Frases de Beethoven sobre a música e a vida - A Mente é Maravilhosa

5 frases de Beethoven sobre a música e a vida

Maio 15, 2018 em Curiosidades 0 Compartilhados
Frases de Beethoven sobre a música e a vida

Beethoven foi um dos compositores mais importantes da história da música. Os seus trabalhos continuam sendo estudados até hoje nas escolas e conservatórios como um exemplo claro do que era a música na época do romantismo. No entanto, embora conheçamos muitas das suas criações musicais, existem algumas frases de Beethoven que vale a pena conhecer e lembrar.

Muitas das suas frases unem música e vida, como se ambas fizessem parte do mesmo todo. Mergulhar nelas nos permite ver e sentir como Beethoven percebia a vida. Muitas dessas frases nos surpreenderão, outras nos incentivarão a refletir sobre como estamos experimentando a nossa existência, e muitas outras nos aproximarão do universo musical no qual Beethoven se tornou um gênio.

A virtude traz felicidade

“Ensine seus filhos a serem virtuosos; somente a virtude pode trazer felicidade, não o dinheiro”.
Compartilhar

Esta primeira frase de Beethoven nos permite refletir sobre a importância que damos ao dinheiro. Atualmente, continuamos dizendo aos nossos filhos que “essa carreira não tem futuro”, “como você vai ganhar a vida desenhando”. Isso não só reduz a motivação, mas também trava jovens que transpiram criatividade, inovação e genialidade.

Esta frase nos leva a considerar se ter um salário fixo e garantido por mês, caso você tenha um, traz felicidade. Se ter um emprego regular nos deixa felizes ou, pelo contrário, estaríamos mais satisfeitos construindo um caminho próprio. Não esconda a virtude sob o disfarce de crenças e medos que acreditamos que nos colocarão à prova.

Alcançar as estrelas

A paixão é a chave nas frases de Beethoven

“Tocar uma nota errada é insignificante. Tocar sem paixão é imperdoável “.
Compartilhar

Esta frase de Beethoven pode ser aplicada hoje para superar, de uma vez por todas, o grande medo que temos de cometer erros. Falhar, cometer erros, parece imperdoável. Basta pensar nisso e a vergonha nos invade e queremos nos esconder de todos.

No entanto, o que acontece com paixão? Não adianta tocar uma música perfeitamente se não houver paixão. A paixão supera qualquer tropeço e qualquer erro. É o que realmente dá sentido à vida, é o empurrão que nos faz seguir em frente. Portanto, para Beethoven, que amava a música, fazê-lo sem paixão era algo imperdoável.

Todos os obstáculos podem ser superados

“Talvez seja um consolo para os infelizes saber que alguém como eles, apesar de todos os obstáculos da natureza, fez tudo que estava ao seu alcance para ser aceito entre artistas e homens de valor”.
Compartilhar

Quantas vezes retrocedemos porque encontramos um obstáculo? Quantas vezes nos sentimos inferiores às outras pessoas? Às vezes acreditamos que nunca seremos capazes de nos tornar astronautas, modelos ou outros tipos de objetivos que as pessoas ao nosso redor percebem como irrealizáveis. Nós nos contagiamos com a falta de fé dos demais e nem fazemos uma tentativa real.

No entanto, nos esquecemos de que as pessoas que admiramos hoje já estiveram em nosso lugar ou em um lugar muito pior. Muitas delas tiveram que lutar muito para materializar os seus sonhos, mudando e agregando valor à sociedade. Para alcançarmos os nossos objetivos, temos que trabalhar duro; a inércia não nos ajuda a realizar tudo o que desejamos.

Superar os obstáculos

O gênio não encontra tudo pronto

“O gênio é composto por 2% de talento e 98% de perseverança”.
Compartilhar

Talvez pudéssemos relacionar essa frase de Beethoven com a reflexão que fizemos anteriormente. Uma pessoa com grande capacidade e talento não encontra tudo pronto. Por isso, poderíamos pensar que tudo virá como um presente (o que falamos na frase anterior). No entanto, não é bem assim.

Uma pessoa com grandes habilidades também precisa trabalhar duro porque o sucesso está na perseverança. O que acontece com os alunos que leem a matéria algumas horas antes da prova? Será que conseguirão uma boa nota? Muitas vezes os alunos não estudam, procrastinam e não fazem nada. O resultado é que eles acabam sendo reprovados, mesmo sendo muito inteligentes. Se você não se esforçar, não haverá resultados.

Os limites de acesso à arte

“Deveria haver um grande armazém de arte no mundo onde todo artista pudesse trazer as suas obras e todas as pessoas pudessem pegar o que necessitassem”.
Compartilhar

Nesta última frase de Beethoven, o compositor mostra o seu desejo de ajudar as pessoas sem receber nada em troca. Uma atitude altruísta ao oferecer o seu talento para aqueles que mais precisam. No entanto, o dinheiro, os interesses e o medo de que as pessoas que pegam o que precisam nos prejudiquem faz com que isso não aconteça. Nós nos tornamos egoístas. Nós nos limitamos em todos os sentidos.

Menina tocando instrumento

Todos nós conhecemos Beethoven por ele ser um gênio da música, mas poucos sabiam que ele havia nos deixado frases tão belas e cheias de sabedoria. Qual dessas frases de Beethoven chamou a sua atenção? Há alguma que você possa aplicar na sua vida? A verdade é que a música colocou notas em algumas das mais belas histórias da vida.

Recomendados para você