5 dicas para envelhecer feliz - A Mente é Maravilhosa

5 dicas para envelhecer feliz

Maio 9, 2018 em Curiosidades 0 Compartilhados
Dicas para envelhecer feliz

Envelhecer feliz é um desejo que quase todos compartilham. Mesmo quando a vida não foi um mar de rosas, sempre podemos fazer com que nossos dias sejam melhores. Especialmente em uma idade avançada, quando nos tornamos consciente de que não nos resta muito tempo.

Existem algumas ações básicas que podemos realizar para melhorar nossa qualidade de vida e envelhecer felizes. São medidas orientadas para preservar nossa saúde física e mental. Dão ênfase a aspectos essenciais, como o cuidado do corpo e o cultivo do afeto.

É verdade que quase nunca estamos prontos para a velhice. De um jeito ou de outro, ela sempre nos pega de surpresa. Superado este estupor inicial, é hora de redirecionar alguns aspectos para poder envelhecer feliz. Estes são cinco conselhos para conseguir.

“Envelhecer é como escalar uma grande montanha: enquanto subimos, as forças diminuem, mas a vista é mais livre, mais ampla e serena”.
– Ingmar Bergman –

1. Para envelhecer feliz, nada como o exercício 

O exercício é a via ideal para viver saudável e envelhecer feliz. A atividade física aumenta a produção de hormônios do bem-estar. Entre eles, as endorfinas. Além disso, trata-se de uma ferramenta decisiva para manter em boa forma todos os órgãos do corpo. Fazer exercício é uma excelente medida preventiva.

Além disso, não falamos apenas do exercício físico, mas também do exercício intelectual. Ler, escrever, fazer palavras-cruzadas e jogos são atividades que exigem pensar e ajudam a manter intactas as funções cognitivas, inclusive em idades avançadas.

Amigas idosas fazendo exercícios

2. Fortalecer a rede de amigos

O isolamento não é uma boa opção para nenhuma idade. Não é necessário ter um milhão de amigos, mas sim uma rede social mais ou menos estável. A interação com os demais contribui para manter em bom estado as habilidades intelectuais, além de fazer com que a vida seja mais agradável.

É verdade que às vezes o contato com os bons amigos se reduz pela força das circunstâncias. No entanto, é importante cuidar e cultivar esses vínculos. Sempre é mais fácil envelhecer felizes se contarmos com essas amizades valiosas, pessoas especiais que nos conhecem e apoiam.

3. Ter amigos de diferentes idades

A amizade é uma das formas de relação mais livres e amplas que existem. Sua natureza é muito flexível, o que é maravilhoso. Vale a pena não se restringir a ter amizades somente com os pares. Os amigos de gerações diferentes costumam ser muito proveitosos.

Para uma pessoa idosa, é muito bom manter o contato com gente jovem. Ao mesmo tempo, os jovens ganham muito se contam com amigos de mais idade. Em ambos os casos existem barreiras, mas também pontos de aproximação. Podemos envelhecer felizes quando sabemos valorizar toda a riqueza que existe nessa interação entre diferentes gerações.

Envelhecer feliz

4. Fazer somente as coisas que amamos

Para envelhecer feliz é necessário fazer uma depuração em diferentes áreas de nossa vida. Em idades avançadas já se sabe o que produz satisfação pessoal e o que não. Já foram feitas muitas coisas por dever e por compromisso. Agora é tempo de nos dedicarmos somente a aquilo que amamos e valorizamos de coração. Não existe tempo a perder.

Os últimos anos da vida não são os melhores para nos privarmos daquilo que desejamos. Pelo contrário. Como já foi cumprido o que podia ter sido cumprido, e já foram completados ciclos que deveriam ser completados, é hora de mudar de foco. Devemos nos dedicar somente a fazer coisas que nos deixem com um verdadeiro brilho nos olhos. Deixar de perder tempo no que não nos interessa.

5. Buscar novos papéis

Conhecer a nós mesmos ou ter hábitos consolidados não quer dizer que a vida não tenha lugar para a novidade. Na verdade, jamais terminamos de nos conhecer. Sempre surge alguma faceta que acaba nos surpreendendo.

Uma maneira de envelhecer feliz é explorar novos papéis, ter coragem de fazer aquilo que até agora não tínhamos feito. Buscar novos caminhos para aqueles talentos que até agora não tínhamos cultivado. Realizar projetos que até agora não tínhamos nos atrevido a tentar.

Casal idoso feliz

A velhice pode ser uma etapa maravilhosa se a recebermos com uma boa atitudeÉ verdade que devemos nos despedir de muitas das vantagens da juventude, mas isso também tem seu lado positivo. Somos mais livres e completos. Temos uma melhor perspectiva sobre tudo. Por isso podemos envelhecer felizes e nos sentir gratos pelas maravilhas que se encontram no acaso da vida.

Recomendados para você