5 Dicas para espantar as preocupações

5 Dicas para espantar as preocupações

junho 24, 2015 em Emoções 0 Compartilhados
preocupações

Você sente que não aproveita os bons momentos da sua vida porque sempre está preocupado(a) com alguma coisa? Pensa quase permanentemente no futuro dos seus filhos, em problemas econômicos ou de saúde? Esses pensamentos fazem com que seja difícil dormir? A maior parte do tempo você se sente amargurado por problemas diferentes?

É necessário que aprendamos a nos liberar desses pensamentos negativos e que aprendamos a viver plenamente, aproveitando tudo de bom que a vida tem a nos oferecer. Se você se sente incomodado(a) pelas preocupações, esse artigo é para você.

Por que nos preocupamos tanto?

Muitas pessoas se preocupam porque acreditam que esta é a melhor maneira de prevenir ou resolver os problemas. Sentem que, se não se preocuparem, estarão sendo irresponsáveis. Se não pensam nos problemas ou possíveis problemas, estes aparecerão e trarão consequências graves.

Claro que um certo grau de preocupação nos ajuda a evitar ou resolver algumas situações, mas a preocupação exagerada, aquela que nos impede de relaxar para desfrutar de um lindo dia de sol ou de uma festa, não traz nada de positivo para a nossa vida e causa exatamente o contrário.

Não é útil se preocupar quando…

… se trata de uma situação do passado. É óbvio que não se pode fazer nada para mudar o que já aconteceu. O que pode ser feito é aprender com o erro ou tentar melhorar as consequências no presente, mas não se pode modificar o passado.

… é um problema que não tem solução, ou cuja solução não está em nossas mãos. Se não pudermos fazer nada a respeito, a preocupação não tem sentido, certo? Claro, não é tão simples assim, mas devemos nos esforçar para abandonar esses pensamentos negativos e improdutivos que nos amargam o dia.

… é um problema que tem solução. Se puder fazer algo a respeito do problema que lhe preocupa, então deixe de se preocupar e mãos à obra. Em outras palavras, faça o que tiver que fazer. Se a solução não estiver em suas mãos, depois de fazer tudo o que estiver ao seu alcance, pare de se preocupar, pois já fez tudo o que podia.

Dicas para deixar a preocupação de lado

Este é um exercício que pode lhe ajudar a olhar os problemas com maior objetividade e a conseguir que as preocupações não invadam os seus pensamentos permanente.

1. Primeiro, descreva o problema que lhe preocupa, com muitos detalhes.

2. Depois, escreva tudo o que acredita que poderia acontecer.

3. Leia o que escreveu e tente pensar objetivamente. Não estaria exagerando um pouco sobre as consequências que o problema poderia ter?

4. Tente pensar no que diria sobre isso para a pessoa que mais admira. Quais são as diferenças, comparando com o que você pensa?

5. Marque o que talvez pudesse ser algo exagerado e, provavelmente, verá que o problema não é tão grave quanto parecia no começo.

Para finalizar, alguns outros conselhos para minimizar as preocupações e aproveitar a vida:

– Foque nos pensamentos positivos. Cada vez que se sentir preocupado com alguma coisa, concentre-se em mudar esse pensamento por um positivo.

– Desfrute o que sente e agradeça. Todos nós temos razões para nos sentirmos bem; é só uma decisão que deve tomar: focar naquilo que temos e não no que nos falta. Os motivos para ser grato são muito pessoais, mas pode aproveitar e agradecer, por exemplo, pelo fato de ter um lar, uma família, por poder sentir o sol em seu rosto, um banho quente, entre muitas outras coisas.

Tenha a segurança de que qualquer problema que se apresente, poderá ser resolvido ou superado. A preocupação, muitas vezes, vem do medo. O medo nos faz ver cada problema maior do que ele realmente é. É necessário ter confiança em si mesmo e saber que não há adversidade que não sejamos capazes de superar.

– Busque ajuda. Se, de verdade, você se sente incomodado pelas preocupações e pelos problemas que lhe impedem de ser feliz por isso, mesmo após ter se esforçado para mudar, talvez seja o momento de buscar ajuda profissional.

E nunca se esqueça do seguinte: ainda que, por vezes, seja difícil ver isso com clareza, estar bem e ser feliz são decisões que são tomadas. Devemos ser conscientes do grande poder que está dentro de cada um de nós. Quando nos propomos a fazer algo, só devemos ter confiança no que podemos conseguir e fazer o que tiver que ser feito para alcançar nossos objetivos.

Imagem cortesia de 2265524729

Recomendados para você