5 estratégias para uma vida mais equilibrada

· junho 22, 2016

Seu tempo é limitado. Querer fazer de tudo ou ter que fazer tudo não faz nada além de consumir todos seus recursos e fazer você viver com um companheiro inseparável: o estresse. Aprender a caminhar de uma maneira mais equilibrada pela sua vida é essencial para se concentrar, atingir seus objetivos e ser a pessoa que você quer ser.

Um primeiro passo tem a ver com aprender a dizer “não” quando alguém lhe pede para assumir um compromisso que comprometa o seu tempo e desequilibre suas expectativas. Embora possa parecer difícil, aprender a dizer não mantém você mais equilibrado. Na verdade, muitas vezes são os compromissos aos quais dizemos sim que causam um excesso de estresse.

As estratégias a seguir vão ajudá-lo a encontrar o equilíbrio, controlar seus horários, aliviar o estresse diário e a assumir o controle da sua própria vida.

Conselhos para uma vida mais equilibrada

Elimine a desordem ao seu redor

Uma vida equilibrada é uma vida ordenada. Comece ordenando o seu ambiente, eliminando tudo aquilo que está sobrando e tudo que exija um trabalho extra de sua parte. É muito mais fácil manter um ambiente limpo e arrumado se você mantém apenas o que é essencial e o que é de fácil limpeza e manuseio.

O gesto de ordenar seu ambiente, jogar fora as sobras e simplificar a decoração, tornando-a funcional, servirá como uma metáfora para você. A libertação que você irá sentir ordenando e simplificando seu ambiente é a mesma sensação de fazer isso com a sua vida.

Livros-ordenados-em-uma-mesa 

Não invente desculpas dizendo que você não tem ajuda, que mais ninguém ao seu redor se preocupa e você está cansado(a) de sempre fazer tudo sozinho. Dê o exemplo e defina os meios para tornar mais fácil que todos possam manter a ordem, tanto no exterior quanto no interior.

Delegue

Tanto no pessoal como no profissional é muito difícil manter o controle de tudo. Querer supervisar e organizar absolutamente tudo gera estresse e ansiedade, especialmente quando as outras pessoas percebem que você carrega toda a responsabilidade.

Dê confiança a aqueles que estão ao seu redor e delegue a eles parte das responsabilidades. Diga o que você quer e o que você espera deles, mas dê a liberdade para que eles façam o que bem entenderem, porque assim você irá deixá-los mais confortáveis. Deixe de lado o perfeccionismo, seja flexível e celebre o trabalho realizado.

Feito é melhor que perfeito

Aplique as mesmas regras para você. Seja flexível e procure fazer as coisas dando o seu melhor, deixando de lado o perfeccionismo. Procure dar o seu melhor em todos os momentos, mas não insista em fazer uma coisa mais de uma vez apenas para fazê-la um pouco melhor, apenas fazer já é o suficiente. Espere pela próxima oportunidade para fazer melhor.

Se você pode usar atalhos, use-os. Demorar mais ou complicar a sua vida em uma ação não necessariamente melhora o desempenho ou os resultados da mesma. Identifique suas prioridades e dedique a maior parte do seu tempo a elas, procurando maneiras de fazer de forma simples todo o resto.

Viva o presente, pense no futuro

Você vive seu dia a dia hoje e tem que programá-lo para aproveitar ao máximo. Quando você colocar as mãos à obra, não se esqueça de que amanhã será outro dia e depois outro virá e depois outro. Planejar bem sua rotina diária, buscando o equilíbrio pessoal, é um hábito que compensa a curto, médio e longo prazo.

Folha-em-branco-na-parede-para-planejar-vida

Não se trata de desenhar um grande plano. Trata-se de planejar diariamente, pensando nos objetivos futuros e nas consequências psicológicas, emocionais e físicas de ir a 200%. Todas as decisões que você tomar hoje irão influenciar como você estará amanhã.

Desperte sua criança interior

Lembra de quando você era criança e tudo parecia divertido, quando você fazia as coisas por prazer? Nem tudo que fazemos tem de ser um mero instrumento para conseguir um reforço externo, como um título, um trabalho ou uma remuneração ou compensação econômica.

Não deixe passar tudo aquilo que simplesmente o diverte ou que faz você aproveitar o momento. Ainda que não melhore diretamente sua situação financeira ou de trabalho, irá provocar um clima positivo em você, que pode facilmente se espalhar para as outras facetas da sua vida.

Divertir-se, brincar ou explorar o ajudará a relaxar sua mente, a aliviar o peso diário que o sobrecarrega. Isso fará com que você retorne carregado de energia, com novas ideias e com a mente e o ânimo renovados.

Você não é uma máquina com um botão para se resetar a qualquer momento. Para “limpar sua cache interna”, você precisa tomar a decisão de dedicar algum tempo para si mesmo. Desperte sua criança interior, aquela que faz as coisas por pura diversão e que aproveita as coisas mais simples e autênticas.