5 conselhos para combater o tédio ao estudar

· setembro 12, 2018

Sempre haverá alguma matéria que não nos interessa, mas que precisamos aprender: seja porque é necessário para o nosso trabalho ou faz parte da especialização que escolhemos. Nesse sentido, estudar algo de que não gostamos pode ser muito entediante. No entanto, existem algumas chaves para combater o tédio ao estudar.

Quando estudamos algo de que não gostamos, parece inevitável ficarmos entediados. Pode haver muitas datas, autores ou teorias que não nos interessam, mas temos que aprender. Nesse sentido, o tédio pode nos levar a procrastinar e deixar o estudo para o último momento, o que gerará muito estresse e ansiedade. Para evitar tudo isso, recomendamos algumas estratégias.

1. Vamos despertar a nossa curiosidade para combater o tédio ao estudar

Uma maneira de combater o tédio ao estudar é despertando a nossa curiosidade. A curiosidade nos ajuda a aprender com relativa facilidade e é uma das piores inimigas do tédio. De fato, se ela estiver presente, é mais improvável que apareça algo que nos distraia.

Imagine que precisamos estudar Quevedo, mas o livro explica tudo de uma maneira muito linear e chata. O que podemos fazer é procurar um vídeo, nos interessarmos pelo que aconteceu em sua vida ou, melhor, ir diretamente ao que ele escreveu. Certamente haverá algo que chame a nossa atenção, que não encontraremos nos livros e que atiçará a nossa curiosidade para saber mais.

“Nunca considere o estudo como uma obrigação, mas como uma oportunidade para penetrar no maravilhoso mundo do conhecimento”.
-Albert Einstein-

Como combater o tédio ao estudar

2. Estude em grupo

Embora em muitos casos o estudo individual seja essencial, o estudo em grupo será uma maneira de não ficar entediado. De fato, o estudo pode até ser mais enriquecedor. Imagine, seguindo o exemplo anterior, que alguém da nossa classe ama Quevedo (escritor espanhol). Podemos nos beneficiar muito disso se estudarmos em grupo: podemos fazer algumas perguntas e solucionar algumas das nossas dúvidas.

O estudo em grupo, além disso, é uma maneira de se motivar para estudar. Por exemplo, se combinarmos que amanhã todos temos que falar sobre um determinado assunto, criaremos uma pressão que nos ajudará a não procrastinar.

3. Mexa-se enquanto estuda

Uma boa maneira de combater o tédio ao estudar, além de melhorar a assimilação do conhecimento, é se mexer. Certamente você conhece muitas pessoas que estudam em voz alta enquanto caminham de um lado para o outro.

Isso nos ativa e evita a sonolência que sentimos se ficamos sentados sem nos movermos por muito tempo. Um grau básico de ativação fisiológica afastará a sensação de sonolência, ao mesmo tempo em que favorece a memorização de novos conceitos.

4. Trace pequenos objetivos com recompensas

Outra forma de combater o tédio ao estudar é nos automotivarmos com pequenos objetivos. Por exemplo, se tivermos que estudar as equações de primeiro grau, podemos dizer a nós mesmos que não sairemos da cadeira até acertarmos.

Uma vez que tenhamos conseguido, podemos nos recompensar pelo tempo que dedicamos a esse pequeno objetivo e o sucesso que alcançamos. Podemos sair para correr, dar um passeio ou comer um pedaço de chocolate, melhor se for chocolate amargo. Depois, poderemos continuar com outro objetivo, por exemplo, as equações de segundo grau.

“As pessoas com metas têm sucesso porque sabem para onde vão”.
-Earl Nightingale-

Jovem estudando no computador

5- Seja criativo

A última das chaves para combater o tédio ao estudar é fazer uso da criatividade. Isso tornará a sessão de estudo mais divertida. Se há algo que temos dificuldade para aprender, como algo relacionado a uma guerra se estivermos estudando história, podemos usar um post-it para mantê-lo presente e não esquecer.

Também podemos criar uma música ou tentar lembrar uma parte de uma música como se fosse uma história. Além disso, sublinhar e fazer esquemas pode nos ajudar a combater o tédio enquanto estudamos. Existem muitas alternativas.

Como você combate o tédio enquanto estuda? Você já utilizou alguma das opções acima? Estudar algo de que não gostamos pode ser difícil, mas sempre podemos fazer algo para mudar isso. Talvez, entre as chaves mencionadas, encontremos algumas que nos ajudem a estudar melhor e de forma mais eficaz a partir de agora.