peso corporal adequado. Além disso, reduz o risco de doenças, fortalece a autoestima e aumenta a sensação de bem-estar pessoal.

Finalmente, durma as horas que seu corpo precisa e estabeleça rotinas de sono. Dormir faz você se sentir bem tanto na hora do sono quanto ao longo do dia. É importante ter um sono agradável durante a noite, pois é isso que determina o humor que você terá durante o dia.

Pense em você

Às vezes você sente que a vida passa rápido demais, que escapa das suas mãos e que você não a aproveita o suficiente. Talvez o problema seja que você está se preocupando demais com o que os outros pensam e se esquece de cuidar de si mesmo.

No entanto, cultivar o respeito por si mesmo é a base do amor pelos outros. Cuidar de si mesmo tem um impacto favorável em nosso ambiente: se você satisfizer suas próprias necessidades, deixará de esperar que essas lacunas sejam preenchidas por outras pessoas. Isso também irá ajudá-lo a organizar sua vida interior e a contribuir mais para o mundo.

Neste artigo você viu cinco chaves para organizar sua vida interior e começar a aproveitar mais o que faz. Agora é a sua vez: escolha uma delas e coloque mãos à obra.

Recomendados para você