5 exercícios de pilates para iniciantes

· maio 3, 2018

Em um mundo estressante e tão apressado como o que vivemos, a atividade física é algo fundamental. Ela nos ajuda a relaxar, é um meio de conhecer outras pessoas e gera adrenalina no nosso corpo. Os exercícios de pilates para iniciantes são muito recomendados para isso, porque conseguem trazer benefícios para o nosso corpo mesmo dentro da nossa própria casa e sem a necessidade de nada além de você mesmo e uma superfície plana!

Esse sistema nasceu no começo do século XX graças a Joseph Hubertus Pilates, um treinador alemão. Logo no começo, ele chamou seu método de Contrologia e o definiu como “a ciência e a arte de desenvolver a coordenação entre o corpo, a mente e o espírito através de movimentos naturais perante um controle rígido da consciência”. Para esse treinador, o uso da mente para controlar o corpo é algo fundamental.

Seus múltiplos benefícios só são comparáveis aos do yoga, ainda que o superem quando pensamos unicamente nos aspectos físicos. O pilates ajuda a coordenar de forma perfeita nossa respiração, promovendo assim o relaxamento de nosso corpo e nossa mente.

Se você nunca praticou, não se desespere. Os exercícios de pilates para iniciantes são muito simples e lhe permitirão entrar nesse mundo rapidamente. É só praticar alguns dias e você já se dará conta de que sente falta deles quando não os faz. Bem vindo a uma experiência incrível:

5 exercícios de pilates para iniciantes

A seguir, explicaremos quais são os exercícios mais recomendados para iniciantes.

A serra

É um exercício perfeito para fortalecer a área da cintura. Você deve se sentar no chão, ou em uma almofada se for mais confortável, com as pernas e os braços abertos. Uma vez nessa posição, inspire enquanto gira o tronco para tentar tocar com o braço direito no pé esquerdo, Repita o processo para a direção contrária.

Faça isso 4 ou 5 vezes e depois descanse. Procure deixar sua coluna reta, mas não a force demais. É melhor ter bastante atenção e cuidado para não se lesionar.

Alongamento

Roll up

O roll up é um dos exercícios de pilates para iniciantes mais simples. Você só tem que se sentar no tapetinho com as pernas esticadas e tentar tocar os tornozelos com as mãos. Deve manter a tensão durante 10 ou 15 segundos, e depois relaxar.

Da mesma forma que na posição anterior, não force demais. Se você notar que algo dói ou sentir alguma câimbra, respire fundo e tente de novo depois.

“A mudança acontece através do movimento, e o movimento é a cura”.
-Joseph Pilates-

A tesoura

Vire de barriga para cima e deite de forma reta. Estique as pernas o máximo que puder para cima, até que estejam em um ângulo de 90 graus com o seu corpo. Leve uma das pernas em sua direção e a abrace, repita depois o mesmo com a outra perna. Alterne ambas as extremidades e repita a posição 10 ou 15 vezes.

Dessa forma, estará tonificando as pernas e a coluna. Procure fazer esse exercício em uma superfície lisa para não ter problemas na lombar.

Aula de pilates no chão

Rolling back

O rolling back consiste em balançar de costas sobre o tapete abraçando as próprias pernas. Devemos balançar suavemente, como quando éramos pequenos e brincávamos de balançar. Esse exercício envolve a necessidade de controlar muito bem a respiração, inspirando e expirando quando for o momento certo.

Isto é, inspirar quando as costas tocam o chão, e expirar quando voltamos para a posição original. Podemos praticar esse exercício em vários lugares, e não só na academia. Na sua casa, no parques ou na praia, todos são bons lugares para fazê-lo!

Nadando

Esse é um dos exercícios de pilates para iniciantes focados no equilíbrio. Ao contrário dos anteriores, aqui devemos ficar de barriga para baixo, com os braços e as pernas estendidos. Devemos manter as pernas em um ângulo de 90 graus com nosso abdômen e nos equilibrar sobre os ossos do quadril.

Pilates na academia

A cabeça deve estar alinhada com o peito e as expirações devem ser feitas quando nosso corpo está erguido. Uma vez mais, temos que ter cuidado com nossa coluna e nossas articulações.

Um dos elementos mais importantes do pilates é a respiração. É basicamente ela o diferencial desse esporte quando o comparamos com outros mais ou menos parecidos. Sem a respiração, os exercícios não funcionariam e seriam simplesmente tipos de alongamento.

O pilates se baseia em 7 princípios fundamentais.

  • A precisão
  • A fluidez
  • O controle
  • A respiração
  • A centralização
  • O alinhamento
  • A concentração

Para alcançar bons resultados, devemos ter todos esses aspectos em mente. Se um falha, também falharão os demais. Por isso, é muito recomendável que você inicie a prática do pilates com algum professor, pois eles saberão exatamente como guiá-lo.

Uma vez que você consiga fazer os exercícios sozinho e já esteja por dentro desse mundo maravilhoso, não precisará mais de ajuda externa. O pilates não é só um exercício, é um modo de vida. Suas raízes ancestrais são a busca da nossa paz, saúde e serenidade.

Dê uma oportunidade para essa disciplina tão completa e bonita, ela só trará benefícios para você. Seja mais um no enorme grupo dos amantes do pilates!