5 dados curiosos sobre a ansiedade – A mente é maravilhosa

5 dados curiosos sobre a ansiedade

30, agosto 2015 em Psicologia 10 Compartilhados
a ansiedade

De acordo com uma notícia recente, foi inventado um sutiã que permite controlar a ansiedade. Parece estranho, não é mesmo? Bom, esse não é o único dado que contaremos neste artigo! Você aprenderá coisas realmente surpreendentes sobre uma das emoções mais comuns em muitos de nós, a ansiedade.

Como você certamente já sabe, tanto a ansiedade quanto o estresse têm consequências negativas em nosso corpo e nossa mente. O pior de tudo é que isso é mais frequente do que imaginamos.

As pessoas que são muito ansiosas, por exemplo, podem ter compulsão por comida; mas não é por qualquer tipo de alimento, e sim aqueles que contêm mais gordura ou açúcar. Esta “ingestão ansiosa” não elimina para sempre os sintomas, apenas os ameniza.

Também há pessoas que roem as unhas, que não conseguem dormir, que mudam os móveis de lugar, que saem para correr às 3 horas da manhã, que cozinham para um batalhão, etc.

A verdade é que cada pessoa vive a ansiedade da sua maneira e buscará mil e uma formas de atenuá-la.

ansiedade 2

Os roupa íntima que reduz a ansiedade

Este é o primeiro dado curioso do artigo: um grupo de pesquisadores estudou de que maneira uma peça íntima, como o sutiã, pode ter outra funcionalidade além de nos vestir (como se isso fosse pouco). Embora ainda seja um experimento e não esteja a venda, esse sutiã parece ser a solução para os problemas de ansiedade nas mulheres.

Essa peça íntima tem a capacidade de identificar as mudanças de humor na mulher, porque analisa o comportamento da pele, as batidas do coração e a respiração. Ele também está equipado com um eletrocardiograma sem fio ou móvel. As mudanças no estado de ânimo são detectadas com base em sinais físicos.

Conta com sensores que podem ser retirados sem problemas, para lavar ou usar em outras ocasiões (perfeito para combinar com diferentes roupas). No entanto, um dos inconvenientes atuais da invenção é que ele ainda não tem uma autonomia suficiente (somente 4 horas).

Quando começar a ser comercializado, quem estiver usando poderá receber um aviso no celular para avisar que seus níveis de ansiedade estão começando a aumentar, evitando chegar, assim, a um ponto de ansiedade onde já não tenha como voltar atrás… a menos que comamos três chocolates, dois pacotes de batatas fritas ou um quilo de sorvete.

Curiosidades sobre a ansiedade

Se a notícia do sutiã ainda não surpreendeu, estes dados realmente chamarão a sua atenção:

– A ansiedade tem a capacidade de alterar nosso olfato: quando estamos ansiosos, todos os aromas e cheiros parecem ruins, tanto os bons quanto os desagradáveis.

O sistema olfativo aumenta sua capacidade de ativação e somos capazes de encontrar cheiros dos quais não gostamos em qualquer canto. Embora isso possa ser bom, por exemplo se formos limpar a casa, não seria tanto se fôssemos preparar a comida.

– Se você faz exercício, reduzirá a ansiedade: talvez não seja algo desconhecido pela maioria, mas é um dado que vale a pena analisar.

Se você sair para correr, andar de bicicleta ou caminhar por 20 minutos no momento em que começar o quadro de ansiedade, ao voltar para casa você se sentirá mais calmo e tranquilo. Durante esse tempo, você vai liberar as tensões.

Pense no exercício que você mais gosta e lembre-se de que fazer esportes não só é bom para a sua saúde física, como também é excelente para a saúde mental.

– Se você for ansioso, perderá o equilíbrio: imagine o que poderia acontecer com um malabarista ansioso! Além das brincadeiras, a  verdade é que se você estiver muito ansioso, você se sentirá tonto sem nenhuma razão aparente, pode ser que você caia na rua ou veja tudo borrado.

Isso se deve ao grande desequilíbrio pelo qual seu organismo está passando. Nesse momento, é bom que você feche os olhos, comece a respirar profundamente pelo nariz e deixe que o tempo passe um pouco, antes de retornar às suas atividades.

– As pessoas com ansiedade são mais inteligentes: finalmente uma notícia boa! Bom, mas também não é questão de aumentar a ansiedade para que você vá bem em uma prova.

Existe uma grande relação entre a ansiedade e a inteligência verbal linguística. Certamente, deve-se ao fato da ansiedade aumentar a velocidade do pensamento.

Recomendados para você