5 frases espirituosas de Charles Bukowski

· janeiro 21, 2019
Nas frases de Charles Bukowski vemos um poeta que se lastimava pela falta de significado, de valores autênticos e de franqueza da sociedade contemporânea. As suas palavras eram um ato de rejeição e denúncia.

As frases de Charles Bukowski sempre geraram polêmica. Esse escritor e poeta alemão nacionalizado nos Estados Unidos sempre foi uma voz crítica e cáustica. O seu objetivo era denunciar as contradições da sociedade moderna, a sua hipocrisia e a sua falta de significado.

Bukowski é considerado um dos maiores representantes do realismo sujo. Esta corrente visa refletir o aspecto mais decadente da sociedade através das suas obras. Surge como uma resposta ao desencanto e à falta de significado que emergiu na cultura após os horrores da Segunda Guerra Mundial.

As frases de Charles Bukowski conjugam a denúncia com a poesia. Ele falava sem eufemismos do egoísmo humano, da crueldade social e da hipocrisia política. Ele não acreditava em ideais ou utopias. Pelo contrário, ele declarava abertamente o seu pessimismo e a sua falta de fé no futuro. Mesmo assim, o seu trabalho é tocante. Estas são algumas das afirmações que o tornaram famoso.

“Às vezes eu olho para as minhas mãos e percebo que poderia ter sido um grande pianista ou algo assim. Mas o que minhas mãos fizeram? Coçar minhas bolas, assinar cheques, amarrar os sapatos, lavar vasos sanitários, etc. Eu não aproveitei minhas mãos da forma correta. Nem a minha mente”.
– Charles Bukowski –

1. O intelectual e o artista

“Um intelectual é aquele que diz uma coisa simples de uma maneira complicada. Um artista é aquele que diz uma coisa complicada de maneira simples”.

É muito comum encontrar um toque de humor nas frases de Charles Bukoswski. Nesta, por exemplo, ele faz um jogo de palavras que resulta em uma mensagem cheia de graça e, ao mesmo tempo, do sarcasmo que o caracteriza.

É óbvio que, ao contrastar o intelectual com o artista, o que ele também consegue de alguma forma é confrontar a razão e a sensibilidade. Dá maior sabedoria e habilidade para esta última. É um contraste entre duas linguagens, uma das quais pretende comunicar.

Pintura com perfil feminino

2. Uma das frases de Charles Bukowski sobre a sociedade

“Formamos a nossa sociedade com a nossa falta de espírito; é como se a merecêssemos”.

Esta é outra daquelas frases de Charles Bukowski que é um verdadeiro reflexo do seu pensamento. Profundamente crítico da sociedade americana, Bukowski nunca deixou de apontar os seus vazios e seus fracassos. Nem as suas grandes contradições.

Nessa frase ele denuncia o paradoxo de que tal sociedade não era formada pela ação dos seus membros, mas pela falta de ação destes. Ele se inclui entre esses membros apáticos. Ao mesmo tempo, aponta que essa sociedade é igual ao vazio que a tornou possível.

3. As pessoas inteligentes

“O problema do mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos são aqueles que têm autoconfiança”.

Esta é uma das frases de Charles Bukowski que se tornou muito popular. Nela, ele enfatiza o fato de que a inteligência autêntica impede a certeza. Quem vê além das dúvidas aparentes também tem dúvidas sobre o real, o seu alcance e as suas implicações.

Por outro lado, aqueles que não pensam, não veem ou não querem ver, aceitam facilmente as pequenas verdades absolutas. São certezas que não questionam, nem colocam à prova. É isso que os torna “estúpidos” e, ao mesmo tempo, cheios de confiança.

Homem carregando Lua

4. Morrer para viver

“Você tem que morrer algumas vezes para poder viver de verdade”.

Esta frase destaca aquela veia poética e sensível do grande poeta Bukowski. É uma das poucas frases em que podemos vislumbrar nele um pouco de esperança. Embora comece com uma das suas frases polêmicas, também acrescenta uma conclusão otimista.

Nesta frase ele fala sobre a vida como algo que desafia a linearidade. Nascemos e morremos várias vezes. Para saber como realmente viver, você deve ter completado o ciclo várias vezes. Acabar com tudo o que compõe o nosso mundo para nascer para o novo. Depois, e graças a isso, você aprenderá a viver.

5. O que realmente importa

“O que importa é quão bem você caminha através do fogo”.

Esta é outra daquelas frases de Charles Bukowski em que ele deixa emergir seu lado didático e aquela ternura oculta que ocasionalmente aparece à luz. O fogo, neste caso, se refere ao sofrimento, ao que destrói ou ameaça a nossa integridade total.

Então, caminhar através do fogo tem a ver com essa capacidade de se mover através das forças destrutivas que ameaçam os seres humanos. Isso, na sua opinião, é o mais importante. Atravesse as trilhas de chamas sem se queimar.

Charles Bukowski nos deixou um trabalho polêmico e ousado que é, sem dúvida, representativo de uma sociedade em que se tornou difícil acreditar. As suas frases, os seus romances e seus poemas são o resultado de uma vocação genuína. Um grito dilacerado e, ao mesmo tempo, amoroso por um mundo diferente.

  • Bukowski, C. (2006). Escritos de un viejo indecente (Vol. 84). Anagrama.